Curti o tópico, @logos, e as respostas de quem não curte a personagem soam tão fracas e vazias, mas gosto é gosto, não se discute, se aceita. Mas só tem botão de curtir aqui, rsrs, bem que poderia ter um botão de não curtir frente a tanta resposta sem sentido.
Sabe quais são os defeitos da Hinata? Timidez, tristeza e auto-depreciação e falta de atuo-confiança, e isso ela vem abandonando desde o clássico graças ao exemplo do Naruto; esse é o desafio dela, como todos têm e a faz um personagem facilmente encontrado. De resto ela: sabe pegar bons exemplos, aprendeu a ser decidida, treinou talvez até mais do que as outras (mangá e anime comprovam), aprendeu a não hesitar em combate...
Fraqueza definitivamente não é um defeito dela: o que pode ser entendido como fraqueza, contra Hanabi, pode muito bem ser entendido como hesitação, afinal a garota sempre foi pacífica.
Ela pode não ter vocação para ser kunoichi, mas tem atributos de uma heroína justa: é pacífica, resolve conflitos com diálogo, é bondosa, é repudiada injustamente -não só pelos personagens do mangá em outrora, mas por pessoas reais, sem a menor convicção do que significa a palavra BONDADE, PAZ, etc, valores interessantes e reais, melhores que defeitos de caráter-, etc etc...
No que diz respeito a enquetes e aparência, ela é popular por: integridade; carisma; beleza.
No que diz respeito a feitos de sua personalidade, ela é popular por: ser a primeira personagem a gostar o protagonista sinceramente pelo que ele é, enquanto todos odiavam pelo perigo que ele representava, e isso antes do próprio Iruka.
Quanto a morte do Neji, cara, não tem nem o que falar sobre isso. Hinata viu seu primo morrer, viu o Naruto quase ceder pro lado do Obito, levantou TODA UMA ALIANÇA e ainda fez o Naruto despertar um poder maior de proteção e combate. Hinata sentiu-se bem ao pegar na mão do Naruto, isso foi grande prova do que ela sente por ele. Quem viu maldade nisso, sinceramente, tem a mente tão poluída que parece viver vendo duplo sentido em tudo. E como é vulgar e maldoso o duplo sentido. Mas não vou encharcar com isso, vai que é distúrbio psicológico e a pessoa não tem culpa de falar besteira.
E um tropeço com desmaio agora é motivo de piadinhas. Hinata caiu muito depois do respeitado Neji, que usou o byakugan tanto quanto e caiu no primeiro dia como sentinela enquanto ela conseguiu sustentar por mais tempo. Falam isso se esquecendo que a Sakura se esqueceu de respirar frente ao vilão, entre outros fatos compreensíveis e não julgáveis com essa malícia recalcada do pessoal que não curte a personagem.
Agora vamos lá: arquétipos.
Existem os anti-heróis: heróis que não são bem exemplos de pessoa; eles fazem a justiça, mas tem atitudes, digamos, contraditórias, como beber, bater, fazer piadas, fazer trejeitos, etc, o que faz deles personagens divertidos, engraçados, mas também criam reação adversa.
Já existem os heróis: íntegros, caridosos, humildes, simples e com defeitos de personalidade que seguem para a superação, tal qual timidez, hesitação, não aceitação de suas fraquezas, desejo intenso de melhorar-se.
Não preciso nem dizer em qual dessas características a Hinata está representada.
Enfim, como conclusão, a não aceitação da Hinata no mangá, anime, whatever, é uma inversão de valores. Mas não dá pra forçar, então gosta quem quer, afinal gosto é algo muito particular, agora motivos, bem, não existem motivos para odiar a Hinata.