Moisés MR escreveu: Eu vejo o Ki divino de forma semelhante ao senjutsu.
Goku e Vegeta podem acrescentar um pouco ou muito da energia divina as suas formas base ou ssj, e quando acumulam quantidades maiores da energia divina podem se transformar em SSJ God (Red) ou SSJ God SSJ (Blue). É algo que eles tem livre acesso, e fazem o tempo todo, porém controlam a intensidade.
Como Goku e Vegeta gostam de se nivelar com os adversários para curtir mais as lutas, eles dosam o quanto do Ki divino eles vão acrescentar ao seu poder habitual. É algo que eles poderiam fazer em qualquer forma sayajin.
Então fica assim considere esse asterisco (*) como = Já tem o ki divino fluindo naturalmente no seu corpo, porém não concentrado a ponto de se transformar nas formas divinas.
SSJ Blue >>> SSJ God (Red) >>> SSJ3* >>> SSJ2* >>>SSJ* >>> Forma Base com God Ki.
O que chamam de Beyond God nada mais é que acrescentar o ki divino em algum estado, mas não a ponta de se transformar e seu ki desaparecer para os humanos normais.
O Vegeta que enfrentou Gotenks e o Vegeta que enfrentou Kyabe seria o mesmo, pois o Ki divino já flui naturalmente nele, tanto que enquanto ele treinava com Whiss e faxinava ao lado do peixe oráculo, ele já conseguia sentir Whis chegando, ele estava se acostumando com a aura das redondezas.
É mais ou menos por aí que eu enxergo também.
Mudando um pouco de assunto, acho que uparam a 18. Até que bastante. Goku disse que deveria utilizar mais poder contra a Ribrianne com as asas, e no final, mesmo utilizando mais do seu poder base, acabou sendo encurralado. Depois utilizou o SSJ Blue pra finalizar o serviço. Basicamente o poder do Goku base daquela hora (que era semelhante ao SSJ2 da Saga Buu – antes do boost contra o Jiren) não era suficiente.
Depois do
Clash of Gods, Vegeta base enfrenta Ribrianne (sem as asas) e Rozie. Lá ele consegue levar uma bela vantagem, mas quanto a isso tenho algumas possibilidades.
– Vegeta, quando enfrentou a gordinha lá atrás em SSJ, poderia estar utilizando menos energia que depois, quando lutou em base.
– Depois de perder a transformação, ela sofreu uma nerfada básica. Depois tem um confronto entre Rozie e ela, no qual a primeira dá um sermão nela, com o papinho de amor e tudo mais. Um dos pontos é que sem esse combustível, ela fica mais fraca.
De qualquer forma, a Eighteen enfrentou uma versão mais forte da Ribrianne, no qual creio ser a mais poderosa, acima até daquela que possui asas. Os upgrades nunca foram coesos em DBS, mas com o material que temos, dá pra afirmar que ela é acima do Goku base atual (sem o god ki), que é nível SSJ3 da saga Buu. Não deve ser tanta coisa acima, mas é. Vejo o Vegeta SSJ repetindo o mesmo feito da Androide (sem o auxílio do 17) com uma tranquilidade bem maior.