O Gaara ta causando uma certa polêmica, principalmente nos fóruns gringos, provavelmente por culpa do Momoshiki ele conseguiu prender o Momoshiki antes mesmo de ser tocado, alguns dizem que foi incrível ele ter conseguido parar o Momoshiki, alguém capaz de enfrentar Naruto e Sasuke juntos, outros já contradizem dizendo que o Naruto estava enfraquecido na batalha contra o Momoshiki, vou dizer o que eu acho... sim Naruto estava enfraquecido, porém ele tem o chakra dos seis caminhos além da bijuu com mais chakra dentro de si, ainda que não estivesse em seu 100%... Naruto ainda tinha muito chakra pra queimar, e Sasuke também não fica muito atrás tendo também metade do chakra do rikudou, acredito que não seja uma dúvida pra todos de que o SUPER Momoshiki é sim mais poderoso do que Naruto ou Sasuke individualmente, talvez não muito mais poderoso... mas sim mais poderoso, porém no quesito velocidade é indiscutível que o Naruto seja mais veloz que o Momo, mas acho que todos concordam que o Momoshiki é sim muito veloz se comparado com shinobis sem algum poder Otsutsuki e que sua velocidade seja no máximo aproximada a do Naruto com o MK2(não na mesma velocidade, apenas aproximada), e o Gaara conseguiu prender o Momoshiki em toda a sua velocidade em direção a ele, pelo menos naquele momento a areia do Gaara foi mais veloz que o Momoshiki(e o Gaara também ja havia sido enfraquecido pelo Urashiki, provavelmente mais nerfado do que Sasuke ou Naruto pois o Gaara só tem o próprio chakra, nem sequer bijuu tem mais) pela lógica desse acontecimento... a areia do Gaara se aproximou da velocidade do Naruto, isso poderia ser explicado com o Gaara usando o estilo vento pra aumentar a velocidade da areia, agora... o Super Momoshiki é considerado um dos personagens com maior força física de toda a obra superando pesos pesados como o próprio Raikage, e a areia normal do Gaara parou o Momo... isso é insano se pegarmos o Gaara de antigamente, sua areia era forte porém lenta, agora tá muito forte e muito rápida, sem contar que mais pra frente ele foi capaz de derrotar o Urashiki pela segunda vez o selando no deserto, sim o Urashiki não estava transformado... mas ainda sim conseguiu derrotar o Sasuke em um momento de distração, e olha que o Gaara estava bastante exausto naquela batalha no deserto, tanto é que desmaiou quase morto depois acredito que ele seja hoje extremamente subestimado porque foi deixado de lado por muito tempo na fase mais importante da obra que foi no Shippuuden e também por causa daquele cabelo horrível, mas em Boruto na minha opinião acredito que ele seja o terceiro shinobi mais poderoso do mundo, porém quase empatado com Sasuke... e acho isso porque durante a obra inteira foi mostrado o Gaara controlando mais quantidades de areia do que o Shukaku, e no Shippuuden o Shukaku por muito pouco não conseguiu selar o Madara com o susanoo e talvez se tivesse mais camadas de areia teria conseguido acabar com a guerra, imagina o Gaara hoje em dia? (Não sei se é capaz de prender e selar um susanoo, não afirmo isso, mas é fato de que pela lógica hoje ele controla quantidades muito maiores de areia do que o Shukaku do Shippuuden que quase selou o Madara de susanoo) Gaara não tem poder destrutivo contra o Susanoo de Sasuke, mas controla quantidades estratosféricas de areia que poderiam no máximo imobilizar o Susanoo por algum tempo, tempo esse o suficiente talvez pra fugir com sua nuvem de areia, caso o Sasuke tentasse um ataque a longa distância com flechas... a areia do Gaara foi capaz de competir com a velocidade do Super Momo, talvez poderia desviar dos ataques do Susanoo de Sasuke, e caso não tivesse a velocidade necessária... o que o impediria de atrasar os ataques do Susanoo com sua areia e usar esse tempo pra desviar dos ataques? não é tão necessário a defesa do Gaara resistir aos ataques quando é possível evitar colisões, é possível o Gaara evitar os ataques do Susanoo do Sasuke sim, mas não de destruir o Susanoo, porém... um grande TALVEZ a areia do Gaara poderia ser o suficiente pra prender o Susanoo e tentar o selar, mas obviamente o Sasuke pode se teleportar pra perto do Gaara e o matar, por isso na minha opinião quase empatam, a única coisa que não tem como argumentar é que o Sasuke conseguiria matar o Gaara com o teleporte, fora isso... é possível argumentar diversas coisas, até mesmo contra o Susanoo do Sasuke,
