Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Hiashi Hyuuga VS Kakashi

+14
Orochimaru
Hades
morgon'
armando30
Lelouch
Dante
rukidousennin
Ushydo
Kain
nejji hyuuga
juanjuushirou
Will
Uman
drayner
18 participantes

descriptionHiashi Hyuuga VS Kakashi - Página 11 EmptyRe: Hiashi Hyuuga VS Kakashi

more_horiz
Bom estão achando que e teoria ou tese o fato do byakugan ver atraves de genjutsu mais vou comprovar oque estou me referindo.

1-) hinata bom na luta com tobi sakura diz o seguinte ele esta usando um genjutsu, hinata diz que ela usou o byakugan e disse que não poderia ser um genjutsu pois ela não reconheceu tobi usando um. E um indicio não muito forte mais ja comprova 40% doque estava falando.

2-) Ao ele disse mais ou menos o seguinte, o doujutsu de shisui tinha o poder de controlar a mente do oponente capaz de ninguem perceber ate mesmo o ninja não e capaz de percebe, e um genjutsu de alto nivel mesmo entre os doujutsu, e olha ele lutou com shisui uchila e sobreviveu usando o byakugan. E depois ele disse o seguinte esse foi o olho(byakugan) que viu atraves do genjutsu que controlava o mizukage e foi capaz de ver atraves do de danzou.

Agora eu queria saber isso não seria um indicio de que o byakugan possa ver atraves de genjutsu eu não sei o que seria. Se isso não for indicio o suficiente oque sera, o cara lutou com um hyuuga conseguiu seu byakugan e viu atraves do genjutsu que controlava o mizukage e mifume, o cara foi capaz de ver atraves de um dos genjutsus mais poderosos mesmo entre os uchilas em geral, ate tobi reconheceu o poder desses olhos, lutou com seu verdadeiro usuario usando o byakugan e sobreviveu, shisui tinha uma reputação invejavel, ate mesmo os olhos de itachi nunca foram tão cobiçados e olha que ele e um dos usuarios de genjutsu mais poderosos, agora me diga isso e so teoria ou algo confirmado.

Agora me diga sera que se o poder do sharingan de kakashi se compara com o poder de genjutsu do(segundo) olho mais cobiçados do manga, danzou e tobi cobiçaram tal força, e sera que Ao controla o byakugan melhor que os verdadeiros hyuugas como hiashi, hinata e neji.

Parece que agora comprovei o que estava citando não. Não vamos querer dizer tambem que eu disse que os hyuugas são imunes, pois não foi isso que disse mais que eles tem uma resistencia invejavel a gen acho que comprovei, pelo menos não foi so teoria como muitos estavam citando ou loucura, eu acho que confirmei que com genjutsu kakashi não vence hiashi.

O kaiten ja dei exemplo ficar contraria o manga tudo bem não vou tentar mudar uma coisa que ja foi dita, mais querer dizer que o raikiri passa o kaiten e meio que sem logica, pois ate onde se sabe não foi isso que aconteceu, nem preciso ir buscar muito não e so rever a luta neji vs naruto que tenten explica tudo e essa neji usou o kaiten e naruto passou com o chakra da kyuubi tambem ja disse, kishimoto fez questão de segurar neji e não deixa ele usar o kaiten porque obviu como tenten disse o kaiten repele o chakra sendo que o chakra da kyuubi tambem seria repelido pelo kaiten, e kishimoto deixou isso claro fazendo neji lembrar da conversa que teve com naruto ate o ultimo momento pra neji não conseguir rotacionar apenas liberar metade do chakra. E o kaiten de neji como tenten disse era muito mais forte que suna então não teria porque comparar os dois.

Como disse kain no classico a suna era inferior ao kaiten não foi atoa que tenten citou Muito mais impenetravel que a suna do gaara, ainda dizendo a verdadeira defesa, então quer contraria o manga eu que não vou ficar tentando mudar uma coisa que foi colocada como fato por kishimoto.

descriptionHiashi Hyuuga VS Kakashi - Página 11 EmptyRe: Hiashi Hyuuga VS Kakashi

more_horiz
Hiashi vence... não sei por que ele não foi indicado para ser Hokage... seria o mais indicado... muito mais que o Kakashi...

