É um erro citarem que o Tobirama possui mais quantidade de chakra que o Minato, se baseando única e exclusivamente na hype de ser Senju, sendo que ficou mais que provado no mangá que o único muito acima da média neste clã era o Hashirama. Os demais Senju não tinham uma quantidade de chakra alta, mas tão discrepante, por isso surgiram ninjas como Jiraiya, Minato, Kisame, os Raikage que mesmo sendo de outros clãs, possuíam tanto chakra quanto eles ou mais. Tsunade, neta do Shōdai me, precisar recorrer à um Kinjutsu pra alcançar uma quantidade enorme de chakra é uma prova mais do que cabal.
Basicamente, o arsenal do Tobirama é: uma pequena barreira de água, uma lâmina de Suiton no alcance do Chidori Eisō, Kenjutsu, agulhas de água e fudas explosivas. Suas técnicas que mais consomem chakra são Kage Bunshin e Hiraishin, sendo que no caso da primeira não recorria à números absurdos como o Naruto e no da segunda não "utilizava pra todos os fins", como o Minato. Isso sem contar o Edo-Tensei que por conceito obriga um ninja a luta pelo usuário. Ou seja, entender que o arsenal do Tobirama é voltado pra PRECISÃO e não um consumo grande de chakra é usar da boa interpretação. O caso do Suiton é chama atenção, mesmo sendo dito como o melhor da história de Konoha, não utilizava jutsus na mesma escala de Mei e Kisame, por exemplo.
Enquanto isso temos o Minato que, como citei antes, usava o Hiraishin pra tudo adotando um estilo de luta totalmente voltado pra explorar ao máximo as capacidades da técnica, possuindo feitos como teleportar Bijūdamas e Bijūs, ser um Jinchūriki e usuário de Sennin Mōdō. A meu ver, aquilo que mede a quantidade de chakra de um ninja são os feitos, não a hype. É uma questão prática, não teórica. Vocês podem dizer que o Senju têm mais chakra meramente por ser um Senju, eu posso dizer que o Namikaze têm mais chakra base por possuir melhores feitos usando chakra, dominar Senjutsu e se tornar Jinchūriki. Qual argumento está melhor embasado?
Outro fator histórico foi o Minato ser vital na vitória de Konoha da Terceira Grande enfrentando batalhões Shinobi sozinho, o que sem dúvidas alternava entre batalhas rápidas para batalhas de resistência ou que exigia grandes usos de chakra, além de neste processo ter enfrentado ninjas com chakra nível Bijū, Kira A e B, várias e várias vezes e tê-los superado em todas! Foi tudo isso, ao passo que um grupo de 20 Shinobis + Kinkaku já foram suficiente pra levar o Tobirama, o deuso do Chakra segundo a "imprensa especializada", ao limite.
Tópico:
Vamos analisar:
Tenkyū: inútil contra um Sensor, user de Teleporte e Clones.
HiraishinGiri: boa sorte pra marcar alguém mais rápido.
Suidanha: boa sorte pra acertar isso em quem desvia de uma blitz do Raikage.
Como visto, 99% do arsenal ofensivo do Nidaime é irrelevante contra o Namikaze restando apenas o famigerado Gojō Kibaku Fuda. No entanto:
1. Minato conhece o Edo-Tensei e não iria ficar olhando o Tobirama terminar a invocação. Diferente da versão Guerra onde usava a técnica com o próprio corpo, propiciando uma versão muito mais prática e instantânea, enquanto vivo primeiro ele precisava invocar os mortos pra depois aplicar o jutsu. A invocação dos Edos não é nada simples, é um ritual, como visto no mangá. »
Neste exato instante abre-se uma brecha e o Yondaime pode marcar o Tobirama, usar o Keyaku Fūin e já tirar de campo os Edos de campo. Isso é totalmente plausível devido ao usuário precisar se concentrar nos selos até que a invocação seja completa, não a toa o Orochimaru foi interceptado.
