Então, meus amores. Quero deixar claro que não estou defendendo ninguém nem procurando qualquer confusão. Vim aqui para expressar a minha opinião e, muito provavelmente, será um texto longo e cansativo. Estarei abordando muitos detalhes que vão além do que simplesmente incluir o colega aí em cima nos ML ou não. Acho que é uma questão a ser debatida para o próprio bem do fórum, visto que o andamento deste depende de discussões assim. Afinal, está envolvendo algo que vai além do que uma intriga entre membros.
Está exibindo fragilidade na própria staff.
Então acho justo que haja uma argumentação pacífica e feita entre indivíduos de mentalidade adulta. É possível isso? Suponho que sim.
Tenho seis anos de fórum e trilhei um caminho aqui que sempre julguei ser respeitável. Cometi erros e acertos. Trouxe ideias ignorantes e outras, modéstia à parte, "revolucionárias". Lidei com pessoas incríveis, incluindo administradores que foram mil vezes melhores do que sonhei em ser algum dia; tive, porém, minhas discordâncias e estresses com certos membros. Mas nunca, eu repito, NUNCA houve qualquer desestabilização dentro da equipe. E acho que esse foi o elemento essencial para o fórum ainda estar de pé. E olha que isso aqui já passou por maus bocados. Eu não posso falar muito da condição atual da staff, pois resolvi aparecer esses dias, mas, com base no pouco que pude ver, notei que estão havendo muitas desavenças entre a própria moderação, o que é algo trágico, e vou bater nessa tecla mais vezes. Briguinhas pessoais entre administradores/moderadores/sub-moderadores irão resultar em desordem. A desordem leva ao caos e o caos à destruição (wow so hardcore). Parece ser meio extremo, mas o fórum está vivendo uma fase onde todo cuidado é pouco. Afinal, se aproxima a era pós-Naruto. Manter a desunião entre membros é pedir para dar treta.
Me intrometo nesses assuntos porque, mesmo não sendo mais o fórum que eu queria que fosse, sei que tem muita gente aqui que ainda ama esse lugar. Outros guardam coisas mais sentimentais, como eu. Então vê-lo indo ao fundo do poço não me parece uma opção viável. Então vamos por partes.
Se eu bem me lembro, o Uman chegou a fazer parte da equipe quando eu ainda era administrador daqui. O Garcia também era mod ou adm, não me recordo muito bem, e o Uman iniciou como Sub-mod. Posso estar enganado, mas lembro de ambos na equipe. O que me lembro também é de que, na época, ambos foram de grande utilidade e imagino que, por essas razões, tenham sido convocados para fazer parte da moderação/administração. Lembro também que, em certo momento, o Garcia, discordando do meu posicionamento sobre questões essenciais do fórum, foi o primeiro a expressar o que ele opinava e que ia contra o que eu acreditava. Só então pessoas tiveram a coragem de dizer o que achavam de verdade. Por isso é possível ver que Yan sempre teve essa personalidade de jogar na cara o que ele acha, e isso é algo que pode ser, até certo ponto, essencial. Pois é esse tipo de atitude que acaba apontando determinadas falhas. Lembro de na época ter ficado meio chateado, mas me acordou para uma realidade que eu não queria aceitar:
o fórum não seria o mesmo do passado. Até porque o tempo passa, as pessoas saem e outras entram; são gerações e gerações, cada uma com sua devida influência e importância.
O que eu quero dizer nesse mimimi todo é que certas coisas devem ser aceitas, em minha humilde opinião. Obviamente há limites, e passar deles deve acarretar em consequências. Punições, para ser mais específico. Afinal, é necessário manter a ordem. O problema é quando a decisão final é tomada sem o consentimento de outros. O problema nisso é que, num ambiente onde todos foram sempre tratados como iguais, quando um indivíduo resolve exercer pleno poder sobre outro sem pedir a opinião de terceiros, pode trazer a sensação de "monopolização". É o que ocorreu na situação entre Lobão e Garcia, ao meu ver. Foi mais uma questão pessoal do que algo concordado entre toda a equipe. Veja bem, Lobão, não estou criticando todo o seu trabalho. Se esse fórum ainda está de pé, você CERTAMENTE teve contribuição nisso e seus feitos nunca serão esquecidos. Mas acho que, ao menos nisso, o poder de administrador geral subiu à sua cabeça. Entretanto, não estou querendo aliviar as coisas para o Garcia. Se ele errou, acho que deve haver sim algum tipo de consequência, embora eu acredite que tirá-lo da administração seja algo meio extremo e, também, dos ML. Talvez rebaixá-lo para uma posição de moderador ou sub-mod fosse até adequado, mas nunca retirar alguém que já foi importante para esse lugar. Todos erram. Os que ainda não erraram vão errar um dia, mas sair punindo qualquer um que cometer uma ou duas infrações... Não sei se é o método mais correto. Bem, eu não queria entrar muito nesse aspecto, porque não sei bem quais foram todos os problemas causados pelo Yan. Mas ainda acredito que seria muito mais sensato se houvesse uma discussão entre todos os membros da equipe.
