Jacked escreveu: Em momento algum é condenado na bíblia fazer uso de imagens, mas sim de fazê-las como ídolos, ou seja, de Deuses falsos. No Antigo Testamento, o próprio Deus prescreveu a confecção de imagens como querubins, serpentes de bronze, leões do palácio de Salomão etc. Leia Exôdo, Números, Salmos e outros livros do Antigo Testamento e tire suas próprias conclusões, não há nada de errado que os templos sejam decorados com imagens que façam referência ao que é santo e divino, é algo puramente artístico.
@Jacked, primeiramente, bem lembrado estes detalhes. Você tem razão. FAZER IMAGENS não necessariamente é IDOLATRIA. São duas coisas diferentes. Perfeito!
MAS, vamos nos atentar há alguns detalhes:
1 - Imagens podem vir a ser adoradas: Esta imagens, ou representações, não eram ídolos para adoração, ok. Mas apenas os sacerdotes oficiantes viam as representações no interior do tabernáculo e, mais tarde, no interior do templo feito por Salomão. NINGUÉM, a não ser o sumo sacerdote, entrava no Santíssimo, e isso, apenas no Dia da Expiação. Assim, não havia perigo de os israelitas ficarem enlaçados a ponto de idolatrar os querubins de ouro do santuário, pois o risco era grande de isto acontecer. Quer um exemplo? Lembra da Serpente de Cobra que Deus pediu para Moisés fazer? Veja o que aconteceu com ela, segundo 2 Reis 18: 4. O rei Ezequias teve que destruí-la por causa da adoração que começou...
2 - Auxílio na adoração: Não existe um único caso nas Escrituras em que fiéis servos de Jeová tenham recorrido à utilização de ajudas visuais para orar a Deus ou tenham se empenhado numa forma de adoração relativa. Este costume colide com o princípio de que aqueles que procuram servir a Deus, têm de adorá-lo com espírito e verdade. (Conforme João 4:24) E se você ler 2ª Coríntios 4:18 e 5:6, 7 verá que temos que andar pela fé, por coisas do espírito, e não por coisas vistas.
E outra, agradecer a "Santo Expedito" ou a "Santo Antônio" ou a "São Longuinho", ou seja lá qual for o santo, por algo que você recebe, é ingratidão a Deus. Pergunte-se: "Como eu me sentiria se eu desse um presente caro ao meu filho e ele virasse as costas para mim, indo agradecer a um desconhecido ou até mesmo a um objeto sem vida?" Isso pode ajudar você a entender como nosso Criador e Dador da Vida se sente quando outros — incluindo imagens sem vida — recebem o crédito e a adoração que de direito pertencem a Ele. Lembra de Apocalipse 4:11?
Jacked escreveu: Ter reverência pelos santos não é pecado, desde que eles não substituam o único e verdadeiro Deus e lhes sejam atribuídos poderes exclusivamente divinos.
Concordo!
Jacked escreveu: A imagem é um objeto puramente simbólico que apenas lembra a pessoa ali representada, o ídolo, por outro lado, 'é o ser em si mesmo'. Apenas a Cristo (Deus), e somente para ele, a Igreja presta um culto de adoração, no qual ele é reconhecido como Todo-Poderoso e Senhor do universo. Aos santos e anjos, a Igreja presta um culto de veneração e homenagem, por serem figuras centrais de extrema importância para a doutrina.
Você acha isto certo? Vamos ver o que a bíblia fala sobre prestar homenagem: O que acontecia quando queria prestar homenagem aos anjos? Colossenses 2:18; Apocalipse 19:10 e 22:8, 9. Aí você me diz, mas alí diz adoração. E eu digo: Será que um apóstolo de Cristo, ungido por espírito santo iria adorar outra pessoa se não Deus? Claro que não? Ele obviamente se curvou para prestar reverência / homenagem ao anjo,obvio. Mas notou como a bíblia registra o evento? Como adoração. Por isso o anjo não permite nem se curvar perante ele.