2. Seria extremamente difícil lotar de explosivos o corpo de um usuário de teleporte, em qualquer hipótese. As fudas precisam ser "puxadas" do corpo Edo e lançadas contra o alvo, e essas fudas não são FTL pra serem tratadas como indesviáveis. As explosões só iniciam quando o alvo está repleto de fudas, sem isso não há explosão, e pra quem é rápido é possível pra evadir tranquilamente. Foi por isso que o Tobirama pediu pro seu irmão imobilizar o Obito, porque mesmo o Uchiha não estando na forma híbrida da Jūbi perfeita, provavelmente falharia a completude da técnica com o alvo em movimento.
3. Além disso, ainda há os riscos que a técnica acarreta para o próprio usuário. A explosão é enorme, então se torna muito complexo sair do raio de alcance mesmo com o Hiraishin, como o @Heisenberg explicou num tópico, tanto que o próprio DB afirma ser impossível o usuário sair ileso ao usar a técnica, uma vez que ela objetiva varrer o campo. Esses são detalhes que não são analisados quando citam esse jutsu, gostam de citá-lo simplificando o processo como se bastasse o Senju jogar as fudas que começaria uma exploração instantânea e inescapável! GKF não é Kami no Shisha no Jutsu, são papéis bombas invocados que precisam ser colados no alvo pra aí sim gerar explosões invocarão outras fudas, pra gerar mais explosões convergentes. É um Jutsu progressivo, não instantâneo.
Shunshin vs Shunshin:
Creio que seja unânime que o Minato é bem mais rápido que o Tobirama. Isso ficou claro quando os Hokage chegaram na Guerra e tal fato foi uma confissão do próprio Senju. Fora a hype em cima do Yondaime tendo seu Shunshin comparado diversas vezes ao de Naruto no Mōdō Chakra das Nove Caldas, feitos contra o Obito, Raikage e Bee, etc.
Hiraishin vs Hiraishin:
Outro ponto que se ignora ao compara-los seria ao desafio que o Senju teria ao enfrentar alguém que explora melhor sua melhor técnica. Minato já inicia o combate espalhando marcações pelo campo através das kunais personalizadas. Como Tobirama usava o Hiraishin? Através do Selo Fórmula marcando o oponente pra combar com o HiraishinGiri, algo claro quando enfrentou o Izuna; E posso ser generoso e considerar que usava clones pra espalhar as marcações pelo campo, não importa, o X da questão é que Namikaze já inicia o embate com essa vantagem. Pra qualquer zona do campo que o Senju se deslocar, haverá uma marcação cuja qual seu rival poderá se mover instantaneamente e lhe surpreender. Ele perderá na questão da quantidade, pois, além de ser mais lento, haverá muitas kunais espalhadas e o Minato também é usuário de Kage Bunshins, contando também com selo fórmula e ainda o Dōrai, isto é, trata-se de um usuário muito superior do Hiraishin, Tobirama estaria totalmente encurralado.
Ofensiva:
Por fim, outro ponto onde o Yondaime é muito subestimado, sendo diversas vezes resumido à Kunais e Rasengan, mas faço questão de lista-la integralmente aqui:
All Rasengan: sendo o criador da técnica, Minato não teria problema algum de utilizar um duplo Rasengan, Ōdama Rasengan ou Chō Ōdama, dado que é uma questão básica envolvendo chakra. Um clone do Naruto na forma base usou a versão mais poderosa do Jutsu que segundo o DB pode destruir uma montanha.[1] Fora que ainda possui o MS como auxílio.
Kuchiyose: Yatai Kuzushi Um mergulho destrutivo e instantâneo que tira o máximo proveito da massa corporal de um Sapo Gigante. Diferente do Doton Otoshibuta, a invocação é executada logo acima do alvo, se valendo da grande força gravitacional de várias centenas de metros de altura, para esmagar seus inimigos.[2]
Kuchiyose Myōbokuzan: E aqui cabe uma variedade de técnicas, Gamayudan, Teppodama, Kawazu Naki, Gamarinshō, enfim, são os parceiros que Minato pode invocar quando a batalha exigir. E sem mimimi, o cara tinha contrato com os Sapos e podia trazer pra campo qualquer um deles, Fukasaku conhecia o Minato, o treinou no monte dos Sapos, portanto, dizer que ambos já lutaram esta longe de ser um absurdo. Acho engraçado nego fanficar que Tobirama têm 10 Edo-Tensei preparados pra criar um GKF do tamanho de Konoha, mas cismar com esse argumento. Tópico é sem restrição e se quiserem desconsiderar a Kuchiyose do Namikaze, a gente desconsidera a Kuchiyose (Edo-Tensei) do Senju.
