vacobs10 escreveu:
Quem é enéas perto do doutor kakau.
Quem é o Dr. Kakau perto do Lula, o homem mais honesto do Brasil?
Santo Lula, rogai por nós pecadores.
vacobs10 escreveu:
Quem é enéas perto do doutor kakau.
Gohan escreveu:Rapaz, que confusão do caramba. Ninguém sabe do que tá falando aqui, nem da reforma da previdência e nem de nada. Vamos lá, primeiro que NÃO EXISTE ROMBO NA PREVIDÊNCIA, os saldos dos últimos anos foram todos positivos; a previdência continua arrecadando mais do que gasta. Por que não utilizar esse superávit de forma responsável a fim de aumentar o nível de demanda efetiva e elevar a produção de emprego com qualidade? Porque esse não é o objetivo do Estado brasileiro.
A reforma da previdência representa um projeto político-econômico de retomada das taxas de lucro do empresariado brasileiro e isso acontece de duas formas. 1) Se essa reforma passar a valer nós, trabalhadores, vamos começar a investir na previdência privada e isso significa que um número maior de capital estará disponível para a especulação e para a centralização de capitais, em suma: mais dinheiro para os capitalistas brasileiros; 2) aumenta o nosso tempo de contribuição, veja bem, não é o tempo que se trabalhou, é o tempo de contribuição; em um cenário em que se congelou os gastos públicos por 20 anos (que aumenta o número de desempregados no país a médio prazo, vale dizer), que se tem uma forte recessão e um número de desempregados gigantesco por favor, digam-me: como será possível alguém contribuir por 49 anos para poder receber a aposentaria integral? Não será possível, o que vamos presenciar é um número maior de forças de trabalho disponíveis no mercado de trabalho e que vão aceitar qualquer tipo de trabalho precarizado!
Kakau deve ter estudado economia nos artigos do Instituto Mises, eu tenho certeza. Capitalismo é um modo de produção de mercadorias fundado na criação e acumulação de capital , e não pela relação que o mercado estabelece com o Estado, isso não altera a essência desse modo de produção, apesar de mudar sua aparência. Então esse papo de "corporativismo" cola bem com seus amigos fanáticos pelo livre mercado, mas só com eles; as relações escusas que se estabelem entre proprietário privado e Estado são inerentes às relações de produção contemporâneas; você leu as notícias relacionadas à produção de carnes em geral? Pois é.
Quanto à mais-valia (ou mais-valor) ninguém sabe bulhufas, apesar do esforço de alguns de tentar explicar (de modo errôneo). Primeiro que valor e preço são coisas diferentes, valor é aquilo que permite que mercadorias materialmente distintas sejam equalizadas em uma troca (a substância do valor é o trabalho e sua medida de grandeza é o tempo de trabalho em suas diversas frações: dia, hora, minuto etc.); preço é valor expresso em dinheiro, é a forma monetarizada do valor! E isso é super importante porque as mercadorias podem ser vendidas acima ou abaixo do seu valor, ou seja, os preços podem estar acima ou abaixo do valor das mercadorias. E mais-valia é valor que se valoriza, é valor que entra no processo de produção como x e sai do produção de produção x² e isso só acontece porque há uma determinada parte da produção que excede os custos gerais do capitalista com meios de produção, força e trabalho e encargos extras; isso é possível somente porque o trabalho produz um excedente de valor que é apropriado pelo capitalista (lembrando que existem duas formas da mais-valia: a absoluta e relativa). Mas não vou fazer dever de casa de ninguém e ficar explicando coisas que alguém que tem um mínimo de seriedade científica deveria fazer: estudar antes de comentar algo; olha que o tio Sócrates já condenara isso há alguns séculos atrás ein.
Ps: O valor de uso para Marx é o efeito útil das propriedades físicas de um produto, sua utilidade; um boné, por exemplo, não tem um espaço para caber em nossas cabeças? Não tem uma aba para nos protegermos do sol? Isso é valor de uso.
