Eu digo o seguinte: Ser HUMANO é renunciar os próprios instintos para CONVIVERMOS uns com os outros.
Não é preciso de Deus nenhum para atingirmos este nível de consciência, apesar de o MEDO inspirado pela figura de um ser divino que "agrada ou destrói" aqueles que fazem o que qualquer humano no mínimo crítico e inteligente faria, ajuda bastante a REGULAR inconscientemente o nosso comportamento.
Somos muito ardilosos, principalmente nós, criaturas humanas deste século: GRITAMOS a liberdade do livre arbítrio aos 4 ventos, mas parecemos esquece-lo quando temos de tomar as decisões POR NÓS MESMOS.
Jogar a culpa na metafísica é muito fácil. Somos completamente PREGUIÇOSOS e essencialmente dependentes desse "Bolsa-Divindade" que muitos pregam por aí, o que é compreensível, entretanto.
Viver É desgastante, É doído, É complicado, complexo. PORÉM, estamos aqui, VIVOS.
Certa frase sabiamente diz assim: "não pedimos para nascer e tampouco escolhemos morrer; O que nos resta então, é aproveitar o meio tempo..."
Eu nao sei voces, mas eu AMO viver. Eu não dou um tiro na cabeça, nao me mato, simplesmente porque nao tem porquê.
Eu nao espero (e esperar nao significa nao achar que exista) por céus e infernos, até porque acho que a maioria MASSIVA dos religiosos tem uma compreensão muito pobre de suas escrituras. Estou bastante convicto de que AQUI é o grande "inferno" que transformamos em céu, quando alegramos e estamos felizes.
É simplesmente jogar no lixo nossa capacidade intelectiva, dizer que "eu me suicidaria caso nao acreditasse em deus". Uma coisa nao tem NADA a ver com outra.
Pessoas que acreditam e que nao acreditam tem MEDO de tirar a própria vida. As que fazem, estão SEMPRE num momento alterado de auto-consciência. Quem PENSA, nao se mata, AINDA que saiba que isso é inevitável. Não em condições normais, pelo menos.
Existe sofrimento? EXISTE! Existe dor? Pobreza? EXISTE!
E isto vai continuar existindo com ou sem nós no mundo.
A vida nao existe sem o proprio fim dela. É um CICLO, nao uma continuidade.
E nao me venham com a lenga lenga de que "ah, mas se nao houvesse nada no pós-vida eu me mataria porque nao faz sentido viver onde tantas pessoas sofram sem ter como mudar isso", porque religiosos ou nao, as pessoas estendem as maos para as outras quando estao TOCADAS umas pelas outras. A habilidade empática que temos NAO PRESSUPÕE RELIGIÃO OU RELIGIOSIDADE, basta ser suficientemente HUMANO.
Voce vê alguém com fome, e você compartilha da sua propria comida porque você se coloca no lugar do outro e o SOFRIMENTO DO OUTRO INCOMODA DEMAIS.
Como Sidarta Gautama (Buda, pros menos íntimos) dizia: "Nós escolhemos nosso próprio caminho, e o verdadeiro objetivo da vida é atravessar esta grande floresta do sofrimento e transcender às questões mundanas".
Só através da observação e da CRÍTICA (que juntos formam o sentido da palavra MEDITAÇÃO) é que conseguimos avaliar o REAL sentido das coisas na nossa vida.
Qual é o problema de sermos senhores de nós mesmos?
Este nao é afinal o sentido do livre-arbítrio, dado a nós por quem quer que tenha sido?
Se até nas escrituras antigas é dito que somos centelha daquEle que compõe o mundo, por que não podemos escolher como viver, o que achar, e COMO agir?
Não é heresia nenhuma compreendermos que somos o nosso próprio Deus. Isso não só nos garante autonomia de vida, no que se refere a sermos felizes quando e pelo quê quisermos, mas também paz interior para escolher de muitos caminhos, O MELHOR para vivermos BEM e em harmonia.
Se somos nosso próprio Deus, e temos semelhantes no mundo, é algo lógico entender que eles também são deuses deles mesmos, e que nos respeitando mutuamente, conseguimos conviver e evoluir de forma saudável e tranquila.
Dizer que "não há certo e errado" é tão correto quanto afirmar que viemos do barro. São metáforas, e elas não servem para DITAR FATOS, mas sim caracterizar POSSIBILIDADES num outro contexto, que não o nosso atual.
Não existe Verdade, Certo e Errado na GENERALIZAÇÃO. Eu nao posso dizer pra voce como deves viver sua vida, mas podemos COMBINAR JUNTOS como NAO vive-la, isto é, o que É PERMITIDO, ou nao, e até que ponto.
Somos sempre a referencia no tratamento com os OUTROS, uma vez que sempre seguimos o "não farei ao outro aquilo que não quero que façam comigo". E é desta forma que nós podemos afirmar com conviccao que matar e estuprar NAO É correto.
O que todo ser vivo entenderá mais tarde ou menos tarde, é que enquanto existir o OUTRO, e enquanto quisermos CONVIVER para JUNTOS tentarmos uma vida de paz e serenidade, devemos renunciar ao que queremos muitas vezes, em prol do bem comum. E isso só se consegue, nos colocando no lugar dos outros.
A vida em comunidade é sustentada por esta capacidade humana: Empatia.
Termino dizendo uma ultima coisinha: As leis mudam, ou seja, o certo e o errado, dia após dia.
NÓS seres Humanos é que botamos a cabeça para funcionar e DEFINIMOS o que é certo e errado. E tirando o mundo das parábolas e metáforas, nenhuma pedra ornamentada cai dos céus com a verdade sobre a vida, e suas "leis".
Então, lamento aos usuários da desculpa, mas argumento invalido.