Também não acho que isso seja critério para considerar a força dos personagens, porque o Kishimoto, por exemplo, sempre tratou o Itachi como alguém extremamente forte (e ele realmente é), mas mesmo assim consigo ver o Gaara vencendo o Uchiha.
Na verdade, isso
é um critério para determinar o quão poderosos os personagens são. Porém, é claro que nem todos precisam levar isso em consideração, cada um é livre para escolher o que quiser levar em conta.
Você consegue ver o Gaara vencendo o Itachi, mas será que isso seria coerente dentro da obra, Kishimoto pensa assim? Não dizendo que alguém sabe o que ele pensa além dele mesmo, mas de acordo com o que ele apresentou na obra, não duvido nem um pouquinho que provavelmente encontraria uma forma do Uchiha vencer o Kazekage, seja com Genjutsus, Susanoo, entre outras coisas. Bem capaz de fazer o Gaara usando Caixão de Areia em si mesmo pensando estar esmagando o Itachi, similar ao que aconteceu com Deidara e Kurenai.
Digamos, antes da batalha entre Deidara e Sasuke ser mostrada, provavelmente seria até plausível dizer que o Akatsuki destruiria o Uchiha com seus Kibaku Nendo (expectativa), porém, o que acontece é o Sasuke burlando praticamente tudo do Deidara na base de Sharingan e Raiton (realidade). Coisas similares poderiam ser ditas de Orochimaru vs. Itachi, entre outras lutas.
Eu prefiro considerar feitos do que o hype que o Kishimoto dá para os personagens. Muitos personagens são hypados pra caramba, mas nunca tiveram feitos relevantes. Hiruzen, por exemplo, já foi citado como o "Deus Shinobi' e nunca teve um feito muito relevante em combate, nem mesmo durante a 4ª Grande Guerra Ninja.
Bom, o Hiruzen era tratado como o Deus Shinobi apenas no Clássico, depois ele sofreu retcon e esse papel dele foi passado para o Hashirama. E se considerarmos o Clássico, os feitos dele são bem relevantes sim, bater de frente com três ninjas de nível Kage e derrotar dois deles (e em idade avançada) não é pra qualquer um.
O único outro com feito similar durante essa fase da obra foi o Orochimaru, ao confrontar Jiraiya e Tsunade, mas mesmo assim foi derrotado. Outro que foi sugerido para algo assim foi o Jiraiya em relação a Itachi e Kisame. Isto é, o feito do Hiruzen é completamente fora de série para os padrões do Clássico.
O problema é: Hiruzen morreu e a obra continuou, o nível aumentou e seus feitos ficaram ultrapassados para o novo padrão. O máximo que tivemos dele nessa fase foi o Combo dos 5 Elementos (bem subestimado, aliás), por isso ficou devendo. Porém, se o Kishimoto quisesse investir nele como Deus Shinobi, chegaria o momento em que ele estaria enfrentando múltiplos Kages ao mesmo tempo como Madara fez. Ou será que alguém imaginava que aquele Hashirama do Clássico seria capaz de usar Mokujin, Mokuryuu, Budah, etc.? O nível dos personagens aumenta conforme a obra, só que nem todos continuam relevantes o suficiente para o roteiro para que o autor invista neles, e vai fazer o possível, mas não vai tratar como prioridade a não ser que seja muito importante para o roteiro, como é o caso do Hashirama.
Além disso, fora o Hiruzen, não me lembro de muitos outros personagens que bateram de frente três ou mais Kages ao mesmo tempo... Hanzou, Madara, Nagato, Obito Jinchūriki? Alguém mais?
Feitos do Clássico > Analisamos os padrões do Clássico
Feitos do Shippūden > Analisamos os padrões do Shippūden.
Ginkaku e Kinkaku conseguiram deixar o Tobirama em um estado de quase morte em uma luta 2x2, mas pelos feitos é meio incoerente achar que esses dois são superiores ao Senju
Kin e Gin usaram o Manto Jinchūriki Nível 2 contra Tobirama e o Nidaime Raikage. Contra Darui e seus amigos, além de ter fator sorte (roteiro), eles não chegaram a usar tudo isso. Aliás, Kinkaku mal usou o Banshousen, o melhor recurso ofensivo da dupla.
Mas sei lá, só minha opinião né.
Entendo. Só explicando meu ponto.