Eu gostaria de fazer algumas outras sugestões e adendos. A primeira é sobre a incompatibilidade de alguns Jutsus com seus preços, a exemplo de:
Ácido da Katsuyu - 50 Pontos → Ácido da Katsuyu? Com o mesmo preço de um Kirin, um doton Sando no Jutsu, etc? E como funcionará, o Ninja poderá usá-lo por si?
Kuchiyose: Ninken (cães farejadores) - 50 pontos → Você pode pegar o camaleão que te deixa invisível ou os cachorrinhos do Kakashi... Que por sua vez custam a mesma coisa que Shima e Fukasaku, que também possuem sensor olfativo... E ainda posso pegar o olfato supremo pela mesma quantidade, sendo muito melhor do que ter de invocar e proteger kuchyoses, sem contar o delay na comunicação, espaço de kuchyose ocupado, etc.
Caminho Naraka - 50 pontos (ressuscita quaisquer invocações mortas em batalha, incluindo path's → Se tiver Paths, até vai. Mas quem vai de Rinnegan não vai gastar uma quantidade de pontos tão grande para o perigo de suas Kuchyoses morrerem, ao menos eu não vejo nenhum jogador de alto nível o fazendo, simplesmente porque não compensa.
Há outros exemplos menos desproporcionais, mas que eu ainda gostaria de citar:
Sandaime Kazekage - 50 pontos
10 marionetes (Chikamatsus) - 50 pontos (vem com todos os jutsus mostrados)
100 marionetes (Sasori) - 50 pontos
Hiruko - 50 pontos
Todas custam
O MESMO preço! Por 50 pontos você pode ter o Sandaime ou o Hiruko, irá querer qual deles?
Chou Oodama Rasen Shuriken - 50 pontos
Fuuton: Rasenren Shuriken - 50 pontos
Novamente, o mesmo valor. Qual seria mais vantajoso? Alguém realmente optaria por pegar o Rasenshuriken comum só porque ele gasta menos Chakra por vez...?
Kohaku no Johei (Pote Purificador Âmbar) - 50 pontos (requer ficha Bukijutsu) →
Inútil se você não tiver Shintenshin e Kage Bunshin na ficha.
Kubikiribōchō - 50 pontos
Nuibari - 50 pontos
Kabutowari - 50 pontos
Shibuki - 50 pontos
Kiba - 50 pontos
Hiramekarei - 50 pontosTodas com o mesmo preço da
Samehada! A Samehada mata tanto quanto essas espadas (Kisame nocauteou uma Kuchyose gigante com ela, e iria cortar os membros de Naruto e Killer Bee com ela), além de ter a enorme vantagem de lidar com vários Ninjutsus de maneira extremamente fácil, por absorver Chakra. Mesmo sem o "nível 2" dela, ela ainda consegue rastrear Chakra e deixar alguém sem ele também, revertendo toda uma luta sozinha, etc. Então na real, quem vai pegar essas outras espadas aí?
É verdade que a Hiramekarei e a Kabuto tem um certo diferencial, mas em um jogo onde você pega Chidori Eisou de graça e fatia seu oponente com movimentos de mão? Nukite? Jutsus de curta distância como o Ningendo, Nano insetos, etc? Tanto que é a coisa mais rara do mundo alguém pegá-las separadamente. Eu me lembro de um caso e foi há 10 temporadas atrás, se não me engano.
Já que estamos falando de espadas:
8 espadas do Bee - 50 pontos (para manusear é necessário ser mestre em Kenjutsu) → Sério? Além de ter o mesmo preço que trocentas outras coisas um milhão de vezes mais úteis na curta distância, ainda tem condição para pegá-la?
Kuchiyose: Ostra do Nidaime Mizukage - 50 pontos
Kuchiyose: Doki - 50 pontos
Kuchiyose: Paw e Maw - 50 pontos Doki é aquela Kuchyose lixo da Tayuya, evitada pelo Shikamaru Chuunin, e que precisa de concentração e tocar a flauta para ela fazer efeito... Com o mesmo preço que Paw e Maw e Ostra...