Você acha certo se curvar diante de imagens?
Jacked escreveu: A Maria, por exemplo, existe tamanha veneração por ela ser a mãe de Cristo, nada além disso, ponto. A partir do momento que existe tal discernimento na doutrina, toda essa acusação de idolatria já cai por terra.
O que Jesus disse quando disseram: "feliz os peitos que a amamentaram"? VocÊ lembra a resposta dele? nunca a bíblia disse, em parte alguma, que aquele mulher, de incomparável honra, fé e devoção, devesse receber qualquer tipo de veneração...
Jacked escreveu: E outra coisa, não confunda intercessão com oração, pois isso é outra prova que você não conhece nada da doutrina. Em nenhum momento é feito oração aos santos, como se eles tivessem poder para realizar um milagre ou perdoar algum pecado, eles apenas servem de mediadores dentro do mundo espiritual entre os que se encontram neste mundo e Deus.
E sobre o texto de 1º Timóteo que mencionei acima? Notou o que diz sobre mediar conversas?
Jacked escreveu: ...E como eu já disse, as bizarrices que ocorrem em muitas igrejas pentescostais não diferem em nada os evangélicos daquilo que acusam os Católicos e Ortodoxos de fazerem, o que torna tudo ainda pior, pois além de estarem cometendo o pecado de falsa acusação, ainda são hipócritas, pois muitas de suas práticas de culto, realmente não possuem qualquer respaldo nas escrituras, muito pelo contrário, são condenáveis por se tratarem de heresias, tudo sob o véu de 'ato profético'.
Um erro não justifica o outro... (Sou neutro, posso falar isso
)
Jacked escreveu: Eu tenho minhas divergências em relação ao catolicismo, mas essas acusações de idolatria são algo que não procedem, que existe o exagero de alguns isso é óbvio, mas não nessa parte.
Procedem e podemos conversar mais sobre elas... se quiser.
E @O2snake: (é "ZERO"2snake
)
Jacked escreveu: Sim, veneração se refere única e exclusivamente a respeito.
Não, não se refere não. Ela pode abranger ambas as opções, dependendo do contexto.
Jacked escreveu: Você pode, por exemplo, demonstrar afetividade por alguém que já se foi através de uma imagem sua, que isso não será idolatria, mas apenas veneração e respeito, que é o que ocorre dentro da Igreja Católica e Ortodoxa. Se os protestantes rechaçam essa tradição, okai, mas impugnar o pecado de idolatria a essas doutrinas é um erro.
Sim, concordo, mas a segunda parte eu não opino, pois não sou protestante...
Jacked escreveu: E sim, meu caro, Jesus não é Deus também? Ele faz parte da trindade e é adorado como Deus, é algo meio óbvio.
Não, não é? Me responde uma coisa: Quando Jesus entrou na água para ser batizado, quem falou com ele do céu? Quando ele estava no monte, para quem orava a ponto de seu suor se tornar como gotas de sangue? Quando ele estava para morrer, para quem ele gritou?
Outra: Segundo o ensino não bíblico da trindade (pois afinal, esta palavra não existe na bíblia e foi cunhada nos concílios da igreja católica no terceiro século depois de Cristo) a trindade ensina que o Pai, o Filho, e o Espírito Santo (imagina, o poder Dele virou pessoa) são três deuses, co-iguais, certo? E o que diz João 12:28 (por exemplo)?
vacobs10 escreveu: E aconteceu naquela mesma noite, que o Senhor lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele.
E edifica ao Senhor teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque.Juízes 6:25,26
O pai de gideão não idolatrava o boi não... Só reverenciava, imagina...[b]
Que isso! O texto fala que Gideão usou o boi para DERRUBAR o poste... Não se pode negar que evidentemente um touro NO GERAL era considerado como sagrado para o falso deus Baal, por isso ele pediu para inclusive abater o touro no novo altar, mas acho que vocÊ se confundiu na explicação, mas valeu o exemplo!