Taijutsu é Bukijutsu: o estilo do Minato era dar blitz nos rivais e nocaute-los com poucos golpes, kunais ou Rasengans, a partir da força adquirida através da velocidade. Quem estudou física básica sabe que velocidade é igual à força e força é igual à velocidade, então era natural que golpes simples do Relâmpago Amarelo pudessem se tornar letais. Uma golpe de kunai bem aplicado no lugar certeiro pode ser fatal, e, sendo um gênio, Minato sabia muito bem disso. Seu estilo era tão eficiente que superava o taijutsu do Raikage e cortava as caldas do Hachibi como se fossem nada.[3] Por isso, é equívoco subestimar as kunais personalizadas, porque nas mãos de um mestre, sobretudo no estilo do Yondaime, se torna algo bastante perigoso.
Shiki Fūjin: Por fim, essa é outra técnica que não pode ser ignorada como parte do arsenal de forma alguma, pois o objetivo é selar o inimigo, antes de doar sua alma ao Shinigami. Se o adversário for pêgo, independente do que irá acontecer DEPOIS com o usuário do jutsu, ele perdeu. Mesmo tendo Hiraishin, o Shinigami é algo que Tobirama não vê, mesmo tendo Sensor o Shinigami não se sente, isso é prerrogativa daqueles que possuem contrato, é um ataque silencioso que só se percebe quando não se têm mais volta. Sendo atingido por um dos braços do Ceifeiro, o Senju perde, simples. Isso não é empate. GKF também é um Jutsu suicida e não existe esse descaso, todos consideram como perte do arsenal do Tobirama.
PS: e nem preciso me estender aqui na questão intelectual, pois não feria a menor diferença, os dois são gênios.
Resumo:
Minato - Tobirama
Shunshin >> Shunshin
Sensor = Sensor
Shunshin >> Shunshin
Hiraishin Kunais/Fórmula/Clones >> Hiraishin Fórmula/Clones
Rasengans >> Suidanha, Tenkyū e Suryūdan
Hiraishin Dōrai >> Suijinheki
Kuchiyose Sapos >> Kuchiyose Edo-Tensei
Shiki Fūjin = GKF
ENFIM, Yondaime ganhando de goleada neste comparativo.
Escrevi muito, acho que consegui explanar os melhores pontos de cada um. Refutem se forem capazes!
Minato 7/10
Basicamente, o arsenal do Tobirama é: uma pequena barreira de água, uma lâmina de Suiton no alcance do Chidori Eisō, Kenjutsu, agulhas de água e fudas explosivas. Suas técnicas que mais consomem chakra são Kage Bunshin e Hiraishin, sendo que no caso da primeira não recorria à números absurdos como o Naruto e no da segunda não "utilizava pra todos os fins", como o Minato. Isso sem contar o Edo-Tensei que por conceito obriga um ninja a luta pelo usuário. Ou seja, entender que o arsenal do Tobirama é voltado pra PRECISÃO e não um consumo grande de chakra é usar da boa interpretação. O caso do Suiton é chama atenção, mesmo sendo dito como o melhor da história de Konoha, não utilizava jutsus na mesma escala de Mei e Kisame, por exemplo.
Enquanto isso temos o Minato que, como citei antes, usava o Hiraishin pra tudo adotando um estilo de luta totalmente voltado pra explorar ao máximo as capacidades da técnica, possuindo feitos como teleportar Bijūdamas e Bijūs, ser um Jinchūriki e usuário de Sennin Mōdō. A meu ver, aquilo que mede a quantidade de chakra de um ninja são os feitos, não a hype. É uma questão prática, não teórica. Vocês podem dizer que o Senju têm mais chakra meramente por ser um Senju, eu posso dizer que o Namikaze têm mais chakra base por possuir melhores feitos usando chakra, dominar Senjutsu e se tornar Jinchūriki. Qual argumento está melhor embasado?