Shosen no Jutsu - 50 pontos (capacidade de curar DANOS em si mesmo, desde que não seja muito grave)Ninpou: Souzou Saisei (Normal) - 50 pontos (delay 20s)Quem diabos vai pegar o Shousen então, se o Sousou Saizei custa a mesma coisa, e está especificado no Shousen que não curará danos graves?
Maestria com Selos de Mão - 50 pontos (reduz os jutsus [que usam selos de mão] à 1 selo de mão) → Quem irá pegar maestria de selos de mão em 50 pontos? Muitos Jutsus não usam mais quantidade realmente relevante, além do que, tem-se Kage Bunshin, seis braços, etc, e um milhão de coisas um milhão de vezes melhor do que pegar maestria em selos de mão.
Mestre em Kenjutsu - 50 pontos (absurdamente hábil com espadas, pode manusear as 8 espadas de Bee → Deveria ser habilidade apenas da ficha do Mifune, se for ter.
Sillent Killing - 50 pontos (não faz barulho com nada, consegue detectar os inimigos pela respiração, batimentos, passos, etc.) → Na minha opinião, não deveria valer tanto, passamos da época onde Sillent Killing era decisivo. Eu tenho inúmeros sensores e já não utiliza-se mais o Kirigakure para ficar escondidinho. Ele seria útil contra o Mujin Meisai se o cara não voasse também (Jinton), se não existisse sensor de maldade, etc. A verdade é que ninguém mais utiliza.
Suiken Ryuu (Punhos Bêbados) - 50 pontos → Muito caro, se for para ficar imprevisível ou matador no Taijutsu, Hirudora, Asa Kujaku, velocidade em si e outras coisas são muito mais efetivas.
1ª, 2ª e 3ª portão - 50 pontos (+10% velocidade, -10% stamina, aumento na força física)
4ª, 5ª e 6ª portão - 50 pontos (+30% velocidade, -10% stamina, muito aumento na força física)
7ª portão - 50 pontos (+50% velocidade, -20% stamina, aumento absurdo na força física, Asa Kujaku incluído)Aqui não especifica, eu precisarei do portão anterior para abrir um, ou poderei pegar diretamente o sétimo, por exemplo?
Não se esqueçam dessa sugestão aqui também:
Kakau escreveu: Pessoal, eu queria sugerir algo que comentei no grupo: ao invés de 100 pontos para habilidades e 150 para Jutsus, deixar 250 para livre distribuição. Ou seja, eu poderei aproveitar melhor as vantagens de uma ficha. Creio que não há muito sentido em termos fichas com diferentes vantagens mas termos de gastar pontos específicos com habilidades, por exemplos. Aumentará a variabilidade de fichas.
O que acham?
Por enquanto é apenas isso. Há mais coisas, mas...
O que eu sugiro? Sugiro que diminuam os pontos desses Jutsus que não compensam, como por exemplo colocar Ninken e Doki com 25 cada, colocar Shosen com 25, colocar outras espadas (que não a Samehada) assim, de maneira a criar uma nova linha de preço de Jutsus, tendo o cara a oportunidade de pegar um número maior de atributos mais fracos e de cara sanando o problema que alguns indicaram ao confrontarem esta mudança (sugerida no grupo do WhatSapp), que seria o casar final de pontos. Se nada quiserem mudar, eu entendo, mas creio que isso aumentaria a variabilidade de Fichas e estilos, já que
vários dos Jutsus atuais estão ali apenas para inglês ver.
Ainda acho que deveríamos também cogitar voltar os Status para livre distribuição. Sei que alguns acham que isso tiraria o valor das linhagens, mas eu discordo. Acredito que isso só as valoriza, porque quem quiser ficar monstro em Chakra, como o
@Uman na temporada 14, monstro em velocidade, Stamina ou inteligência, ou ainda no status como um todo, poderá. Também aumentará a variabilidade.
Eu trouxe como opção, levem para o bom lado e de mente aberta. Se quiserem bem, se não quiserem, bem também, que seja feita a democracia.