Acho que o motivo da criminalização da homofobia é por justamente os LGBTQ+ sofrerem mais na sociedade do que os demais. As punições devem ser maiores pois eles são vulneráveis na sociedade homofóbica que perpetua-se no Brasil, o mesmo vale para as mulheres, os negros e indígenas que sofrem por conta da cultura brasileira que obviamente foi e ainda é machista, homofóbica e racista. Sou completamente a favor para que estes crimes sofram de penas pesadas até que essa cultura - de machismo, homofóbia e racismo - seja racionalmente eliminada por meio da educação, por isso, sou completamente a favor de ensino sobre questões de gênero e tolerância nas escolas.
Os homossexuais sofrem pois a morte deles para relativamente muitos não é algo tão ruim, agora um heterossexual morto muita boa parte acharia algo horrível. As punições devem ser maiores pois existe apoio de boa parte da população para este tipo de crime, devem ser maiores pois um heterossexual não morre por ser heterossexual mas um homossexual morre por ser homossexual, não é difícil de compreender que os homossexuais, não só eles como toda comunidade LGBTQ+, sofrem por conta de sua própria orientação sexual, ou seja, eles simplesmente morrem por não satisfazer a vontade do assassino de um mundo em que todos sejam como ele quer, isso deve, aos meu olhos, ser o suficiente para uma pena maior do que outros tipos de assassinatos, por exemplo.
O que esse povo de parte da direita conservadora parece querer é não fazer nada, pois se citam ensino de questões de gênero nas escolas já começam a fazer estardalhaço e se falam que crimes de ódio devem ter penas maiores são igualmente escandalosos.