Kakashi é um ótimo Jounin mas tem suas grandes limitações... por isso ele não é completo, na grande real ele é um ninja que se da melhora agindo em grupo do que em batalhas 1x1 =P

more_horiz
Respondendo:

Isso veio, você entendeu, Sakura com sua pontuaçao superior ao do Hiashi, você admite ( meio que indiretamente ) que nao faria frente se Kakashi lutasse a sério a partissse com força maxima em Genjutsu. Agora imagina o Hiashi, que tem sua pontuaçao pior QUE A DO NARUTO ( meuldeus Mode Uman Off XD ).

cara ja que e so falar sobre oque eles ate agora mostraram, me desculpe te dizer mais kakashi nao fez poxa de nada em genjutsu, os genjutsus usados por ele foram parados por um simples Kai(tecnica ninja básica) ou seja até genins sabem fazer,por que sera que hiashi do nivel dele nao conseque...ainda mais tendo o byakugan, ah ja que perguntaram "onde viram o byakugan se imune a genjutsu" tem vários indicios disso por exemplo Hinata e Ao, mas pelo contrário onde viram um hyuuga cair em um genjutsu?????? por isso eu digo que pelo ate agora mostrado é mais provável que o byakugan nao possa cair em genjutsu, possa ser que isso mude mais para a frente mais ate agora... em lugar nenhum ninquem viu um Hyuuga cair em um genjutsu pois o byakugan ve através do genjutsu...e kakashi pelo que até agora mostrado nao fez nem 1 que ipressionasse, possa ser que mais para frente ele mostre, boa sorte para ele, mas até gora nao...

more_horiz
Assim como bee, taikage, e sasuke faz com que o chalra raiton FLUA SOBRE AS COISAS, sendo elas, espadas, etc, kakashi também o faz, só que ele o faz, nas MAOS.

O QUE É UM CHIDORI???

é CHAKRA RAITON, FLUINDO NA FORMA DE corrente elétrica, que impulsionada com grande velocidade contra algo ou alguém, é capaz de perfurar materiais absurdamente resistentes.

o raikiri, por sua vez, é uma técnica aprimorada ao estilo do kakashi...
pouco consumo de chakra, com os mesmos efeitos, de perfuraçao...

o que o mifune e os samurais fazem??

fazem fluir chakra das suas katanas, na forma que eles querem...

o que o sasuke e bee fazem em suas espadas, e que raikage faz no corpo inteiro??

fazem fluir o raiton, do mesmo jeito que asuma faz com o fuuton.

nem deveria lembrar a alguns, que o raikage e o kakashi, utilizam a manipulaçao de forma e de natureza ao mesmo tempo...
Ou seja: kakashi é tao bom QUANTO os outros 3 usuarios de raiton.

o raikage é melhor do que kakashi e sasuke,porque Tem mais chakra pra bombar atecnica.

more_horiz
@Nurari

Boa veio, era exatamente o que eu pedia, uma base para sua afirmaçao, porém ela nao comprova nada, pois na questao do Ao, o Byakugan vê a corrente de chakra, e provavelmente percebeu que a corrente de chakra do Mizukage estava conturbada, e com certeza ele nao percebeu isso de primeira.

Sobre a Hinata, a pergunta da Sakura se referia a uma possivel espécie de Bunshin No Jutsu ( parecido com que aqueles ninjas da floresta da morte usaram no Time 7 e Kabuto ), e este tipo pode sim ser percebido tanto pelo Sharingan quanto pelo Byakugan, pois estes nao sao clones iguais ao verdadeiro.

@Neji Hyuuga

Sim claro, Ninjas disperçam os Genjutsus do Kakashi só usando Kai, assim como o Zabuza ( um dos 7 Espadachins da névoa e com conhecimento de Gen maior que a do Hiashi também ) fez...