Outro detalhe que venho reparando que demonstra certa desorganização é o hábito de apagar posts de reclamações/dúvidas sem motivo. Isso é muito errado e só reforça a ideia de que está havendo algum tipo de "ditadura". Todas as questões devem ser explicadas com fundamentos por parte de TODA a equipe, e não demonstrando apenas a visão pessoal dos envolvidos. Acho justo a participação de outros membros também, visto que eles são, possivelmente, os mais abalados com isso. Além de serem aqueles que mais podem ser beneficiados ou prejudicados com as ações da staff. Então acho justo que opinem, como alguns já fizeram aqui. É o necessário para que possa haver certa harmonia, eu acredito.
Lobão escreveu: O Sr. foi expulso da staff, não por fazer "críticas" a EQUIPE, e sim por hostilizar seus companheiros lá dentro. Em situações passadas, você humilhou moderadores, expulsou eles por vontade própria, dentre outras esculhembações com pessoas que trabalham pelo fórum. Dessa vez, você efetuou 3 ou 4 suspensões no fórum SEM REGISTRAR, algo que causou uma confusão interna, sobrando até mesmo para os gamers.
Quando a equipe criticou quem havia feito isso, o Sr. fez um grande post, dizendo que o fórum estava caindo e a culpa era da gente passando a mão na cabeça dos membros, ameaçou sair da equipe, e foi extremamente grosso e hostil com todos lá, falando como se todos fizessem menos que você, e não ao contrário. O significado de Staff, é equipe. Não é um "grupo", é uma equipe. Sempre lembrando que a crítica era sobre o não registro e não sobre as punições. Aquilo foi feito de forma totalmente desastrada e despreparada.
Se isso for verdade, e gostaria que outros membros da staff expressassem suas próprias opiniões acerca do assunto para comprovar a veracidade do comentário, concordo que devesse haver certa punição sim. Mas me pergunto se sair retirando alguém da staff numa segunda advertência é o ideal. Afinal, até onde eu me lembro, na minha época, cada um costumava ter três chances. Ele foi advertido uma vez e na segunda foi expulso. Acho que deu pra entender meu ponto. Concordo que também deve haver punição, mas diria que não algo tão extremo.
Lobão escreveu: Se a gente for contar todas as suas faltas ultimamente, nessa "louca" que você deu, você perde no mínimo 210 pontos. 30 por ações prejudiciais, 90 por ações visando derrubar o fórum, e 90 por cada print da staff (Sub-Mod's fazem parte da staff) que você colocou no chatbox.
Há alguma espécie de "relatório" que possa ser feito e exibido aos membros? Imagens que comprovem cada uma dessas atitudes. Até porque, às vezes, pode ser algo bem relativo. "Briguinhas" por opiniões divergentes sempre irão ocorrer. Mas se for tão grave quanto parece, aí a situação é séria mesmo. Por isso queria ver algo mais "concreto".
mencou escreveu: Lobão, disse tudo, esse garcia quer ser um ADM bom, mas já chingou os membros novos de lixo no chatbox, e eu me ofendi bastante pelo fato de eu ainda ser novo no forum.
Enfim, acho que muito Sub-Mod ou Mod (Iriw, Orochi, DaviFerreira e outros que respeito bastante no fórum) merecia mais o cargo de membro lendário e ADM do que o garcia.
enfim punimento justo é punimento justo, como o lobão disse É muito fácil fazer um monte de besteira, e na hora que é punido, vir "chorando" dizendo que é porque criticou a staff
Enfim, aprenda com os erros e seja feliz.