e contra o Naruto... é mais complicado a comparação pois o Naruto pode lançar rasenshurikens e bijuudamas a longa distância e contra isso não acho que o Gaara conseguiria se desviar e nem ao menos atrasar por ser mais destrutivo, mesmo se desse tempo de desviar... a área de destruição dos jutsus do Naruto são mais grandes que a área de destruição dos jutsus do Sasuke, e caso Sasuke e Naruto não usassem o megazord... apesar da areia do Gaara se aproximar da velocidade do Naruto... a velocidade do Naruto continuaria sendo maior e Naruto poderia facilmente se clonar, sendo veloz em diversos lados diferentes e usando diversos rasengans simultaneamente, fica complicado pro Gaara pensar em reagir, já o Sasuke é bem menos veloz que o Naruto... a areia do Gaara perturbaria o Sasuke em qualquer jutsu que ele tentasse fazer, por isso seria complicado ver o Sasuke usando algum Chibaku tensei, e caso conseguisse... Chibaku tensei não seria nenhum problema pois o Gaara coloca chakra em sua areia, usando a sua areia como uma nuvem de areia ele sairia voando de boa sem ser sugado pra esfera do chibaku tensei, quanto ao Kirin... a areia do Gaara resistiu a magatama do Madara e espadadas do Susanoo do mesmo Madara então não acho que o Kirin seria um problema, novamente o Sasuke teria de apelar para o teleporte e burlar todas as defesas do Gaara e indo parar diretamente na frente do kazekage, com isso... na minha opinião a euforia de alguns fãs do Gaara é justificada, o Gaara pra mim quase alcançou o Sasuke e a única coisa que impede de ser 50% de chances pra cada lado é o teleporte do Sasuke, apesar de que o Gaara sempre foi um counter de Uchihas, mas vamos lá, o que acham?
e contra o Naruto... é mais complicado a comparação pois o Naruto pode lançar rasenshurikens e bijuudamas a longa distância e contra isso não acho que o Gaara conseguiria se desviar e nem ao menos atrasar por ser mais destrutivo, mesmo se desse tempo de desviar... a área de destruição dos jutsus do Naruto são mais grandes que a área de destruição dos jutsus do Sasuke, e caso Sasuke e Naruto não usassem o megazord... apesar da areia do Gaara se aproximar da velocidade do Naruto... a velocidade do Naruto continuaria sendo maior e Naruto poderia facilmente se clonar, sendo veloz em diversos lados diferentes e usando diversos rasengans simultaneamente, fica complicado pro Gaara pensar em reagir, já o Sasuke é bem menos veloz que o Naruto... a areia do Gaara perturbaria o Sasuke em qualquer jutsu que ele tentasse fazer, por isso seria complicado ver o Sasuke usando algum Chibaku tensei, e caso conseguisse... Chibaku tensei não seria nenhum problema pois o Gaara coloca chakra em sua areia, usando a sua areia como uma nuvem de areia ele sairia voando de boa sem ser sugado pra esfera do chibaku tensei, quanto ao Kirin... a areia do Gaara resistiu a magatama do Madara e espadadas do Susanoo do mesmo Madara então não acho que o Kirin seria um problema, novamente o Sasuke teria de apelar para o teleporte e burlar todas as defesas do Gaara e indo parar diretamente na frente do kazekage, com isso... na minha opinião a euforia de alguns fãs do Gaara é justificada, o Gaara pra mim quase alcançou o Sasuke e a única coisa que impede de ser 50% de chances pra cada lado é o teleporte do Sasuke, apesar de que o Gaara sempre foi um counter de Uchihas, mas vamos lá, o que acham?