Vou apenas resumir a discussão que envolveu o Kakau, o Schiffer, o Lobs e o Lucas.
Schiffer; O que o Kakau (e eu) queremos enfatizar quanto "ao gênero do dano" ser irrelevante, visto que Kisame acabará se regenerando de qualquer forma caso o golpe não seja derradeiro, é porque o Jinton (mesmo em suas versões mais poderosas) não foi capaz de envolver TODO o usuário de uma única vez, dadas as circunstâncias e os alvos;
Madara, que foi alvo do Jinton 360;
Madara, que foi alvo do Jinton cúbico gigante (apesar de eu entender perfeitamente que ele estava no mais extremo da técnica)
Contra Naruto, o Jinton de Muu nem mesmo chegou a ser formado;
Contra Deidara, dificilmente o Jinton o pegaria voando;
E por aí em diante.
A questão maior é:
mesmo que o Jinton arranque metade do corpo do Kisame, ele ainda poderá se regenerar tão rapidamente quanto se regenerou do Lariat, enquanto fundido.
Continuando; O que o Pedro quis dizer pra você, sobre o Kisame fundido criar uma "ilha sem chakra" à sua volta, se dá pelo fato do Jinton
não ser igual um kamehameha, já que ele primeiro delimita a área que será afetada pela técnica, para depois enviar a energia propriamente atômica de modo a desmolecularizar a área.
No mangá fica implícito, mas no anime fica bastante óbvio. Indiferente do caso, dá para observar tranquilamente o que acontece, em ambas as situações:
Onoki cria o cubo de energia e envia-o ao lugar onde está o Sasuke, envolvendo-o. Logo depois, o cubo libera a energia contida no seu interior, "pulverizando" a área.
Veja no anime:
Onoki envia a técnica para envolver Sasuke;
A técnica explode seu centro energético desmolecularizando o seu interior;
Sobra apenas a área sem Sasuke, e sem "centro energético" - o qual foi explodido anteriormente.
Aí vocês podem me falar que "o anime mostrou errado", mas não é o caso.
Lembram-se que o Sasuke não morreu nesta cena? No mangá isso não aparece, mas Tobi na hora que a explosão ia ocorrer (em que a luz tomava conta de todo o cubo), absorveu Sasuke para outra dimensão, evitando sua morte no processo.
Tanto, que no mangá, se vocês observarem o CENTRO do cubo, verão a silhueta do Sasuke dentro dele.
O que o Lobão quer dizer, é que primeiro a ÁREA É DELIMITADA (o tal chakra "semi-presente", ou
ressonante, melhor dizendo) e APENAS DEPOIS é de fato desmolecularizada.
Chakra Ressonante:
Isso significa que aquela energia liberada pelo centro - o "coração" do Jinton, onde toda a energia atômica é guardada - não pode afetar o Kisame porque o chakra delimitador vai ser primeiramente absorvido, inviabilizando a ação do jutsu como um todo.
Veja esta imagem:
A Samehada não absorveu apenas a parte que iria acertá-la, mas sim, toda uma porção dentro do espaço que o Katon estava para afetar.
O mesmo ocorreria na situação do Kisamehada ser alvo de um Jinton - indiferente do tipo da técnica.
Nos Jintons de versão Cilíndrica e Cônica, a sensação que dá é que é um "tiro" de chakra, igual a bijuudama usada pelo 10 caudas contra o pessoal na guerra, ou então o próprio Daikoudan, por exemplo. A questão maior, é que ela
não é um tiro de chakra, mas sim, chakra moldado que se
Expande até certo ponto e depois se desestabiliza.
Para efeitos visuais, imagine que o Jinton é um Grande Sabre de Luz, que é criado nas mãos do usuário, e que se expande até determinado ponto, deixando de existir em seguida.
O Anime dá a impressão que seja um "tiro" igual o Kamehameha, mas
apenas porque na maioria das situações, Onoki continua mantendo a técnica por algum motivo, como no caso do "clash" de Jintons entre ele e Muu, ou enquanto ele usa a técnica contra Madara e este absorve (mais de uma vez).
Lembra do Jinton Cubico gigante que Onoki até mesmo
dividiu em dois, apesar da técnica ainda estar em ação?