Outro fator histórico foi o Minato ser vital na vitória de Konoha da Terceira Grande enfrentando batalhões Shinobi sozinho, o que sem dúvidas alternava entre batalhas rápidas para batalhas de resistência ou que exigia grandes usos de chakra, além de neste processo ter enfrentado ninjas com chakra nível Bijū, Kira A e B, várias e várias vezes e tê-los superado em todas! Foi tudo isso, ao passo que um grupo de 20 Shinobis + Kinkaku já foram suficiente pra levar o Tobirama, o deuso do Chakra segundo a "imprensa especializada", ao limite.
Tópico:
Vamos analisar:
Tenkyū: inútil contra um Sensor, user de Teleporte e Clones.
HiraishinGiri: boa sorte pra marcar alguém mais rápido.
Suidanha: boa sorte pra acertar isso em quem desvia de uma blitz do Raikage.
Como visto, 99% do arsenal ofensivo do Nidaime é irrelevante contra o Namikaze restando apenas o famigerado Gojō Kibaku Fuda. No entanto:
1. Minato conhece o Edo-Tensei e não iria ficar olhando o Tobirama terminar a invocação. Diferente da versão Guerra onde usava a técnica com o próprio corpo, propiciando uma versão muito mais prática e instantânea, enquanto vivo primeiro ele precisava invocar os mortos pra depois aplicar o jutsu. A invocação dos Edos não é nada simples, é um ritual, como visto no mangá. »
Spoiler :
2. Seria extremamente difícil lotar de explosivos o corpo de um usuário de teleporte, em qualquer hipótese. As fudas precisam ser "puxadas" do corpo Edo e lançadas contra o alvo, e essas fudas não são FTL pra serem tratadas como indesviáveis. As explosões só iniciam quando o alvo está repleto de fudas, sem isso não há explosão, e pra quem é rápido é possível pra evadir tranquilamente. Foi por isso que o Tobirama pediu pro seu irmão imobilizar o Obito, porque mesmo o Uchiha não estando na forma híbrida da Jūbi perfeita, provavelmente falharia a completude da técnica com o alvo em movimento.
3. Além disso, ainda há os riscos que a técnica acarreta para o próprio usuário. A explosão é enorme, então se torna muito complexo sair do raio de alcance mesmo com o Hiraishin, como o @Heisenberg explicou num tópico, tanto que o próprio DB afirma ser impossível o usuário sair ileso ao usar a técnica, uma vez que ela objetiva varrer o campo. Esses são detalhes que não são analisados quando citam esse jutsu, gostam de citá-lo simplificando o processo como se bastasse o Senju jogar as fudas que começaria uma exploração instantânea e inescapável! GKF não é Kami no Shisha no Jutsu, são papéis bombas invocados que precisam ser colados no alvo pra aí sim gerar explosões invocarão outras fudas, pra gerar mais explosões convergentes. É um Jutsu progressivo, não instantâneo.
Shunshin vs Shunshin:
Creio que seja unânime que o Minato é bem mais rápido que o Tobirama. Isso ficou claro quando os Hokage chegaram na Guerra e tal fato foi uma confissão do próprio Senju. Fora a hype em cima do Yondaime tendo seu Shunshin comparado diversas vezes ao de Naruto no Mōdō Chakra das Nove Caldas, feitos contra o Obito, Raikage e Bee, etc.
Hiraishin vs Hiraishin:
Outro ponto que se ignora ao compara-los seria ao desafio que o Senju teria ao enfrentar alguém que explora melhor sua melhor técnica. Minato já inicia o combate espalhando marcações pelo campo através das kunais personalizadas. Como Tobirama usava o Hiraishin? Através do Selo Fórmula marcando o oponente pra combar com o HiraishinGiri, algo claro quando enfrentou o Izuna; E posso ser generoso e considerar que usava clones pra espalhar as marcações pelo campo, não importa, o X da questão é que Namikaze já inicia o embate com essa vantagem. Pra qualquer zona do campo que o Senju se deslocar, haverá uma marcação cuja qual seu rival poderá se mover instantaneamente e lhe surpreender. Ele perderá na questão da quantidade, pois, além de ser mais lento, haverá muitas kunais espalhadas e o Minato também é usuário de Kage Bunshins, contando também com selo fórmula e ainda o Dōrai, isto é, trata-se de um usuário muito superior do Hiraishin, Tobirama estaria totalmente encurralado.
