Brincadeiras a parte, pra pessoa chegar e falar que o Naruto ralou muito e que o Sasuke ganhou os olhos do Itachi, e somente isso o tornou forte, deve ter ou muito ódio do personagem ou muita falta de bom senso.
Sasuke
sempre treinou e lutou pra ter o que tem, ele já era muito habilidoso e elogiado por seu desempenho em taijutsu e ninjutsu antes mesmo do Naruto sequer pensar em treinar. Ele desde criança já vivia praticando técnicas, não dominou Katon com 7 anos a toa e muito menos se tornou bom no uso de armas da noite pro dia, afinal ele admirava muito e queria ser igual ao Itachi. Após o massacre do clã Uchiha, ele colocou como meta principal matar seu irmão para vingar seu clã, e treinou
muito mais.
Naquele primeiro encontro do Uchiha com o Orochimaru ficou claro que mesmo sendo gennin já possuía um nível bem elevado, Naruto como sempre vivia da imprevisibilidade e persistência. Sasuke aprendeu rapidamente o Chidori (assim como Naruto aprendeu o Rasengan), e em 1 mês de
treino com o Kakashi conseguiu reproduzir uma velocidade igual ao do Lee sem pesos, velocidade esta que ele levou anos para adquirir.
Depois de dar crise de inveja ao ver o progresso do Naruto na luta contra o Gaara, foi se juntar ao Orochimaru e treinou aquele tempo todo, tanto que quando voltou no início de Shippuden ele literalmente brincou com Yamato, Sakura, Naruto e Sai, e mesmo que o sensei substituto tenha "pegado leve" não haveria muito que ele pudesse fazer ali, afinal Sasuke também não levou aquilo a sério. Foram 3 anos de treino, evoluções do Chidori que nem o Kakashi tinha na época (não sei se tinha Raiden ou Raiju Hashiri e não mostrou) além do taijutsu muito melhor complementado pelo ótimo kenjutsu.
E o que falar do Kirin? Acho que ignoram que esse jutsu é tipo, apenas controlar o
trovão. Só isso. Qualquer um aprende isso, jutsu básico.
Após a luta tão esperada - e planejada por seu irmão - ele finalmente descobriu a verdade e sofreu mais ainda, e aí despertou o Mangekyou Sharingan. Peço atenção aqui pois o Sharingan reage a emoções, é algo da natureza do doujutsu, a dor que ele sentiu ao ouvir Obito contando-lhe toda a trajetória do Itachi foi tão intensa que elevou seus olhos a outro nível. Isso não foi um presente, foi um evolução natural.
Naruto sempre despertava os poderes da Kyuubi quando suas emoções estavam fora de controle, salvo exceções. E eu não vou discutir aqui quem sofreu mais, porque pra quem lê o mangá que eu leio sabe que ambos sofreram de forma diferente, mas em níveis iguais. Um é órfão e sofreu rejeição da vila inteira e o outro viu sua família ser morta pelo seu irmão pra depois descobrir que nem culpa dele era, boa sorte pra quem quiser debater isso.
Naruto não pediu a Kurama. Sasuke já nasceu com com o DNA contendo informações sobre o Sharingan, afinal é um Uchiha, e ele não pediu o Juuin.
Sasuke tem um DNA privilegiado em relação aos olhos e
Naruto tem ótima stamina e chakra também graças à herança genética. Sempre que vejo alguém dizendo que "Sasuke é o que é por causa dos olhos" (o que já é um argumento meio que sem nexo, afinal cada ninja é o que é por alguma coisa e o doujutsu em si não torna ninguém excelente) me pergunto se esquecem de qual clã o Naruto é descendente e das vantagens que essa linhagem possui, sendo a principal delas a que permitiu ele ser jinchuuriki.
Os olhos do Itachi não deram os poderes do Sasuke, complementaram. Ele já tinha Amaterasu, Susano'o e Tsukuyomi, e por imprudência no uso exagerado dos jutsus teve sua vista danificada rapidamente e precisou do transplante, algo que mais cedo ou mais tarde iria acontecer. Ele se tornou sim mais "relaxado" após despertar o MS, mas isso não o torna burro ou menos habilidoso.
Quer ser hater, que seja, mas tenha a honra de argumentar com o mínimo de coerência.