E para se TENTAR escapar de um Genjutsu com Kai, é necessário identifica-lo. Vocês estao muito acustumados com Gen de força bruta, e se esquecem que essa tecnica é muito melhor usada de forma inteligênte para se abrir a guarda do inimigo.

@Uman

[2]

Era exatamente o que eu estava tentando passar. O nivel de Raiton do Kakashi pode nao ser melhor que o do Bee, Sasuke ou Raikage, mas é equiparavel nao em força ( no caso do Bee e Raikage ) e sim em habilidade.

more_horiz
Kain escreveu:
@Nurari

Boa veio, era exatamente o que eu pedia, uma base para sua afirmaçao, porém ela nao comprova nada, pois na questao do Ao, o Byakugan vê a corrente de chakra, e provavelmente percebeu que a corrente de chakra do Mizukage estava conturbada, e com certeza ele nao percebeu isso de primeira.

Kain

1-) Comprovei o que disse sim e isso comprova ele disse sim esse foi o doujutsu que atraves do genjutsu que controlava o mizukage e controlava mifume e tentou controlar ele uma vez ele viu atraves de todos, e depois onde sera que disse que não foi de primeira ai ta a teoria não confirmada, esta comprovado o byakugan pode ver atraves de genjutsu não e teoria.

2-) Depois ele lutou com shisui uchila e como ele não foi pego pelo genjutsu mais forte mesmo??? a ele explicou byakugan, ele usou o byakugan e com isso ele viu atraves do genjutsu de shisui e ele so tinha um byakugan imagina dois.

3-) O de hinata como disse não foi nada confirmado mais a afirmação de Ao foi sim ele confirmou que o byakugan ve sim atraves de Genjutsu

4-) Depois ele disse mais uma coisa mesmo entre os doujutsu o genjutsu de shisui era o de mais alto nivel e ele se livrou.

Kain me desculpe mais você so disse que não comprova unicamente porque uma das unicas habilidade que colocaram kakashi numa vantagem sobre hiashi foi quebrada, pois se com um byakugan Ao ele foi capaz de ver atraves do genjutsu de shisui, que e um dos mais poderosos imagina dois byakugan.

more_horiz
nurari escreveu:
1-) Comprovei o que disse sim e isso comprova ele disse sim esse foi o doujutsu que atraves do genjutsu que controlava o mizukage e controlava mifume e tentou controlar ele uma vez ele viu atraves de todos, e depois onde sera que disse que não foi de primeira ai ta a teoria não confirmada, esta comprovado o byakugan pode ver atraves de genjutsu não e teoria.

2-) Depois ele lutou com shisui uchila e como ele não foi pego pelo genjutsu mais forte mesmo??? a ele explicou byakugan, ele usou o byakugan e com isso ele viu atraves do genjutsu de shisui e ele so tinha um byakugan imagina dois.

Bom, nao se sabe quando Ao implantou o Byakugan, logo também nao se pode afirmar que foi de primeira. ^^

Outra especulaçao, pois nao se sabe o nivel de Genjutsu que Ao tem. Imagina se sai o Databook 4 com o Ao tendo 4.0 ou mais de Genjutsu ? Byakugan por sí só nao resolve nada. Mas você me comprovou sim a relaçao de causalidade entre Byakugan e Genjutsu.

Porém isso nao prova que Hiashi pode escapar ou identificar um Genjutsu lançado por Kakashi ( Danzou que é fodao em Gen no fim das contas caiu perante um Gen e estratégia de Sasuke, imagina Kakashi que tem conhecimento em estratégias e genjutsu que Hiashi, mostrado tanto no decorrer do mangá quanto no Databook ) muito maior em inteligencia e genjutsu. Seu conhecimento de Genjutsu É BAIXO DEMAIS, pior ( ou empatado ) que Naruto e Kisame, que sao OS Noobs em Genjutsu do mangá.

more_horiz
Kain escreveu:
nurari escreveu:

Bom, nao se sabe quando Ao implantou o Byakugan, logo também nao se pode afirmar que foi de primeira. ^^

Outra especulaçao, pois nao se sabe o nivel de Genjutsu que Ao tem. Imagina se sai o Databook 4 com o Ao tendo 4.0 ou mais de Genjutsu ? Byakugan por sí só nao resolve nada. Mas você me comprovou sim a relaçao de causalidade entre Byakugan e Genjutsu.

