Vou usar os jogadores citados pelo Itachi304 pra fazer uma análise:
Julio César;
David Luiz;
Thiago Silva;
Marcelo;
Maicon;
Oscar;
Neymar;
Hulk.
De 8 jogadores, 5 são defensores, sendo que um deles é reserva (Maicon). Os outros três formam o ataque da equipe.
A questão é que o Oscar não faz exatamente o papel de um meia armador, o popular "10" do time, o responsável pela transição defesa-ataque. O que ele mais faz é carregar a bola, pendendo sempre para um dos lados do campo.
Hulk joga como ponta por pura imposição tática do Felipão, para que os atacantes marquem a saída de bola adversária. Ele correu mais de 12km no último jogo, contra o Chile.
O Neymar não é tão sacrificado nesse quesito marcação, e ainda tem o Marcelo logo atrás (que também não tem na marcação seu ponto forte). O que acontece aqui? Avenida Marcelo.
Quase a mesma coisa acontece com o lado direito, do Daniel Alves, que leva sufoco na sua lateral em todos os jogos. Contra a Croácia deu até dó. O que ajuda um pouco aqui é que o Hulk (atacante) marca mais lá na frente, como mencionado acima, impedindo que o setor sobrecarregue.
O "miolo" da defesa, com David Luiz e Thiago Silva é espetacular. Ainda mais com a segurança que o Julio Cesar tem demonstrado quando exigido.
O que falta, então, à essa seleção? Meio campistas.
O antigo Ganso, lá dos idos de 2010, seria perfeito nesse time. Pena que não vejo alguém com essas características no elenco do Brasil. Esse meia poderia entrar na vaga do Oscar e se posicionar mais no meio, distribuindo o jogo. Não precisaria correr tanto, já que o Hulk oferece o primeiro combate aos defensores adversários. Bastaria a ele fazer a bola correr. O Hernanes dos tempos de São Paulo costumava fazer esse papel, mas como há tempos joga como volante no Lazio...
A solução da "Avenida Marcelo" seria feita colocando o Maicon na vaga do Daniel Alves. Já que ele tem seu ponto forte na marcação e já não dispõe de tanto fôlego para auxiliar o ataque frequentemente, poderia fazer o papel de terceiro zagueiro quando o Marcelo subisse pela esquerda, deslocando um dos dois da zaga para cobrir a tal "Avenida".
Um ponto bem fraco da seleção é o centroavante. Fred está muito abaixo da média, desse jeito vai rebaixar o Fluminense de novo :prassa:
Uma alternativa seria o Hulk, mas aí o poder de marcação é perdido no meio-ataque, pois ele ficaria muito distante do jogo em si. Uma opção seria atuar sem atacante fixo, fazendo o Neymar ~flutuar~ entre as posições no ataque, como Messi faz no Barcelona.
Colocaria algum meia mais útil que o horrível Paulinho também. Fernandinho, pela marcação; e Hernanes, pela ótima saída/transição que teria. De todos, sobrou ainda a vaga do Luis Gustavo, que é um volante de pura marcação, mas que desempenha papel importante.
No ataque, teria a vaga do Bernard, no lugar do Fred. Optaria por ele devido à velocidade do ataque, no geral. Aproveitando o fato do meio estar devidamente "povoado" com Hernanes, Luiz Gustavo e Fernandinho, o que ajudaria cobrir as subidas do Marcelo também.
Júlio Cesar;
Marcelo;
Thiago Silva,
David Luiz,
Maicon;
Luiz Gustavo,
Fernandinho,
Hernanes,
Bernard,
Hulk,
Neymar.