Klauss escreveu:
Alguém aí acima disse que o Brasil tem dinheiro (muito dinheiro) em virtude de suas riquezas naturais. Gostaria de saber onde está este dinheiro, porque o que eu vejo é o desemprego crescer cada vez mais, estados totalmente falidos, população endividada e demais maselas sociais, justamente em virtude da falta deste referido dinheiro. Acordem, galera!!! As vezes eu acho que alguns de vocês acabaram de chegar de Nárnia...
Klauss escreveu:
Não quero me prolongar neste post, mas gostaria de deixar aqui registrado que fico realmente preocupado com o fato de existirem jovens que não se dão nem ao trabalho de estudar, já que a pouca idade, muitas vezes, os impede de verificar na prática tantas incoerências de regimes ideológicos falidos.
Klauss escreveu:
Eu perguntei para a filha de uns amigos o que ela quer ser quando crescer. Ela disse que quer ser presidente. Os pais, de esquerda, estavam em volta e perguntei: "se você fosse presidente o que você faria primeiro? Ela respondeu "Eu daria comida e casas para todos os moradores de rua". Os pais dela sorriram de orgulho e disseram: "bem vinda à esquerda!"
"Uau, que ideia ótima!", eu lhe disse. E continuei: "você não precisa esperar ser presidente para fazer isso. Você pode vir à minha casa, podar o jardim, varrer o quintal e eu te pago R$100. Depois te levo no centro, na Borges, onde ficam uns moradores de rua e você pode lhes dar o dinheiro".
Ela pensou um pouco, me olhou e perguntou: "porque o morador de rua não pode ir na sua casa, fazer o trabalho e você paga os cem reais para ele?????"
Eu sorri e disse: "Bem vinda à direita". (Leppiane)
Kakau escreveu:
" foi criticado a eficácia do modelo econômico, não a sua base moral!"
Kakau escreveu:Aí depois que nós fazemos piadas, caçoamos, tiramos sarro e não levamos a sério, nós é que somos intolerantes. Ninguém havia tocado em ponto moral e sim na eficácia do sistema econômico, e a pessoa vem e me cita Maquiavel como argumento. Mas como se não fosse absurdo por si só, a mesma pessoa que defende as ideias de Marx cuja aplicação já conhecemos pelas mãos de Lênin, Stalin, Mao Tse Tsung, Fidel Castro, dentre outros, quer vir colocar moral no meio de um debate sobre eficácia de sistemas econômicos democráticos.
Well done, lady. Seriously.
Klauss escreveu:
Me chama de você. Não precisa dessa formalidade de "Senhor". A não ser que você prefira, mas aí eu serei obrigado a tratá-la por senhorita ou senhora. . Não se preocupe com isso, blz?
Klauss escreveu:
Eu respeito seu ponto de vista, porém, concordo em quase nada. Não é por isso que eu irei fazer chacota de suas palavras. Longe de mim. Se foi essa a impressão que eu passei no meu post anterior, te peço desculpas.
Klauss escreveu:
Eu acho as TEORIAS do Carl Marx simplesmente geniais. Infelizmente, na prática, verificou-se que não se encaixam num mundo real. Os exemplos estão por aí, basta observarmos. E até onde eu sei, essa questão de Marx não foi levantada por mim, mas por vcs antes de eu dar o pitaco por aqui.
Klauss escreveu:
As riquezas naturais do Brasil são, sim, o nosso ponto forte. Porém, a má gestão, aliada à corrupção que já virou cultural, amarra-nos no mesmo lugar, como uma âncora que prende um navio ao fundo do mar (essa soou meio poético )
Klauss escreveu:
Se você dissesse que a solução para sairmos dessa crise sem precedentes fosse apostar em nossas riquezas naturais, eu seria o primeiro a te apoiar e te garanto que compraria esta briga. Porém, o que vc afirma é irreal. O Brasil quebrou. Não está vendo o que está acontecendo? Eu fui vítima de desemprego ano passado e te garanto que não foi por incompetência de minha parte. Nossa política desastrosa nos trouxe até onde estamos. NÃO EXISTE DINHEIRO.