Novamente recorrendo ao exemplo do Sabre de Luz, de Star Wars: Ela vai ser gerada até determinado ponto, e então mantido, ou dispersado, conforme a vontade do usuário, e não continuar expandindo exponencialmente como um projétil de chakra igual a Bijuudama.
Outros exemplos:
Onoki mantendo o Jinton:
http://mangahost.net/manga/naruto-br/575#11
Onoki desfazendo o Jinton:
http://mangahost.net/manga/naruto-br/575#12
Vejam no primeiro e no terceiro quadro desta segunda imagem, que o Jinton "se dispersa" logo afrente de Onoki. Entendem agora o que que eu quero dizer quando menciono que o Jinton não é um "tiro de chakra"?
A questão CHAVE, é que esse chakra ressonante percorre o espaço (delimitando a área de efeito)
antes do efeito desmolecularizador ocorrer. E é por isso a fala do Pedro de que o Kisame acabaria por criar uma "ilha sem chakra" mesmo totalmente dentro da área da técnica.
O segundo questionamento é acerca do Katon vs Samehada.
O Lucas colocou EXTREMAMENTE bem, o que eu tentava dizer anteriormente.
EXISTE UMA ENORME DIFERENÇA ENTRE ALGO QUE SE DA PELO CONTATO (Exemplo: Lariat), E ALGO QUE SE PROPAGA PELO AMBIENTE OU TEM ALGUMA CARACTERÍSTICA QUE SE PROPAGUE E ALTERA O AMBIENTE EM SUA VOLTA (Tipo CALOR que é um side effect de Katons e técnicas que mexem com temperatura), MESMO SEM FAZER CONTATO.
O CALOR NÃO FAZ JUSTAMENTE ISSO? NÃO É UMA PECULIARIDADE DELE?
Se vc estiver a 1 metro de distancia da area de efeito de um Jinton, vc sai imune, agora fique a um metro de um Katon ou sua area de efeito, que vc será danificado pelo CALOR, PQ ISSO É UMA CARACTERÍSTICA sua! O ambiente proximo já afeta! MAS ISSO É SÓ NO CASO DE TÉCNICAS QUE UTILIZEM CALOR! TEMPERATURAS...
Vcs nunca se aproximaram de uma fogueira?
ENTÃO CONCLUÍMOS que KATON, ENTRE OUTRAS COISAS NÃO SÃO DO GOSTO DA SAMEHADA, PQ DIFERENTE DAS OUTRAS COISAS, OCORRE QUE O AMBIENTE PRÓXIMO A ELA esquenta e PROPAGA CALOR, E ELA SENTIRÁ QUER QUEIRA QUER NÃO UM POUCO DISSO!
Não ficou claro ali q ela absorveu o proprio Katon? O que ela sentiu foi o ambiente q ele afetou devido ao seu calor, ela fez contato indireto com isso, e ela n curte...
É ALGO IGUAL AO QUE ACONTECEU COM O NARUTO E O ROUSHI, NARUTO FOI ATINGIDO PELO SOCO DELE ENCOBERTO PELO MANTO DE LAVA? Não! Mas o contato próximo foi o suficiente para o calor ter afetado o NARUTO, TOTALMENTE DIFERENTE DE UM JINTON!
Ps: fiz algumas mudanças para facilitar o entendimento, nesta citação.
Mas ele exprimiu bem o que eu queria dizer. Eu continuo dizendo que a Samehada NÃO FOI QUEIMADA PELO KATON, mas apenas sentiu o calor gerado pela técnica (o que é normal para uma técnica que mexa com Temperatura), e que isso ela
particularmente não gosta.
Outro exemplo bem fácil:
A manipulação do Makyou Hyoushou do Haku, durante a guerra. Quando ele usou o espelho para atingir o Sai e cya, enquanto este voava em seus pássaros de Tinta junto de seu grupo, não foi notado que a temperatura à volta dos shinobis caiu drasticamente, gerando até mesmo flocos de neve?É a mesma situação. A Samehada, caso absorvesse o Hyouton
e não gostasse de temperaturas frias, também reclamaria, mesmo não se machucando no processo...
Entenderam?