Ate sair o databook de Ao esta mais que confirmado byakugan ve atraves de genjutsu Sim pois alem domais ja foi dito que ate o poder de genjutsu de shisui era de alto nivel ate entre os doujutsus, agora imagina mesmo dentro de um clã o poder ocular dele era altamente superior, ate itachi nunca foi comparavel com ele ate tobi disse que queria o olho de shisui. E depois veja bem o que você esta citando Kain você esta pensando no proximo databook quer dizer ate ele sair você não pode dizer que o byakugan por si so não resolve eu por outro lado posso afirma byakugan>genjutsu

Porém isso nao prova que Hiashi pode escapar ou identificar um Genjutsu lançado por Kakashi ( Danzou que é fodao em Gen no fim das contas caiu perante um Gen e estratégia de Sasuke, imagina Kakashi que tem conhecimento em estratégias e genjutsu que Hiashi, mostrado tanto no decorrer do mangá quanto no Databook ) muito maior em inteligencia e genjutsu. Seu conhecimento de Genjutsu É BAIXO DEMAIS, pior ( ou empatado ) que Naruto e Kisame, que sao OS Noobs em Genjutsu do mangá.

Como estou falando kain não adianta você esta recorrendo de todos os jeitos pra dizer que hiashi não pode ver atraves de um genjutsu de kakashi, hiashi controla o byakugan melhor que qualquer outro hyuuga e como ja disse pessoas que não tem doujutsu não são iguais as que tem, como disse o mizukage(jinchuriki perfeito) foi controlado por o genjutsu e mifume o mesmo, porem Ao com o byakugan não foi controlado, ve a diferença, hiashi e otimo na utilização do byakugan e depois hiashi nem precisa ter um pontuação astronomica em genjutsu pois so vendo o genjutsu e usando o kai ja e mais que necessario, e fato unico byakugan>genjutsu e isso ficou mais que comprovado. E depois Danzou possuia o sharingan porem como tobi diz nunca que um uchila vai ser superado por um não uchila e danzou era imperfeito no uso do izagani.

more_horiz
Byakugan>Genjutsu ? XD Continua com esse pensamento que você vai longe. Ja disse que você nao pode comprovar como foi que Ao descobriu o Genjutsu. Na verdade você achou ter achado um caminho para uma base forte de Byakugan>Genjutsu, mas na verdade lhe dei outro beco sem saída.

Hiashi tem uma pontuaçao PIOR do que a Sakura NO TERCEIRO EPISODIO DO ANIME. Ela nao sabia fazer Genjutsus e apenas identificar ( ou ao menos tentar ) e viu o que Kakashi fez com ela ? É amigo, o Hiashi consegue ser PIOR QUE ELA.

Byakugan + um bom Ninja conhecedor de Genjutsu, pode sim de fato descobrir Genjutsus ( se libertar e outra história ), porém o Hiashi é um bom usuário do Byakugan, porém beira ao ridículo no quisito genjutsu.

PS: Danzou era imperfeito no Izanagi, porém ownou o Tsukiyomi do Sasuke, o que prova que ele era sim fodao nesse quisito, e mesmo assim caiu perante estratégia mais genjutsu.

Mais tarde posto alguma coisa, fuiz.

more_horiz
Kain escreveu:
Byakugan>Genjutsu ? XD Continua com esse pensamento que você vai longe. Ja disse que você nao pode comprovar como foi que Ao descobriu o Genjutsu. Na verdade você achou ter achado um caminho para uma base forte de Byakugan>Genjutsu, mas na verdade lhe dei outro beco sem saída.

Como ele disse, foi esses olhos que viram atraves do genjutsu que controlava o mizukage

Hiashi tem uma pontuaçao PIOR do que a Sakura NO TERCEIRO EPISODIO DO ANIME. Ela nao sabia fazer Genjutsus e apenas identificar ( ou ao menos tentar ) e viu o que Kakashi fez com ela ? É amigo, o Hiashi consegue ser PIOR QUE ELA.