Ofensiva:
Por fim, outro ponto onde o Yondaime é muito subestimado, sendo diversas vezes resumido à Kunais e Rasengan, mas faço questão de lista-la integralmente aqui:
All Rasengan: sendo o criador da técnica, Minato não teria problema algum de utilizar um duplo Rasengan, Ōdama Rasengan ou Chō Ōdama, dado que é uma questão básica envolvendo chakra. Um clone do Naruto na forma base usou a versão mais poderosa do Jutsu que segundo o DB pode destruir uma montanha.[1] Fora que ainda possui o MS como auxílio.
Kuchiyose: Yatai Kuzushi Um mergulho destrutivo e instantâneo que tira o máximo proveito da massa corporal de um Sapo Gigante. Diferente do Doton Otoshibuta, a invocação é executada logo acima do alvo, se valendo da grande força gravitacional de várias centenas de metros de altura, para esmagar seus inimigos.[2]
Kuchiyose Myōbokuzan: E aqui cabe uma variedade de técnicas, Gamayudan, Teppodama, Kawazu Naki, Gamarinshō, enfim, são os parceiros que Minato pode invocar quando a batalha exigir. E sem mimimi, o cara tinha contrato com os Sapos e podia trazer pra campo qualquer um deles, Fukasaku conhecia o Minato, o treinou no monte dos Sapos, portanto, dizer que ambos já lutaram esta longe de ser um absurdo. Acho engraçado nego fanficar que Tobirama têm 10 Edo-Tensei preparados pra criar um GKF do tamanho de Konoha, mas cismar com esse argumento. Tópico é sem restrição e se quiserem desconsiderar a Kuchiyose do Namikaze, a gente desconsidera a Kuchiyose (Edo-Tensei) do Senju.
Taijutsu é Bukijutsu: o estilo do Minato era dar blitz nos rivais e nocaute-los com poucos golpes, kunais ou Rasengans, a partir da força adquirida através da velocidade. Quem estudou física básica sabe que velocidade é igual à força e força é igual à velocidade, então era natural que golpes simples do Relâmpago Amarelo pudessem se tornar letais. Uma golpe de kunai bem aplicado no lugar certeiro pode ser fatal, e, sendo um gênio, Minato sabia muito bem disso. Seu estilo era tão eficiente que superava o taijutsu do Raikage e cortava as caldas do Hachibi como se fossem nada.[3] Por isso, é equívoco subestimar as kunais personalizadas, porque nas mãos de um mestre, sobretudo no estilo do Yondaime, se torna algo bastante perigoso.
Shiki Fūjin: Por fim, essa é outra técnica que não pode ser ignorada como parte do arsenal de forma alguma, pois o objetivo é selar o inimigo, antes de doar sua alma ao Shinigami. Se o adversário for pêgo, independente do que irá acontecer DEPOIS com o usuário do jutsu, ele perdeu. Mesmo tendo Hiraishin, o Shinigami é algo que Tobirama não vê, mesmo tendo Sensor o Shinigami não se sente, isso é prerrogativa daqueles que possuem contrato, é um ataque silencioso que só se percebe quando não se têm mais volta. Sendo atingido por um dos braços do Ceifeiro, o Senju perde, simples. Isso não é empate. GKF também é um Jutsu suicida e não existe esse descaso, todos consideram como perte do arsenal do Tobirama.
PS: e nem preciso me estender aqui na questão intelectual, pois não feria a menor diferença, os dois são gênios.
Resumo:
Minato - Tobirama
Shunshin >> Shunshin
Sensor = Sensor
Shunshin >> Shunshin
Hiraishin Kunais/Fórmula/Clones >> Hiraishin Fórmula/Clones
Rasengans >> Suidanha, Tenkyū e Suryūdan
Hiraishin Dōrai >> Suijinheki
Kuchiyose Sapos >> Kuchiyose Edo-Tensei
Shiki Fūjin = GKF
ENFIM, Yondaime ganhando de goleada neste comparativo.
Escrevi muito, acho que consegui explanar os melhores pontos de cada um. Refutem se forem capazes!
Minato 7/10