Masked escreveu: Não entendi o motivo dos comentários, colegas, é uma técnica do Jiraiya que está acessível a qualquer momento. Jiraiya, além do pouco tempo de tela, nunca enfrentou um adversário semelhante ao Deidara, que voa, esta é uma técnica que cai como luva para enfrentar o Akatsuki. Sasuke usou Fūmas Shurikens poucas vezes na obra, mesmo com um tempo de tela muito superior ao Sannin, mas o utilizou para levar Deidara ao solo assim que possível
[1].
Jiraiya nunca usou o Yatai Kuzushi para finalizar?
Spoiler :
"A píton é
eficientemente atacada de cima, pega pela queda do sapo gigante."
Se isso finalizaria Deidara ou não é discutível, no entanto, não vejo técnica mais eficaz no arsenal do Jiraiya do que essa para pegar um adversário voador e levá-lo para o chão, área onde ele terminaria o serviço com facilidades.
Está, assim como está acessível ao Naruto também. A técnica nunca foi tratada como: "Yatai Kuzushi GG". Existe um motivo óbvio pelo qual Naruto precisou primeiro restringir a mobilidade do inimigo. No momento que o oponente perceber uma sombra gigante acima dele, ele vai sair dali. Inclusive foi o mesmo que Deidara fez para escapar do Sabakurou, técnica mais difícil de lidar que essa.
Sem contar que essa definitivamente não é uma técnica perfeita para enfrentar um inimigo que luta a longa distância como o Deidara, afinal essa não é uma técnica a longa distância. Me parece que você está interpretando o uso da técnica como Jiraiya lutando no solo contra Sasori e invoca um sapo gigante acima do Deidara atacando a distância. Não é assim que a técnica funciona. O Yatai Kuzushi não é nada mais que uma invocação no ar quando o usuário está acima do inimigo. Para isso Jiraiya precisaria se aproximar de Deidara, se posicionar acima dele e invocar o sapo com o Deidara abaixo deixando a gravidade fazer o trabalho e torcer para que Deidara não seja rápido o suficiente para sair debaixo do ataque (o que ele é).
Sem dúvidas tem técnicas muito mais eficazes do Jiraiya para esta luta.