Acho que vc está errado,Hizashi era do clã secundário como ele teria Kushou,Kaiten e 64 golpes?
Neji é um gênio!
Mas eu não citei Kaiten e nem 64 palmas, eu disse Kushou e Hakke Kuhekishou, na Guerra depois de receber o chakra da Kyuubi, varios Hyuugas da casa secundaria usaram o hakke kuhekishou, as duas unicas tecnicas que sabemos que são exclusivas da casa principal, são Kaiten e 64 palmas e isso provavelmente Hizashi não sabia utilizar.
Bem,agora vamos ao controle de chakra....
Eu sempre dizia que selos = controle de chakra
Tipo faz selos para moldar chakra,certo?
Quanto melhor nos selos,melhor terá um controle de chakra,né?
No Databook fala que selos é a velocidade de realizar selos,estou em dúvidas.
Mas,Kankuro tem selos 40 e um ótimo controle de chakra!
Lembra do Filler do Sanbi?
Shizune selos 45-50 (?)
Sakura 40
Hinata 30
Ino 25 (custou)
Tenten 20 nem foi aceita.
Então,Neji = Hinata em controle de chakra.
30=30
*Geralmente resistência/estamina = chakra,já que no Databook fala que o chakra é criado a partir da estamina e tal.
Bem eu não sei se Selo defini quantidade de chakra isso porque, Hiashi 5 em selos > Hizashi 4,5 em selos, então como Hizashi>Hiashi?
E no exemplo que você citou, Shizune>Sakura em selos, Sakura>Shizune em controle de chakra, isso porque segundo Shizune, nem mesmo ela conseguiu dominar o selo Byakugou, ja que ela não tem um controle de chakra nivel Sakura, e só para lembra, Sakura estava guardando esse chakra des de genin, logo o controle de chakra dela sempre foi maior que o da Shizune.
Não faço ideia como controle de chakra e visto pelo Kishimoto, mas não acho que seja por selos, como eu ja dei o exemplo acima.
Fora que no Arco do Sanbi, Hinata manteve controle de chakra no mesmo Nivel de Shizune e Sakura, ou seja, Hinata 3 em selos = Sakura 4 em selos = Shizune 4,5 em selos, Ino era menos equilibrada nesse sentido.
O Anime sempre deu foco que o controle de chakra da Hinata esteve a par com o de Shizune e Sakura, por outro lado Ino sempre foi referida como sendo menos habilidosa.
Mais voltando a questão Hyuuga, só se Kishi quiser revelar isso no DB 4.