Kain estava vendo o que você mesmo esta citando o byakugan e capaz de reconhecer genjutsu e hiashi pode se liberta do gen, agora me diga uma coisa você esta dando exemplo sakura, agora se você viu mesmo kakashi disse sakura estudou isso mais não sabe reconhecer um genjutsu que r dizer habilidade ela tinha mais reconhecer e outra historia.

E depois sakura nessa ocasião foi pontuada igaul a gai e depois superior, gai continuo 3.0 e o que aconteceu mesmo a kabuto usou um genjutsu adormeceu toda uma plateia, e gai desfez o genjutsu e sakura desfez o genjutsu e shikamaru desfez o genjutsu, e os três como eram pontuado frente a kabuto, 2.0, 3.5 e 3.0 vs 4.5 a pontuação de kabuto era naturalmente supuperior a o de gai, sakura e shikamaru, e eles se livraram facilmente porque reconheceram o genjutsu.

E depois sakura depois que aprendeu a se reconhecer um genjutsu, nenhum genjutsu que usou kakashi fez efeito em sakura e isso sendo 3.5 vs 4.0 não a logica alem domais kakashi tinha o sharingan.

E depois você esta querendo comparar o poder do byakugan com metade do manga que ja conseguiu se liberta de um genjutsu Ao disse com esse olho ele viu atraves de varios genjutsus quer dizer ele reconheceu varios genjutsus quer dizer não foi sua habilidade de reconhecer genjutsu foi a do byakugan de ver atraves deles.

Byakugan + um bom Ninja conhecedor de Genjutsu, pode sim de fato descobrir Genjutsus ( se libertar e outra história ), porém o Hiashi é um bom usuário do Byakugan, porém beira ao ridículo no quisito genjutsu.

Depois ve como você esta tentando achar o pior dos defeitos em hiashi pra tentar voltar com um das unicas habilidades que sobraram pra kakashi ficar acima de hiashi. Como você pode dizer que depende do usuario ser um bom usuario de genjutsu você sabe ate aonde vai a habilidade de AO no genjutsu, hiashi pode não ser bom em Usar genjutsu porem desfazer e outra historia byakugan+kai pode libertar um hyuuga de um genjutsu, pois alem domais depende do byakugan ver atraves deles e não hiashi ele so precisa reconhecer e hiashi fazer o resto Kai ele e otimo em selos.

PS: Danzou era imperfeito no Izanagi, porém ownou o Tsukiyomi do Sasuke, o que prova que ele era sim fodao nesse quisito, e mesmo assim caiu perante estratégia mais genjutsu.

Como você você disse ele era bom porem era sharingan dojutsu ocular contra outro e como foi dito por tobi não importa o quanto um não uchila seja bom em manipular o sharingan mais nunca vai ser melhor que um verdadeiro usuario do sharingan entendeu.

E alem domais o byakugan superou e viu atraves de um genjutsu ocular então se for me da uma comparação compare realmente um questão obvia do byakugan ou algo mais, porque ficar apontando o databook ou que kakashi vai usar um genjutsu mais estrategia vai superar o byakugan, acho que não funciona, pois ja dei provas o suficiente pra isso, se me disserem que kakashi tem um poder de genjutsu mais forte que shisui uchila e que hiashi não domina o byakugan melhor que Ao tudo bem se não vamos parar de tentar comparar sakura genin sem experiencia com um cara com doujutsu e extremamente mais experiente que sakura, e muito melhor que ela em combate.

Mais tarde posto alguma coisa, fuiz.

more_horiz
Byakugan por sí só nao resolve nada.
rapaz perceba oque estás a dizer por favor responda se sim ou se nao.
vc ja viu algum hyuuga cair em genjutsu por mais forte ou fraco que seja?
por que será?
pelo amor da santa, esse negócio de que kakashi pode pegar hiashi num genjutsu nao cola... possa ser que mais para frente ele mostre um hiper genjutsu mais com o mostrado definitivamente nao...

more_horiz
primeiro: byakugans users perceberiam se estivessem num genjutsu, pois eles conseguem ver o chakra do inimigo no seu proprio corpo... além do mais, byakugan vê a cor do chakra também...

desta forma, ao, hinata, neji e etc, saberiam se fossem pegos.

