Sim, sobre o cargo é verdade. Mas, Gaara não evoluiu nada, do Clássico pra cá? Ele é Kazekage por quê? (Obs: Não vale mais usar como argumento o Shukaku, pois ele continua como Kazekage mesmo dep0is de perder o Bijuu). E um Genin conseguiu enfrentar Deidara de igual pra igual, enquanto protegia toda uma Vila? Não foi só o nível de poder dele, mas a mente também evoluiu, como a maioria dos personagens.
Claro que evolui, mas o que quero dizer, é que é completamente relativo comparar a evolução de Gaara com o cargo que ele ocupa.
Lol? Você disse que Orochimaru pode invocar Kuchiyoses? Quer dizer que, sob a pressão exercida pela areia do Gaara (capaz de esmagar facilmente um corpo), Orochimaru simplesmente mexia os dedinhos, faria um selo, tocaria na areia e invocaria Manda? Ele pode se mover pela areia com a mesma facilidade que se move na terra normal?
Naruto, que é O NARUTO fez isso, contra o proprio Shukaku, invocou Gamabunta mesmo com a preessão, porque Orochimaru não conseguiria? Fora que isso é o de menos.
Mais eu vou repetir: olha denovo, a luta. se você perceber, o caixão era NORMAL. uma fina camada de areia fazendo preção. qualquer um com invocações poderia sair dali vivo. mais o mesmo caixão de areia, a 30 metros de profundidade, e ainda, com toda aquela preção NATURAL, ou seja, fora a preção do jutsu, hahaha é forçado demais considerar os dois a mesma coisa ¬¬Se os dois Hokages lutassem no mesmo nível que lutaram contra o Sandaime, Gaara poderia vencer sim. As habilidades dos dois tavam muito limitadas ali, e foi perceptível. Só tão recebendo a devida atenção agora, no mangá, quando revelando coisas do passado. (como Tobirama usar Edo Tensei). Orochimaru tem tanto chakra assim pra sair invocando quem ele quiser (ainda mais pessoas nesses níveis que você tá colocando), usar o kawarimi, e fazer todos os Kuchiyose já citados anteriormente, com 3.5 de stamina? Ele tem uma boa quantidade de chakra, mas não vamos exagerar não.
As habilidades dos dois não estavam limitadas até Kishimoto dizer que estavam limitadas, Tobirama possui ninjutsos de Suiton que poderia combater os de Gaara, fora o Mokuton de Hashirama, que poderia se elevar a grandes alturas.
Não vou retomar este assunto amigo morgon, ja ta ficando massante. TODOS viram que as habilidades deles (por serem dois kages) estavam muito abaixo da media normal de um kage. e, considerar que aquilo que o hashirama mostrou é o melhor que ele pode fazer, sendo ele o homem mais poderoso de toda sua geração, e que combateu o segundo homem mais poderoso + o bijuu mais poderoso, é hilário...Ao meu ver Orochimaru tem plena capacidade disso, ele invocou os dois, sem nem um problema em questão Chakra.
Ah sim, ele sai sempre com um estoque de 3 ou 4 edo tenseis no bolso quando sai da toca... muito coerente mesmo pra uma luta inesperada, onde os dois não sabiam que iriam lutar... o kabuto eu ainda até posso relevar uma coincidencia deste tipo, já que eu ví ele invocando corpos mortos de um pergaminho, para utiliza-los de isca. mesmo o edo tensei sendo muito mais do que apenas corpos mortos, existe toda uma preparação por trás dele.Assim como ele na luta dos Sannins, lutou contra Jiraya, invocou duas enormes serpentes, lutou contra Jiraya de novo, invocou Manda, e ainda por fim, lutou contra Tsunade.
Correção: apanhou de tsunade.