Staz escreveu: Não, calma ae, Deus é culpado sim de nossas ações aqui na terra.
Se somos a criação de Deus, se ele criou cada um de nós, ele criou automaticamente nossos defeitos e virtudes, defeito ou virtude não é algo que se aprende em casa, é algo que já veem consigo desde seu nascimento.
Deus está completamente ciente dos nossos erros, tanto que há uma passagem da bíblia sobre o dilúvio, ou seja, ele já sabia que somos uma criação falha e tentou nos eliminar para recomeçar.
É o mesmo que eu criar uma máquina, porém no futuro essa máquina começa a destruir a humanidade. Quem é o maior culpado a máquina ou Eu?
Tudo bem que a máquina terá uma parcela de culpa, pois é ela que está agindo, porém eu estou mais errado ainda, pois fui eu que a programei, ela somente está fazendo aquilo que ela foi criada pra fazer.
Concordo em partes. Uma pessoa doente pode voltar a se curar por vontade própria, um idiota pode ser inteligente, uma pessoa feliz pode mudar... Acredito (ACREDITO que seja) que está formação com defeitos foi justamente para sabermos aproveitar está suposta existência, o conflito interno de "Bem " e "Mal" dentro de nós, acredito, é o que forma a diferença entre todos nós.
A passagem da bíblia é como eu falei, tomar o "Ser Superior" como unicamente derivado da religião católica. Eu tento falar o meu ponto de vista aqui, de um deus (tento, porque os paradigmas impetuosamente dominam a todos nos, mesmo que inconscientemente) isento de religião e im como, uma "criatura superior"... Ou seja lá o que for, se existir.
Sobre a máquina, a parcela de culpa seria sua, mas você não teria a intenção de que a máquina se desvirtuasse a esse ponto. Por isso tento acreditar em livre arbítrio, é nossa capacidade de definir nossa vida.
O Problema é que não tem como, "atualizar" a padrões de nossa sociedade a bíblia, porque justamente se atualizassemos fariamos o que a igreja não quer, que é provar que a bíblia é uma mentira.
Não que o livro seja uma mentira completa, porém apagar a parte da homofobia, dos sacrificios, da crueldade, justamente diria o que Deus ou Jesus fazia era errado ou que realmente não aconteceu nada daquilo, o que deixaria o povo em dúvida.
Sinceramente, eu mesmo sendo um ateu (duvidoso), já que não sei no que acreditar, li "quase" toda a bíblia (Porque realmente tem partes que são muito chatas), tem gente que se diz crente a Deus, que acredita completamente nele, mas não leu nem a metade da bíblia.
É o mesmo que você querer saber sobre um personagem de um Livro, mas não ler o livro UHSUASUHUHASUSAUHSHUAHUSA
Você não sabe o que aquele personagem fez, sua origem, sua personalidade, suas atitudes, não vai saber de nada. Você sabe que existe aquele personagem, mas não sabe quase nada sobre ele.
A igreja quer um mundo puro, mas nem mesmo ela é capaz de exalar pureza.
Mas crucificar a igreja (ou todas as religiões) em um todo é sensacionalismo, na minha opinião. Sim, elas cometeram e cometem erros hediondos, porem, existem pessoas que mudaram para o "bem" depois da igreja, mesmo que cegamente talvez, mas a religião pode, talvez, ser uma espécie de, porto seguro, de transformação para alguns. Não me contradizendo, mas se uma pessoa muda para melhor, mesmo usando um artifício vazio, esta pessoa mudou, então, religiões não são INTEIRAMENTE uma mentira. Eu acho claro...
E não tem como falar que tudo na bíblia não foi Deus que escreveu, porque vocês só passaram a acreditar na existência de Deus, porque tá escrito na bíblia, que foi escrita pelos homens.
Se não estivesse o nome de Deus na bíblia, vocês não acreditariam nele, poderiam acreditar em outro ser.
Desculpem o sacrilégio nesta frase, mas se na bíblia estivesse escrito que o Satanás é um ser do bem, todo mundo ia acreditar que ele é realmente do bem.
Entenderam aonde quero chegar?
Todo mundo sabe que Deus existe, porque na bíblia diz que ele existe, e vocês consideram que a bíblia foi escrita pelo homem, então Deus foi escrito também pelo homem.
Agora é saber como a bíblia foi escrita, porque eu sinceramente, não vejo meios dela ter sido escrita com o decorrer dos tempos, uma pessoa simplesmente pegou vários contos e histórias contatas pelos ancestrais e transcreveu para um pergaminho, que se tornaria futuramente a bíblia.
Sobre a morte, eu penso o seguinte: Não sabemos o que acontece após morrermos, então o ser humano (Esperto como sempre), justamente criou dois "universos opostos", que seria o paraíso e o inferno.
Mas pra que criar o paraíso e o inferno? Justamente para fazer com que as pessoas passem a temer o seu futuro destino, porque todo mundo quer ir pra um lugar bom, ninguém quer passar toda a eternidade sofrendo e sendo torturado. Então criaram o conceito de paraíso e inferno, justamente para minimizar os atos brutais e crueis da humanidade, dizendo que as ações dos seres humanos refletirão no seu futuro destino pós morte.
Isso que eu falei de paradigmas já criados. Influencias de família, das pessoas a nossa volta.Podemos mudar, mas não totalmente. Isso é impossível.
Logo este ponto de vista inclui a Bíblia, a qual a nossa maioria é taxada a acreditar. Deus (este) foi criado por nós, mas quem disse que ele já não existia e, tudo é ele? São incógnitas.
A morte desta forma foi criada pelo sentido, Bom e mau, inferno céu, e aqui seria uma espécie de treinamento. Bem, podemos ir para outros mundos, outros universos, não acontecer mais nada, etc... Mas uma coisa é certa, a morte é o fim em nossa identidade física, se existir identidade espiritual...
Acredito em duas coisas após a morte: Acabar e Renascimento.
Acabar e Renascimento, andariam juntos...
Digo acabar, porque tudo que você viveu, acabou, você simplesmente esquece de tudo. Então você renasce, porém é como se não fosse você, é como se fosse outra pessoa.
Eu acredito que faz o completo sentido, o fato de no mesmo minuto em que morremos, nasce um outro ser.
Bem, é essa minha opinião sobre o tema. Sou realmente um Ateu duvidoso, pois eu acredito e não acredito, há coisas que fazem o Maior sentido do mundo, e outras que não fazem sentido algum.
Já eu não sou muito em acreditar em uma volta para aqui mesmo, em uma reciclagem na terra. Acredito em um novo começo, mas em algum outro lugar. É melhor ACREDITAR nisso do que pensar em um trágico fim. Isso é o que forma tudo, o medo aumentaria se a pessoa soubesse do fim, a barreira final, logo tenta aspirar expectativas, só assim a vida pode ser aproveitada sem saber que, a cada dia, nos arrastamos para a sepultura...