Isso é meio relativo. Como eu não tenho total conhecimento dos fatos, não quero me posicionar a favor de ninguém. Mas sempre rolaram certas brincadeiras no chat e muitas das "ofensas" não devem ser levadas a sério. Embora eu até participasse dessas zoeiras vez ou outra, nunca fui totalmente a favor desse tipo de comportamento, até porque sempre vai ter um que não compreenderá que pode se tratar de uma brincadeira. Não sei se ele realmente falou para ofender, mas tem muita coisa que acontece no chat e que não pode ser levado a sério. Daí depende muito da situação.
Essas "brincadeiras" ainda vão causar muita confusão.
White Beard escreveu: A Staff sempre foi panela , eu mesmo indiquei ótimos membros para a Staff porque tinham afinidade com eles , como a Patricia (Uchiha Psy) a quem conheci pessoalmente e por isso ela foi uma ADM horrivel? (Galera que defende ela e me acusa) Eu indiquei amigos que se propunham a ajudar o forum como LéoMessi (um exemplo mais recente) ou o Sasuro (Luan) , dizer que é de hoje que existe uma panela é uma hipocrisia sem tamanho
FATO. E isso certamente vai continuar desse jeito e ainda vai causar mais problemas. Mas é inevitável. Afinal, sempre vai ter um mod ou adm apegado a uma pessoa mais do que outra. É importante ser imparcial, mas também é bem difícil. É tarefa para poucos.
White Beard escreveu: Mas para finalizar , este é um forum feito por pessoas para outras pessoas , sempre existirão embates de ego e poder , porém existem aqueles que colocam isso de lado e outros que não , temos que pensar muito antes de sair dizendo o que li aqui de ambos lados , pois cada membro aqui foi fundamental a sua maneira
Mas isso não pode acontecer. Como foi comentado no chat esses dias, ser da staff virou meta por questão de status e poder. Isso é muito errado. Acho que dar uma melhor avaliada na staff pode até ser uma possibilidade de fazer as coisas andarem.
Garcia escreveu: Por isso, pode ir descontando esses pontos que você está tentando me tirar, claramente o seu único argumento para minha saída... o máximo que fiz foi conversar com os membros antigos sobre a situação do fórum, então todos devem perder pontos também. Ou mesmo o Dave, que concordou totalmente comigo, que suas atitudes foram erradas, deve ser retirado dos Lendários tbm, o que acha?
Quero deixar claro que sou contra essa coisa de adm geral. Todos devem ser tratados como iguais, mas, obviamente, existem aqueles com poder para maneirar as coisas. A questão é saber como cada um irá lidar com isso. O problema é que quando um tem o poder total, isso pode influenciar nas decisões dele. Não sei se é o que está acontecendo, mas queria que as pessoas olhassem mais para as suas atitudes antes de sair criticando a dos outros. Tá tendo muita hipocrisia. Muita gente esquece que também já errou. Eu tive problemas no passado com membros que causaram perturbação (sdds Moises Freire) e minhas atitudes, na época, foram muito agressivas e lembro de ter exercido parte do meu poder de administrador para resolver a situação. Muita gente, tanto da staff quanto dos membros comuns, chegaram a concordar com meu posicionamento na época, mas hoje vejo que eu fui muito rude e tomei atitudes um tanto infantis. E olha que sou um cara um tanto respeitado aqui. Ou seja, todos erram. E acho que todos, além de serem julgados, devem olhar para o próprio umbigo.
Depois desse blá blá blá todo, aqui vai o que eu acho sobre o Garcia. Acredito que deve haver participação de TODOS os membros, incluindo aqueles que não são da staff, apresentando qualquer tipo de acusação ou defesa, mas de maneira
CLARA E ORDENADA. Com base nisso, todos os membros da Staff deveriam chegar a um consenso do que fazer. Nem que seja ao menos incluí-lo mais uma vez no ML. Porque, pelo o que eu vi, após a expulsão do Garcia TODOS ficaram quietos e não falaram nada sobre. Foi uma decisão tomada por um indivíduo e o resto não manifestou nenhum posicionamento até a criação desse tópico. E muitos ainda tem medo de expôr suas opiniões. Acho que tem algo errado aí.
Outra questão é sobre a staff em si. Percebi que tem muitos membros de lá que possuem desavenças com outros integrantes do fórum, seja da própria equipe ou não. E isso é problema bem maior do que ficar apegado a alguém. Um administrador/moderador/sub-moderador precisa aprender a controlar seus ímpetos, ou então vai rolar discórdia. É difícil e nem sempre poderá ser feito isso o tempo todo, mas ao menos se esforcem pra esse tipo de coisa. Não pode rolar essas brigas dentro da equipe. A staff é a base da organização do fórum. Se houver alguma rachadura que comprometa a base de toda uma estrutura, já era. E é muito mais fácil tentar consertar essa rachadura do que trocar a construção toda. E para consertá-la, TODOS precisam colaborar. TODOS precisam fazer sua parte. E não ficar um sentado olhando e criticando o outro, dizendo que ele não faz nada ou que é um inútil. Na minha humilde opinião, o fórum está caindo. Muitas ideias boas estão no ar, mas ainda assim há uma desordem interna. E não tem ideia criativa ou evento legal que sustente isso. Cabe a cada um olhar para o que está fazendo de errado e decidir mudar tal comportamento. #metáforasFTW
Para o Lobão... Acredito que o que o Angel disse acima resuma a minha opinião.
Angel Of Death #43 escreveu: Sem enrolações, já não é a primeira vez que esse tipo de problema acontece: uma cambada vaza da Staff por dizer que o Lobão fez x, y e z, ou são tirados do grupo e ficam indignados. Se tudo isso aconteceu como dizem, não posso falar com certeza, mas acho que podemos tirar uma boa lição de toda essa zona.
Se isso for verdade, é uma coisa meio preocupante. Talvez haja, de fato, algum problema acontecendo e que você não quer enxergar. "/
Angel Of Death #43 escreveu: Lobão, você gosta bastante do fórum, certo? Quer o melhor ambiente possível por aqui, tenho certeza. Sendo assim, escute o Angel aqui com muito carinho: esse seu cargo de Administrador Geral é um problema para você e para os outros. É uma função vitalícia, absoluta e desnecessária, que faz com que exista a POSSIBILIDADE de você fazer o que bem entender. Percebe? Ninguém no fórum pode questionar as suas decisões com segurança, considerando que, na teoria, o seu cargo está acima de tudo e é central. Se for do seu desejo, você pode muito bem tirar todos da Staff sem nem pensar muito e criar uma com outros membros, já que ninguém está acima do seu cargo. Sei que você vai dizer que nunca faria algo assim, mas o problema é que você pode.
Isso é outro fato. Veja bem, não quero desmerecer todo o seu trabalho. Você, sem dúvidas, é muito importante para esse fórum. Fez algo que poucos conseguiriam. isso é admirável. Você manteve isso aqui ativo e de pé por muito tempo. Fez um grande esforço. Eu respeito DEMAIS isso. Continue nesse caminho porque você, sem dúvida, é um ótimo administrador. Porém, isso que o amigo disse é um FATO.
Eu não gostaria de ser adm geral por essas razões apontadas. Porque sei que isso iria influenciar minhas escolhas.
Lutra Angel foi administrador geral desse lugar por um tempo. O cara SÓ FAZIA MERDA. Ele achava que era o maioral daqui e tratava muitos como lixo. Poucas eram as pessoas que realmente gostavam dele. Ele acreditava ser elite e o restante era tudo imprestável. Era uma coisa triste. E por que ele era assim? Bem, a personalidade dele já era um tanto desprezível, se me permite opinar, mas o poder dado a ele piorou isso muito mais. Algumas pessoas suspeitam (eu entre elas) que ele pode até ter tentado algo para retirar o poder de todos, menos o dele próprio. Na época ele inventou uma desculpa de que foi um hacker, daí depois colocou todos nas suas devidas posições de novo. Se é isso ou não, eu não posso afirmar, mas considerando o perfil dele, isso era muito provável. Por que eu conto isso? Bem... Poder.
O próprio Naruto-Kun, se bem me lembro, ficou ausente desse fórum por ter tido problemas com um amigo dele na época. E, até onde eu sei, tinha tudo relação com essa questão de poder. Então veja bem... Não é algo que pode acontecer só com você. É algo que pode acontecer com qualquer um. Acho que você deveria dar uma olhada e ver se não há nada de errado no que você está fazendo.
Não duvido da sua capacidade de ser um bom administrador. Isso você já provou. Mas pode ser, talvez, que você esteja passando um pouco dos limites.
Ou pode ser que eu esteja errado. Mas gostaria que todos os membros da equipe opinassem sopre isso para que eu pudesse me certificar. Não me leve a mal, ok? Acredito em você e no seu trabalho. Tenho muita fé em tu e que pode fazer o melhor por esse fórum nessa atual geração.
PS: vou voltar a ser adm pra botar ordem nessa poarr.
-nnn
Dave