Iriw escreveu: Estou esperando a conclusão dos raciocínios da Bitter e do Heimdall para darmos seguimento.
De todo modo estou gostando como vai ficar, só não acho que a classificação deve ser demasiada complexa e confusa porque da margem pro fanatismo sobressair.
Meu ponto é esse tbm...
Por essa metodologia, eu consigo argumentar tranquilo q o Onoki merece pegar 100k em controle, mesmo achando q ele não seja um dos melhores do mangá no quesito. Vou propor uma metodologia tentando aplicar os conceitos q a bitter pontuou, mas de forma mais prática:
Primeiro, sendo bastante franco, não vejo ninjas de alto nível (jounin pra cima) tendo problema com esses aspectos de controle (conceito de
Moldagem de chakra):
Enquanto gennins, eles ainda estão aprendendo como de fato utilizar chakra. O fato da Sakura ser superior naquela época, facilitou que ela aprendesse técnicas avançadas de controle, mais cedo até q Naruto e Sasuke. Mas a partir de um certo nível, essa parte básica de "moldar apenas a quantidade q vai ser gasta no jutsu" e "usar exatamente a quantidade necessária pro jutsu ser efetivo" é algo q provavelmente é base pra todo mundo de Jounin pra cima. Pelo menos eu não me recordo de técnicas falhando por falta de controle, ou ninjas se exaurindo mais rápido do q se imagina, de acordo com as reservas. Meio q essa parte é pré-requisito, na minha visão. Digo isso pq o argumento vai ser algo do tipo: "ninja "x" tem pouco chakra e lutou em alto nível, usando várias técnicas na mesma luta", então automaticamente ele seria melhor q os outros nesse gerenciamento de recursos, o q não é necessariamente verdade.
Enfim, ninjas desse nível teriam um valor médio: 50k.
Agora pegando os outros conceitos.
Manipulação de ChakraAcho q o principal ponto q a Bitter tentou colocar com esse conceito foi a habilidade de liberar chakra por todos os Tenketsus e manipular esse chakra no corpo todo. Pessoalmente, eu somaria o
bônus 1 (B1) 10k pra qualquer ninja q possua acesso a habilidades q envolvem aplicação de chakra de forma completa no próprio corpo, ou a terceiros:
Exemplos:
Konan se convertendo completamente em papel;
Suigetsu se transformando em água;
Usuários de autocura;
Usuários de manto com caraterísticas definidas;
Kaiten dos Hyuugas;
Kimimaro com manipulação dos ossos;
Susanoo;
Etc.
E por aí vai. O ponto chave aqui é, se o ninja só usa jutsus liberando chakra com as mãos ou cuspindo ele não leva esse bônus.
Transformação de natureza e formaComo comentei no meu post anterior, o difícil não é fazer um jutsu com mudanças de natureza e forma. Chidori, Suiryuudan, Gouryuuka, Golens de pedra, tudo isso é natureza e forma ao mesmo tempo, e estão longe de ser algo como o FRS em dificuldade.
Então aqui o q proponho é o seguinte, pra ficar bastante prático: Ninjas com acesso à jutsus elementai Rank-S ganham mais 10k de
bônus 2 (B2). Usuários de jutsus elementais de KG/KT/KM de alta complexidade tbm ganham esse bônus. Quem fizer a ficha pode tentar defender o q é alta complexidade. Como se tem os jutsus Rank-S como base, não é tão complicado de avaliar. Por exemplo, jutsus da Mei não são de alta complexidade, ela basicamente cospe as KGs. Agora, algo como C4, facilmente pode ser considerado. E por aí vai. Destaco q mesmo q o ninja tenha mil rank-s, só ganha 10k.
Com essa metodologia, tentei avaliar os conceitos da Bitter.
Agora, pegando um pouco do q eu defendi antes:
Formas avançadas de controleAqui, aplica-se um bônus por possuir alguma forma avançada de controle de chakra, sendo proporcional ao nível. Então o esquema é o seguinte:
Bônus 3 - B35k - nível baixo no ramo
10k - nível médio no ramo
15 k - Jutsu Rank S
não elemental // jutsu de alta complexidade não elemental
20k - Alto nível no ramo
Ramos de controle avançado de chakra:
SM, Genjutsu, Iryo Nin, Jin perfeito, Sensor, Juuken
Coloquei junto nessa nota se o ninja possui algum jutsu "Rank-S ou de alta complexidade" não elemental, mas q não seja contemplado por uma das formas avançadas (Fushi tensei, chibaku tensei, etc). Os coloquei nessa categoria ao invés de na transformação de chakra/natureza pq lá ia ter ninja somando ponto duas vezes pela mesma coisa.
Manipulação de chakra nível GOD
Bônus 4 - B4 - 10k
Basicamente, todos os personagens q manipularam chakras em quantidades ou qualidades estando em nível God. Exemplos: Naruto RSM, Sasuke Gedou, Kakashi 2MS, Hashirama, Toneri.
Pois bem, pegando agora alguns exemplos práticos:
Naruto
50k + B1 10k (Manipulação de manto em si e em terceiros) + B2 10k (FRS -rank S) + B3 (20k - alto nível como jinchuriki) + B4 10k =
100kSasuke
50k + B1 10k (Susanoo) + B2 10k (Kirin) + B3 20k (alto nível em genjutsu) + B4 10k - 100k
Tsunade
50k + B1 10k (auto-cura) + B3 20k (alto nível Iryo Nin) - 80k
Onoki
50k+ B1 10k (controle de peso) + B2 10k (Jinton) - 70k
Hyuuga Neji
50k+ B1 10k (Kaiten) + B3 20k (alto nível Juuken) - 80k
Chiyo
50k + B3 15k (jutsu Rank-S n elemental) - 65k
Itachi
50k + B1 10k(Susanoo) + B3 20k (Alto nível em genjutsu) - 80k
Bem, a metodologia é essa, tá um pouco extensa, mas na hora de calcular ela é bem simples.
O q vc acha
@Bitterwoman?
Sempre lembrando tbm
@Iriw, q podemos fazer como foi feito nos outros atributos, pega ranks de controle de chakra dos participantes do tópico e tira uma média. Isso caso não gostem da metodologia ou acharem q vai ficar muito complicado pro pessoal avaliar. Se quiserem, me avisa q eu faço o modelo a ser seguido bem certinho, como foi no caso de elementais.