Aqui no fórum sempre vejo as pessoas colocando o atual Kazekage como um Kage Médio, mas, na minha visão, isso nunca fez sentido. Gaara se mostrou alguém muito forte em quase todos os atributos:
Ninjutsu - Apesar de não ter uma versatilidade tão grande, a areia do Gaara é útil de diversas formas. Ofensivamente, criando e manipulando quantidades massivas de areia em apenas alguns segundos dentro do campo de batalha (ex: luta contra Kimimaro, Deidara e os 4 Kages revividos); defensivamente, defendendo ataques extremamente poderosos e rápidos sem dificuldades aparentes (ex: chute do Kira A em alta potência, Amaterasu do Sasuke, espadas dos 5 Susano'os do Madara, investida do Momoshiki pós absorção do Kinshikisó foi derrotado tão rapidamente porque o roteiro "esqueceu" da defesa automática de areia, Kuen do Momoshiki, etc.) e também com o Suna no Yoroi; para locomoção, podendo voar em alta velocidade fazendo uso do Sabaku Fuyū; e também como forma de sensor, fazendo uso do Sensa Kaibyō.
Gaara também tem afinidade com as liberações de relâmpago, terra e vento, e se considerar a novel em que ele é protagonista, o Kazekage também usa a liberação de magnetismo para manipular a areia de ouro e de ferro.
Além de também ser um ótimo usuário de Fūinjutsu.
Genjutsu - De fato Gaara não sabe usar nenhum Genjutsu, aparentemente, porém seu estilo de luta é um counter de boa parte dos Genjutsus de seus oponentes por conta da distância em que ele luta.
Taijutsu - Não é necessário para o seu estilo de luta. Porém, se considerar as novels, já foi afirmado que o Gaara tem um Taijutsu de alto nível.
Estamina - Gaara é um dos ninjas com maior quantidade de estamina. Durante a 4ª Grande Guerra Ninja, Gaara foi o único dos 5 Kages que lutou em todos os dias seguidos e só parou quando foi derrotado pelo Madara e quando foi pego no Mugen Tsukuyomi. E em toda a obra, Gaara não aparentou ter sentido escassez de Chakra em momento nenhum.
Atualmente, entre os ninjas que estão vivos, eu só vejo o Gaara sendo derrotado pelo Naruto e pelo Sasuke em um 1x1. Ele facilmente é o Kazekage mais forte da história de Sunagakure e o 2º Kage mais forte atualmente, atrás apenas do Naruto. Ele também já se mostrou forte o suficiente para rivalizar com alguns Ōtsutsukis (Kinshiki, Urashiki (apesar de ser filler) e TALVEZ com Momoshiki na forma base).
É claro que isso não passa da minha opinião comofanboy do Gaara fã da obra. Mas, eu acredito que o Gaara seja alguém com nível superior à um Kage Médio. Facilmente consigo vê-lo como um Kage Alto.
Ninjutsu - Apesar de não ter uma versatilidade tão grande, a areia do Gaara é útil de diversas formas. Ofensivamente, criando e manipulando quantidades massivas de areia em apenas alguns segundos dentro do campo de batalha (ex: luta contra Kimimaro, Deidara e os 4 Kages revividos); defensivamente, defendendo ataques extremamente poderosos e rápidos sem dificuldades aparentes (ex: chute do Kira A em alta potência, Amaterasu do Sasuke, espadas dos 5 Susano'os do Madara, investida do Momoshiki pós absorção do Kinshiki
Gaara também tem afinidade com as liberações de relâmpago, terra e vento, e se considerar a novel em que ele é protagonista, o Kazekage também usa a liberação de magnetismo para manipular a areia de ouro e de ferro.
Além de também ser um ótimo usuário de Fūinjutsu.
Genjutsu - De fato Gaara não sabe usar nenhum Genjutsu, aparentemente, porém seu estilo de luta é um counter de boa parte dos Genjutsus de seus oponentes por conta da distância em que ele luta.
Taijutsu - Não é necessário para o seu estilo de luta. Porém, se considerar as novels, já foi afirmado que o Gaara tem um Taijutsu de alto nível.
Estamina - Gaara é um dos ninjas com maior quantidade de estamina. Durante a 4ª Grande Guerra Ninja, Gaara foi o único dos 5 Kages que lutou em todos os dias seguidos e só parou quando foi derrotado pelo Madara e quando foi pego no Mugen Tsukuyomi. E em toda a obra, Gaara não aparentou ter sentido escassez de Chakra em momento nenhum.
Atualmente, entre os ninjas que estão vivos, eu só vejo o Gaara sendo derrotado pelo Naruto e pelo Sasuke em um 1x1. Ele facilmente é o Kazekage mais forte da história de Sunagakure e o 2º Kage mais forte atualmente, atrás apenas do Naruto. Ele também já se mostrou forte o suficiente para rivalizar com alguns Ōtsutsukis (Kinshiki, Urashiki (apesar de ser filler) e TALVEZ com Momoshiki na forma base).
É claro que isso não passa da minha opinião como