Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Dúvidas Frequentes.

+46
*vert
Jhessy
Sage
Kyuko
M. Shadows
Mirko R.
Maito
Augutus Watters
Stuart
Zero
Sasuke
Drako extreme
Marcelo-kun
CJunior
Jugram Haschwalth
Flat
Schiffer
Ben Ikneg
Luan
Meliodas, o Pecado da Ira
Vini
Sket
Nakama Flower
Wick
pluuuuffff
Phenomenon
Math
Espadão
Hiromi
Nakiri
Counter Spectre
Shamanking
Lucas Lins
Dante
Will SSJ
Angel Of Death
Senju Felipe
Gabriel Guimarães
Heisenberg
Noblow
Nietzsche
Uman
Arthurdos666caminhos
Roronoa
IceWings
Saeker
50 participantes

descriptionDúvidas Frequentes. - Página 29 EmptyRe: Dúvidas Frequentes.

more_horiz
Hanauta escreveu:
Uman, quem tem Chojuu Giga vai poder voar? Se sim, qual será o valor da velocidade do voo?

Pintando Pássaros para voar, pode sim.

Vou colocar a mesma velocidade das temporadas passadas: 40 pontos.

Adicionei uma habilidade e mais 3 técnicas rank S, conforme havia prometido: São as técnicas de Kaguya Otsutsuki.

Habilidade:
- Kekkei Mora -> Permite a escolha das técnicas da Ancestral Ninja, Kaguya Otsutsuki. Para escolher esta habilidade, o usuário deve ter os três Doujutsus Supremos (Sharingan, Rinnegan e Byakugan, implantes ou não) inseridos em seu corpo.
20 Pontos.

Técnicas disponiveis:
● Togebari (Cabelo Agulha do Coelho) -> Técnica Kekkei Mora que da a capacidade de endurecer o cabelo do usuário e atira-lo como grandes agulhas, numa ferocidade incrível.
5 Pontos (Fichas com a habilidade Kekkei Mora)

● Yosogami Hakugeki (Ataque de Vácuo dos Oitenta Deuses Sagrados) -> O usuário concentra o chakra por 5 segundos na palma da mão, liberando-os na forma de inumeras palmas gigantes de chakra, que causa uma onda de choque imensa após o impacto. Esta técnica tem o potencial para se tornar a habilidade ofensiva mais poderosa. Os punhos podem ser usados ofensivamente também.

● Tomogoroshi no Haikotsu (Ossos Assassinos das Cinzas) -> Uma técnica de "morte certa", o usuário endurece seus ossos e pode atira-los como projéteis de longo alcance das mãos. Se esta estrutura óssea atingir algum organismo vivo, os ossos começam a se deteriorar junto do alvo, reduzindo-os à nada mais que uma pilha de cinzas.
5 Pontos (Fichas com a habilidade Kekei Mora)

Lembrando que usuários podem escolher qualquer tipo de ficha e colocar implantes dos Doujutsus, ou podem escolher uma ficha específica (sharingan, byakugan ou rinnegan) e pegar os Doujutsus que faltam para ter todos os 3. Nesta situação, o usuário terá três olhos, um de cada Doujutsu.

Lembrando que em caso do usuário já tiver algum dos doujutsus em ambos os olhos, os outros dois DOujutsus implantados se fundirão no terceiro olho da testa.

more_horiz
É ilógico dizer que se um Pain cair em genjutsus visuais, todos os outros vão cair. :aliens:

O genjutsu visual funciona ao enviar chakra para o sistema nervoso do oponente através do olhar. Ou seja, você vai controlar o sistema nervoso daquele path que seu chakra foi injetado e não de todos os outros.

Seria o mesmo que dizer que ao colocar um Kage Bunshin em um genjutsu, o original cairia, por ter a mesma assinatura de chakra.

Prova disso é que o Gamarinshou, que é um gen sonoro, logo é bem mais abrangente, não atacou diretamente os 6 Paths, mas somente aqueles 3 que escutaram a melodia. Os outros 3 + o Nagato, apesar de ser o mesmo chakra, não tiveram interferência externa do chakra de Paw e Maw em seus corpos. Por isso não foram pegos...

E eu tenho uma leve dúvida... :deus: 

Acho que o Leandrim já até perguntou...

Sendo Pain controlado por receptores de chakra, eles estarão disponíveis na ofensiva para atacar e controlar o oponente ?

Eu nem estava gostando dessa ficha Pain, mas falaram tanto dela que vou até criar uma para ver. :fera:

more_horiz
Dálvio escreveu:
É ilógico dizer que se um Pain cair em genjutsus visuais, todos os outros vão cair. :aliens:

O genjutsu visual funciona ao enviar chakra para o sistema nervoso do oponente através do olhar. Ou seja, você vai controlar o sistema nervoso daquele path que seu chakra foi injetado e não de todos os outros.

Seria o mesmo que dizer que ao colocar um Kage Bunshin em um genjutsu, o original cairia, por ter a mesma assinatura de chakra.

Prova disso é que o Gamarinshou, que é um gen sonoro, logo é bem mais abrangente, não atacou diretamente os 6 Paths, mas somente aqueles 3 que escutaram a melodia. Os outros 3 + o Nagato, apesar de ser o mesmo chakra, não tiveram interferência externa do chakra de Paw e Maw em seus corpos. Por isso não foram pegos...

E eu tenho uma leve dúvida... :deus: 

Acho que o Leandrim já até perguntou...

Sendo Pain controlado por receptores de chakra, eles estarão disponíveis na ofensiva para atacar e controlar o oponente ?

Eu nem estava gostando dessa ficha Pain, mas falaram tanto dela que vou até criar uma para ver. :fera:

Concordo com tudo. É uma questão de pensar um pouquinho :doge:

E depende muito da argumentação e também do genjutsu. O Pluuuuffff (Leandritcho) destacou algo interessante: Eu concordo que para genjutsus fracos, é simples "cortar" o chakra enviado pra controlar aquele corpo, assim criando um disturbio e tirando-o da ilusão.

Porém, Nagato não fez isso com os 3 corpos pegos pelo Gamarinshou, que é um genjutsu que causa paralizia momentânea.

Então, esta questão fica na argumentação.

Olha Dálvio, eu não ia disponibilizar os receptores de chakra, mas é porque esqueci :doge:

Eu vou editar o tópico de abertura e colocar lá nos jutsus do Rinnegan.

O nome será Kokushin, e será a ultima técnica Rinnegan :planta:

Jájá eu posto aqui a descriçao dele :ana:

more_horiz
Uman escreveu:
Hanauta escreveu:
Uman, quem tem Chojuu Giga vai poder voar? Se sim, qual será o valor da velocidade do voo?

Pintando Pássaros para voar, pode sim.

Vou colocar a mesma velocidade das temporadas passadas: 40 pontos.

Adicionei uma habilidade e mais 3 técnicas rank S, conforme havia prometido: São as técnicas de Kaguya Otsutsuki.

Habilidade:
- Kekkei Mora -> Permite a escolha das técnicas da Ancestral Ninja, Kaguya Otsutsuki. Para escolher esta habilidade, o usuário deve ter os três Doujutsus Supremos (Sharingan, Rinnegan e Byakugan, implantes ou não) inseridos em seu corpo.
20 Pontos.

Técnicas disponiveis:
● Togebari (Cabelo Agulha do Coelho) -> Técnica Kekkei Mora que da a capacidade de endurecer o cabelo do usuário e atira-lo como grandes agulhas, numa ferocidade incrível.

● Yosogami Hakugeki (Ataque de Vácuo dos Oitenta Deuses Sagrados) -> O usuário concentra o chakra por 5 segundos na palma da mão, liberando-os na forma de inumeras palmas gigantes de chakra, que causa uma onda de choque imensa após o impacto. Esta técnica tem o potencial para se tornar a habilidade ofensiva mais poderosa. Os punhos podem ser usados ofensivamente também.

● Tomogoroshi no Haikotsu (Ossos Assassinos das Cinzas) -> Uma técnica de "morte certa", o usuário endurece seus ossos e pode atira-los como projéteis de longo alcance das mãos. Se esta estrutura óssea atingir algum organismo vivo, os ossos começam a se deteriorar junto do alvo, reduzindo-os à nada mais que uma pilha de cinzas.
5 Pontos (Fichas com a habilidade Kekei Mora)

Lembrando que usuários podem escolher qualquer tipo de ficha e colocar implantes dos Doujutsus, ou podem escolher uma ficha específica (sharingan, byakugan ou rinnegan) e pegar os Doujutsus que faltam para ter todos os 3. Nesta situação, o usuário terá três olhos, um de cada Doujutsu.

Lembrando que em caso do usuário já tiver algum dos doujutsus em ambos os olhos, os outros dois DOujutsus implantados se fundirão no terceiro olho da testa.

Vamos imaginar a ficha Six Paths, se eu ter no 1° Caminho o Mangekyo Sharingan, no 2° Caminho o Byakugan, eu poderia ter o kekkei Mora? Tecnicamente eu teria os 3 doujutsus, contudo, só o 1° caminho teria o Sharingan e o 2° Byakugan.

Se os Paths são baseados nos Paths do Obito (Que é a mesma coisa dos de Nagato), então por que todos os Paths não podem ter Doujutsus implantados? Vale lembrar que todos os Paths do Obito tinham em um olho o Rinnegan e no outro o Sharingan.

Nome certo da técnica é:  Yosogami KUGEKI e não Yosogami Hakugeki.

more_horiz
Staz escreveu:
Vamos imaginar a ficha Six Paths, se eu ter no 1° Caminho o Mangekyo Sharingan, no 2° Caminho o Byakugan, eu poderia ter o kekkei Mora? Tecnicamente eu teria os 3 doujutsus, contudo, só o 1° caminho teria o Sharingan e o 2° Byakugan.

Nome certo da técnica é:  Yosogami KUGEKI e não Yosogami Hakugeki.

Não, não podem. O CORPO usuário do Kekkei Mora, precisa ter os três Doujutsus SIMULTÂNEAMENTE.

Staz escreveu:
Se os Paths são baseados nos Paths do Obito (Que é a mesma coisa dos de Nagato), então por que todos os Paths não podem ter Doujutsus implantados? Vale lembrar que todos os Paths do Obito tinham em um olho o Rinnegan e no outro o Sharingan.

Porque não. :doge: :ana:

Para fins de equilíbrio. Eu disse que a Ficha Six Paths of Pain foi INSPIRADA nos caminhos de Obito, não sendo portanto, CÓPIA FIEL à técnica dos seis caminhos usada por Obito. :okai:

Receptores de Chakra (Hastes negras)
- Kokushin (Agulhas Negras) -> O usuário pode gerar hastes negras a partir das mãos, que funcionam como receptores de chakra. Eles são capazes de causar um disturbio na manipulação de chakra dos que são perfurados por elas e ao canalizar chakra através delas, restringir os movimentos dos alvos. Podem ser usados como projéteis de médio-longo alcance, ou como um tipo de espada. O usuário pode controlar completamente os movimentos dos alvos perfurados por estas ferramentas, desde que a quantidade de chakra do alvo seja superior à da vítima. Estas estacas são eficientes para penetrar armaduras de chakra, e desativa-las.
20 Pontos (Implante Rinnegan), 10 Pontos (Ficha Rinnegan).

Aqui está. @Dálvio Inutia. :zeca:

more_horiz
Uman-sensei, tudo inclusive o "cérebro" está contido no cilindro do corpo marionete certo?  Consequentemente as habilidade de manusear as técnicas, certo? :fera:

more_horiz
Schiffer escreveu:
Uman-sensei, tudo inclusive o "cérebro" está contido no cilindro do corpo marionete certo?  Consequentemente as habilidade de manusear as técnicas, certo? :fera:

Não consigo dizer se sim ou se não. Nunca foi nos dado muito detalhe sobre esta técnica de Sasori.

Tudo o que sabemos, que "o Sasori" é o Cilindro. Logo, sua parte sensiente, sua capacidade de gerar e manipular chakra, a capacidade de usar técnicas... Tudo está contido neste cilindro, que controla o corpo marionete.

Dálvio escreveu:
-Fuuton - Arashi San(Elemento Ácido - Tempestade Corrosiva) - "REQUER Habilidade - Linhagem Avançada - Fuutton "
40 Pontos (Fichas normais) / 10 Pontos (Ficha Ke
kkei Genkai).

O que é esse jutsu ? :heheh:

Procurei no google e não achei. 

E quanto custará o Shunshin no jutsu ?

@Dálvio , a Inutia, Adicionei o Shunshin no Jutsu nos jutsus de rank A-E, custa 5 pontos. E o Fuuton: Arashi San (é uma técnica de JOGO :doge: ) eu achei neste link:

http://saikai.naruto-rpg.com/t68-elemento-composto-futton

Adicionei a descrição dele e da técnica Futton: Komu no Jutsu, só pra fins de eu quis esclarecimento.

@TSC

TSC escreveu:
Só pra pedir pra colocarem o Zeshi Nensan da Katsuyu \o/

Ah, uma dúvida também: Sōma no Kō me dá um irmão né?

Adicionei o Zeshi Nensan também.

Zeshi Nensan (Ácido Pegajoso da Língua de Lesma) -> Uma pasta ácida extremamente concentrada, capaz de corroer até mesmo pedras, vaporizando-as instantaneamente ao contato. Não existem preparações para o uso desta técnica, e o usuário pode pegar o alvo de guarda baixa devido a esta característica. A quantidade de ácido gerada pelo usuário é proporcional ao tamanho do usuário.
40 Pontos

To adicionando os jutsus e respondendo as duvidas antigas galera.

Ta foda mas ta indo :ana:

more_horiz
Se usasse a habilidade de Sakon e Ukon, juntamente com a habilidade do corpo marionete, seria um cilindro para ambos os corpos?

Hoje to inspirado a perguntar :fera:

more_horiz
Como não Uman? Foi dito no mangá que TODOS os órgãos importantes de Sasori estão contidos em seu cilindro, agora o fato dele ter espremido tudo naquele pequeno cilindro é um mistério, a se é.

Pra utilizar o Kekkei Mora, precisa ter o Sharingan ou o Mangekyo Sharingan?

Pqp 120 pontos só em Doujutsu, metade praticamente dos pontos disponíveis para equilibrar em Jutsus e Habilidades. No total seriam 140 pontos jogados praticamente fora incluindo o Kekkei Mora.

Com 100 de stamina tem como manter os 3 Doujutsus (Sharingan, Byakugan e Rinnegan) sem inconvenientes e perca de stamina ou nem? O gasto não vai ficar muito insano não?

É foda ter três Doujutsus, e ter o inimigo caindo em cima do gasto de chakra para mante-los.

more_horiz
@Uman :v
Sabe a técnica da transmissão de pensamentos o wifi da Ino, não tem na lista Yamanaka, acho que o nome é Shindenshin/Shidenshin, que funciona como telepatia (tempo real)? Então, não a vi na lista de jutsus Yamanaka ou está com outro nome...

more_horiz
Ah sim, achava que o Futton - Arashi San criava uma tempestade ácida, LITERALMENTE. :fera:

Narikawari no Jutsu - Permite que o Kisei Bunshin possa usar uma técnica adversária.
Com exceção de Jutsus oculares, feitos através de armas e Jutsus específicos de clã. O jogador deve especificar no inicio da partida qual jutsu quer disponibilizar aos Bunshins.
50 Pontos.

Papa-chan, você já mudou saporra umas 10 vezes e ainda tá confusa. :fera: 

Quanto custará o Kisei Bunshin ? Só o Kisei bunshin usará a técnica,ou seja, o original não pode ? 

E técnicas que precisam de pré requisitos,logicamente não poderão ser utilizados, né ? Tipo, o cara quer copiar o Jinton- Genkai Hakuri no jutsu, mas um requisito para tal é ter o Elemento Terciário. Logo, sem essa habilidade, o jutsu não poderia ser criado, certo ?

Acho que essa habilidade poderia vir especificada tal como a habilidade Fuuin no Copy ( Sharingan) veio. 

A diferença é que poderia usar UM jutsu a hora que quiser e não somente quando vir o usuário realizando os selos.

E se for mudar tal jutsu ainda, ignora o que eu disse, é pq ele já foi alterado algumas vezes e você não falou nada aqui, ai fica a dúvida... :fera:

Não fique brabo, você sabe que nós te amamos. :fera:

more_horiz
Então se eu chutar a cabeça do meu inimigo vai voar papel pra tudo quanto é lado, e esses papéis que voaram eu posso pegá-los com a mão normalmente como se eu fosse fazer uma bolinha de papel?

more_horiz
Schiffer escreveu:
Se usasse a habilidade de Sakon e Ukon, juntamente com a habilidade do corpo marionete, seria um cilindro para ambos os corpos?

Hoje to inspirado a perguntar :fera:

Sim, seriam dois "cilindros", e cada um poderia dominar uma marionete independentemente, porém, com os status divididos à metade.

Staz escreveu:
Como não Uman? Foi dito no mangá que TODOS os órgãos importantes de Sasori estão contidos em seu cilindro, agora o fato dele ter espremido tudo naquele pequeno cilindro é um mistério, a se é.

Pra utilizar o Kekkei Mora, precisa ter o Sharingan ou o Mangekyo Sharingan?

Pqp 120 pontos só em Doujutsu, metade praticamente dos pontos disponíveis para equilibrar em Jutsus e Habilidades. No total seriam 140 pontos jogados praticamente fora incluindo o Kekkei Mora.

Com 100 de stamina tem como manter os 3 Doujutsus (Sharingan, Byakugan e Rinnegan) sem inconvenientes e perca de stamina ou nem? O gasto não vai ficar muito insano não?

É foda ter três Doujutsus, e ter o inimigo caindo em cima do gasto de chakra para mante-los.

Se foi, eu não lembro. Exatamente por isso que eu não disse algo "afirmativo".

O que eu sei, é que o Cilindro é ele, e ponto final. :ana:

E sim, vocês podem usar qualquer um dos níveis do Sharingan. O Sharingan normal, o MS ou o FMS. Isso fica à critério de vocês.

E sim, Staz. com 100 pontos de Stamina, os Doujutsus custam o MÍNIMO tanto de chakra quanto da própria Stamina. Você poderia usar os três tranquilamente, pois eles custariam pouquíssimo para serem mantidos.

É como comparar Kakashi do clássico com Itachi, no uso do Sharingan.

Kakashi gastava MUITO chakra e muita stamina para manter o olho funcionando. Tanto, que após utiliza-lo na luta contra Zabuza ele ficou no hospital não sei por quanto tempo.

Itachi NUNCA desativou o Sharingan até utilizar o Amaterasu no estomago de Sapo do Jiraiya. E após isso, só pouco tempo antes de morrer, mesmo tendo utilizado tsukuyomi, amaterasu e susano'o.

Tudo bem que Itachi não tinha um implante, mas ele também não tinha uma stamina coerente para manter um sharingan, entende?

Se o usuário tiver uma stamina adequada (100 pontos) o gasto para manter os doujutsus é MÍNIMO. E mesmo assim, você ainda pode estender AINDA MAIS este uso através da argumentação.

Como? Você acha que eu vou falar? :ana:

DaviFerreira escreveu:
@Uman :v
Sabe a técnica da transmissão de pensamentos o wifi da Ino, não tem na lista Yamanaka, acho que o nome é Shindenshin/Shidenshin, que funciona como telepatia (tempo real)? Então, não a vi na lista de jutsus Yamanaka ou está com outro nome...

É porque eu não atualizei os jutsus Yamanaka ainda. O Shindenshin no Jutsu (Técnica de Transferência Mental) estará lá, pode ficar tranquilo.

Eu estou atualizando os jutsus Suna, neste momento. De Sharingan até Jinton, está tudo OK.

Uma hora eu chego lá, Davi-kun. :planta:

Dálvio escreveu:
Ah sim, achava que o Futton - Arashi San criava uma tempestade ácida, LITERALMENTE. :fera:

Narikawari no Jutsu - Permite que o Kisei Bunshin possa usar uma técnica adversária.
Com exceção de Jutsus oculares, feitos através de armas e Jutsus específicos de clã. O jogador deve especificar no inicio da partida qual jutsu quer disponibilizar aos Bunshins.
50 Pontos.

Papa-chan, você já mudou saporra umas 10 vezes e ainda tá confusa. :fera: 

Quanto custará o Kisei Bunshin ? Só o Kisei bunshin usará a técnica,ou seja, o original não pode ? 

E técnicas que precisam de pré requisitos,logicamente não poderão ser utilizados, né ? Tipo, o cara quer copiar o Jinton- Genkai Hakuri no jutsu, mas um requisito para tal é ter o Elemento Terciário. Logo, sem essa habilidade, o jutsu não poderia ser criado, certo ?

Acho que essa habilidade poderia vir especificada tal como a habilidade Fuuin no Copy ( Sharingan) veio. 

A diferença é que poderia usar UM jutsu a hora que quiser e não somente quando vir o usuário realizando os selos.

E se for mudar tal jutsu ainda, ignora o que eu disse, é pq ele já foi alterado algumas vezes e você não falou nada aqui, ai fica a dúvida... :fera:

Não fique brabo, você sabe que nós te amamos. :fera:

Dalvete, acontece que eu ainda não mexi nessa parada dos Kisei Bunshins :ana:

Mas farei isso agora :QQ:

Sasuke escreveu:
Então se eu chutar a cabeça do meu inimigo vai voar papel pra tudo quanto é lado, e esses papéis que voaram eu posso pegá-los com a mão normalmente como se eu fosse fazer uma bolinha de papel?

Oi? :mia:

Não consegui entender do que ce ta falando :mia:

more_horiz
Hey uma dúvida aqui.....

Bom, estava vendo as técnicas da ficha Jin imperfeito, ex:

Spoiler :

Dai fui pesquisar e tal, mas nas discrições vem falando que algumas dessas técnicas são usadas na transformação completa do Jin.

Então ai vem a dúvida, Pode usar as técnicas sem se transformar completamente na besta escolhida??

more_horiz
Luan escreveu:
Hey uma dúvida aqui.....

Bom, estava vendo as técnicas da ficha Jin imperfeito, ex:

Spoiler :

Dai fui pesquisar e tal, mas nas discrições vem falando que algumas dessas técnicas são usadas na transformação completa do Jin.

Então ai vem a dúvida, Pode usar as técnicas sem se transformar completamente na besta escolhida??

Eu ainda não atualizei Essa parte dos jutsus dos Jinchurikis e Bijuus, mas desde já digo que sim, é possível. A única questão, é que a técnica terá um alcance muito menor. Ela cobrirá uma técnica bem menor do que o normal, entende?

Galera, acabei de revisar as dúvidas deste tópico. Já adicionei todas as técnicas que me pediram, então peço que vocês observem bem o tópico para verem o que mudou.

more_horiz
Agora algo voltado mais a parte "fora dos gramados" do JVS.

Sobre os juízes, quantos juízes teremos na temporada? E qual motivo, razão ou circunstância, os juízes não podem ser competidores?

Ah, mas é injusto termos juízes competidores ao mesmo tempo, várias temporadas antes desta tiveram, a não ser que achem que houve algum tipo de favorecimento por parte destes juízes competidores, não vejo motivos para estes não participarem.

Sem contar que todo mundo quer participar dessa temporada...vai faltar juiz.

Podiam abrir uma votação, com um nome de pessoas experientes para avaliar as lutas, galera votava em quem queria pra ser juiz.

more_horiz
Uman, só me responde, papel fica intangível? Eu atravesso ele? Igual o Obito faz com o corpo dele?

E outra coisa, meu post ultrapassou o limite de caracteres do fórum, o que eu faço? Pode dividir em dois sem problemas? Não fica ruim pra ler?
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos