Primeiramente, na verdade, a Kohaku não tem essa regra de que por X ninja ter muito Chakra, o usuário da Kohaku vai ter que gastar muito mais Chakra para selá-lo, não pelo mostrado. Segundo o que me lembro, ela assim como a Bashosen gasta uma quantia considerável de Chakra por ser uma arma sagrada do Hagoromo, mas essa quantia não é variável, já tem um tamanho específico.
Já sobre o funcionamento, é bem simples, se o usuário chamar o inimigo e ele soltar a voz para falar qualquer coisa, ele é selado no mesmo momento, pelo menos foi essa a explicação dada aqui:
Acho uma arma bem apelona, não sei se há alguma restrição de "só pode selar até Y quantidade de Chakra no máximo", mas acho que não, já que até o Hachibi foi selado, então acho que qualquer um poderia ser selado também, não importando o usuário, tanto que Tenten afirma "Eu poderia selar o inimigo num instante!".
Eu acho até meio estranho ela não saber definitivamente nada sobre essa arma sagrada, uma vez que ela estava no mesmo esquadrão que enfrentou Kinkaku e Ginkaku, sendo que a Kohaku foi trazida para o campo de batalha e
todos assistiram o selamento do Kinkaku dentro dela, logo sabem exatamente como funcionam pelo menos a Kohaku no Johei. Acho que isso foi uma completa contradição do Masashi Kishimoto.
Então depois ela encontra a Bashosen e diz que não sabe de onde ela veio, o que deixa claro que ela não assistiu a batalha entre Kinkaku e Ginkaku vs Atsui, Samui e Darui, só assistiu depois do Ginkaku ser selado e o Kinkaku entrar no Modo Biju. Bem, ao menos ela descobriu também como a Bashosen funciona.
Eu acredito que ela já tinha noção do funcionamento tanto da Kohahu quanto da Bashosen, mas por questão de enredo, o Kishimoto colocou essa fala, pois é óbvio que não ia chegar a Tenten com essas armas sagradas e selar o inimigo, se tornando a heroína da série.
Whatever, acho que depois que ela encontrou-se com o Darui e os ninjas da nuvem, eles conversaram e ela aprendeu sim o funcionamento de todas armas sagradas (e mesmo que não tenha sido com ele, ela é amiga do Ino-Shika-Cho, pode ter pedido informação para eles sobre a Kohaku), mas pelo mostrado a Tenten acabou ficando somente com três das armas (A corda, a cabaça e o leque), sendo que a cabaça não apresenta nenhuma utilidade sem a corda junto da espada, o que me faz acreditar que talvez ela tenha ficado com a espada também. Entretanto, acho que Kumogakure continuo sob pose da Kohaku, isso porquê é uma arma muito útil para eles e eles são do tipo que gostam de guardar raridades para caso aconteça algo grande, como foi com aquela arma de Chakra quando a Lua começou a cair.
Agora, respondendo ao tópico, eu acho sim possível que a Tenten possa ter conhecimento e possa selar qualquer um com a Kohaku (qualquer um do mangá pode fazer isso tendo conhecimento, até Moegi), mas não acredito que ela ficou sob pose dessa arma, portanto, não acho considerável em uma batalha até que se prove que ela ficou com ela e que ela realmente tenha o conhecimento para usá-la em batalha.
As únicas armas sagradas que sou capaz de considerar em batalha para Tenten por enquanto são a Bashosen (já que ela mostrou ter ela, ter conhecimento e Chakra para usar 4 vezes) e Kokinjo (já que essa arma, mesmo que sem as outras, ao tocar no alvo, deixa-o paralisado com a alma para fora do corpo), já a Benihisago, ela não tem utilidade se não tiver espada, e não considero a espada porquê ainda não foi mostrada, embora acredite que esteja com Tenten.