ENTRETANTO, SABER QUE ESTÁ EM UM, não significa que vai se livrar SEM NENHUMA SEQUELA...

é a mesma coisa: sharingan preve os movimentos, mas nem sempre o usuario tem CAPACIDADE PARA EVITAR O QUE FOI PREVISTO.

o hiashi PODE SER CAPAZ DE PERCEBER QUANDO ESTÁ EM UM GENJUTSU, MAS COM A PONTUAÇÃO DELE, QUE É RIDICULA, ELE NÃO TEM CAPACIDADE PARA SAIR FACILMENTE, SEM DEIXAR A GUARDA ABERTA.

entenderam agora??

espero não ter de repetir.

kakashi não consegue (será??) MATAR com genjutsu, como itachi-kun... MAS, NOCAUTEAR, OU PELO MENOS ABRIR A GUARDA DOS OUTROS, ELE CONSEGUE SIM.

atentem-se ao termo: SABER, não significa sair.

bee é um jin perfeito, e CAIU NO GENJUTSU DO SASUKE.

ele saiu, por causa do hachibi...

que eu saiba, hiashi além de não ter uma pontuação louvavel, não é jinchuriki para se libertar de um genjutsu do sharingan do kakashi.

more_horiz
primeiro nao compare os Gen do sasuke com o do hatake...
segundo qual hyuuga caiu num genjutsu?

more_horiz
se o Byakugan fosse bom contra Genjutsu, o Kishimoto não teria colocado no Databook que o Hiashi só tem 2.5 de Genjutsu (o Neji também só tem 2 de Genjutsu) apesar de serem os dois inteligentes o suficiente para saber usar Genjutsu.

não se esqueçam que o Genjutsu mexe com todos os 5 sentidos e a visão é um deles.

more_horiz
só porque um hyuuga nunca lutou contra um usuario de gen, lógicamente nunca caindo em um, não significa que eles são imunes.

leia certinho o que eu postei, que você vai ver, que essa tal IMUNIDADE A GENJUTSUS, É BALELA. NÃO EXISTE.

ATÉ MESMO O ITACHI JÁ CAIU EM GENJUTSU.

portanto, parem de tentar inventar sobre isso..

more_horiz
nao e inventar amigo, eu particularmente acredito nisso... se vcs nao acreditam o poblema e de vcs, em fim voto no hyuuga

more_horiz
Uman ja dei varios exemplos e a unica coisa que ve ate agora, foi simples expeculações sobre a habilidade de hiashi com Genjutsu, pois como disse ate shikamaru conseguiu se livrar do genjutsu de kabuto, sem nenhuma dificuldade e olha a diferença 2.0 vs 4.5 isso e muito superior ao de hiashi vs kakashi 2.0 vs 4.0, e como disse se um genin conseguiu reconhecer e desfazer um genjutsu sem ao menos ter esforço, o que hiashi com seu doujutsu não conseguiria sem precisar abrir sua guarda. Kabuto e melhor que kakashi no gen e shikamaru se livrou rapidamente. Otimo exemplo esse de databook, hiashi e muito inferior em pontuação em databook mais ate um genin com pontuação muito inferior conseguiu se libertar, sem precisar abrir sua guarda. Como disse reconhecer e muito mais dificil doque se libertar.

E depois Uman não disse imune como você vem sempre jogando pra tentar desconsiderar as habilidades do hiashi, como disse não e imune e simples habilidade de ver atraves do genjutsu inimigo, cair eles ate podem mais surti efeito e outra historia.

E Uman otimo exemplo essa do GENJUTSU DE KAKASHI HIASHI NÃO CONSEGUIRIA ESCAPAR, Ao sem ser um hyuuga conseguiu se livrar de um genjutsu ocular, muito mais forte que o de kakashi acredita mesmo que kakashi e melhor que shisui uchila no genjutsu.

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos