Fortaleza Vermelha escreveu: Acho que é mais porque a Hinata é a pretendente peituda para o Naruto,este que por sua vez é um personagem para o grande publico,composto por meninos, se identificarem.Tsunade e Samui são mulheres mais velhas,nunca foram uma possibilidade de par romântico para o Naruto.
Pode ser, mas isso não muda o que eu falei. A Hinata só se tornou peituda no Shippuuden, sendo que sua popularidade disparou no clássico.
Definitivamente não é esse o pensamento da maioria dos fãs da Hinata,tudo o que eles tem em mente é que ela é apaixonada pelo Naruto,o garoto que ninguém liga.Não se importam do porque ela gostar dele,eles não param pra pensar no que ela viu nele.
É claro,não acredito que todos os fãs dela sejam tão fúteis assim,mas grande parte infelizmente é.Basta entrar em qualquer comunidade de Naruto e você vai ver o fenômeno.
Isso está mais para experiência própria sua ao se deparar com uma minoria barulhenta. É a mesma coisa de sumarizar os fãs de anime/mangá olhando subredits.
De qual característica está falando,ela ser apaixonada?Não acho que a maior característica da personagem consistir em ser apaixonada por alguém,seja uma coisa boa.
Não exatamente ser apaixonada, me refiro ao porque disso ocorrer. Sakura no clássico tem como principal característica ser apaixonada pelo Sasuke, porém se você analisar a Sakukura(e a Ino), vai ver que não foi apresentado nenhum motivo para se gostar do Sasuke. Não há uma história aí.
No caso da Hinata, ela gosta do Naruto porque o vê como uma inspiração. A história da personagem é de uma pessoa tímida com pouca auto-confiança que deseja criar coragem e mudar a si mesmo.
Isso é mantido no clássico, porém o Shippuden é o problema, não só para a Hinata, mas para vários outros personagens que foram escanteados e tiveram seu desenvolvimento deixado em segundo plano. Mas se for apaixonado fosse a principal característica a primeira preocupação da Hinata deveria ser tipo o da Sakura no começo de "Será que o Naruto-kun gosta de mim?" e não é.
Essa é a história da personagem a qual me refiro, e é natural que muita gente não se interesse. E sim, ser apaixonada pelo Naruto é parte da história também, porém não há nada que torne isso uma coisa ruim. O ponto que estou levantando aqui e onde discordo sumariamente do Joe é o motivo pelo qual ela é popular e sobre gostar do Naruto ser uma regalia.
Mas sobre a regalia citada,devo concordar.Se para ser um personagem muito querido você deve endeuzar o protagonista,então realmente isso se torna uma regalia.Não importa que a Sakura tenha mais tempo de tela,ela está sempre se autossabotando ao bater no Naruto
Definitivamente não acho que a Sakura se "autossabota sempre" ao bater no Naruto. Primeiro que isso nem acontece sempre. São ocorrências corriqueiras, aqui e ali. Segundo que é mais no intento de ser uma cena cômica de um estilo peculiar de humor japonês, então de todas as reclamações sobre a personagem, "bater no Naruto" para mim sempre foi a mais tola.
Joe Heartfilia escreveu: @Black-kun [justify]Não existe nenhuma contradição. Iruka não é uma mulher, como ele vai ser peituda?
WHAT?
Você não entendeu o que eu disse(por alguma razão). A contradição está em dizer que Hinata é popular porque ela reconheceu o Naruto no começo(como o Iruka) e por ser peituda, sendo que ela se torna peituda muito tempo depois depois de já ter se tornado popular.
Eu nunca disse que a Hinata era única e exclusivamente popular por ser peituda. Eu disse que isso é um fator que contribui, o fato de ela ser apaixonada pelo protagonista E ser peituda.
E é onde eu discordo fortemente de você. A propósito, gostaria de agradecer por ter comentado sobre Bleach, pois me lembrou de um exemplo que te refuta completamente: Inoue Orihime.
A Inoue é uma personagem que é apaixonada pelo protagonista e que é peituda. Será que ela é popular por isso? Pois até onde eu sempre vi a Rukia sempre esteve anos-luz à frente dela e a Inoue inclusive sofria do mesmo hate jogado contra a Sakura.
Como eu disse antes, existem várias personagens que são apaixonadas pelo protagonista e não são populares. A verdade é que as pessoas gostam da ideia de Hinata como par do protagonista porque gostam da Hinata, e não gostam da Hinata por ser par do protagonista como você tenta afirmar. Já o comentário sobre metade da popularidade da personagem ser porque ela é peituda é só um jab gratuito para desmerecer a personagem e que não condiz com a realidade. Se a Hinata não se tornasse peituda no Shippuuden as pessoas continuariam gostando dela. Prova é a Rukia que é tábua e é uma das personagens femininas mais populares.
Não só eu acredito isso, como o próprio Kishimoto mostrou acreditar também, pois em determinada entrevista quando o entrevistador diz que o personagem predileto dele era a Hinata, o Kishimoto[...]
Como disse antes, já vi você usar esse mesmo argumento tenebroso numa discussão com o Shinobinokami, porém na época andava muito atarefado para comentar sobre. A forma como você interpretou isso é apenas parte do teu hate(consciente ou inconsciente pela personagem). Qualquer um que veja isso consegue entender que o Kishimoto fez apenas uma brincadeira e isso em nada reflete o real pensamento do autor.
Basta dar uma procurada rápida e vai ver que o Kishimoto chegou a afirmar em determinada situação(duas distintas) que a Hinata seria sua personagem feminina favorita:
*MK = Masashi Kishimoto / *Q = Question
Q: Who is your favorite female character and why?
MK: Does this mean within my own Naruto or?
Q: Yeah.
MK: I’m kind of a little shy of having to mention a character that I myself created… Uhh… I guess maybe I should say Hinata. Yeah, I think I’ll go with Hinata.
Q: Why?
MK: Why? I guess because she’s not violent at all.
*staff laughing*Kishimoto em nenhum momento atribui peitos aí (novamente, se fosse o caso diria Tsunade), a fala dele atribui esse gostar à sua personalidade gentil.
(Fonte para os fiscais de fake news. Aos 25min - https://www.viz.com/blog/posts/sj-podcast-kishimoto-sensei-special)
Em geral, peitos grandes entra como fator que torna a personagem feminina atraente/sexy,e isso tem seu peso diante do público masculino. É bem comum ver o fandom masculino falar da beleza das kunoichis quando tá falando sobre as que mais gosta (e citar o corpão), e assim, a Hinata ganha bastante notoriedade diante do público masculino heterossexual.
Você não está exatamente errado, mas o público masculino exalta a beleza justamente das personagens que eles já gostam. Pega obras como One Piece ou Fairy Tail em que as mulheres são 90% iguais mudando só o cabelo e os olhos e vai ver o que eu digo.
Em contra-partida, se você pegar o público masculino gay, a Sakura deve se sobressair à Hinata. No LDRV, por exemplo, quando fizeram um tópico perguntando qual era a personagem predileta de Naruto, a Sakura foi a mais citada de longe. A gente tem pessoas relevantes do meio LGBTQIA+, como a gamer e cantora Danny Bond e a Pabllo Vittar citando a Sakura como o personagem de Naruto que elas têm como predileto.
Interessante trívia, mas entra no que eu já imaginava. O motivo do sucesso da Sakura com esse tipo de público é que ela é a única presença feminina naquele meio. Como já dissemos, Naruto é o personagem feito para para o público alvo "shounen" se identificar.
Com isso você está me dizendo que o público masculino gay preferia a Hinata à Sakura até o início do Shippuuden, daí quando a Hinata ficou peituda eles disseram "Nope. Agora a Sakura virou minha preferida"?
Tenho certeza que não. Esse público já gostava do Sakura no começo, assim como o público que gosta da Hinata já gostava dela antes de chegar a puberdade.
Não acho muito justo citar o Lee, pois não acho que ele tá no patamar da Hinata ou, no Japão, do Iruka em popularidade; Lee foi gigantesco no clássico, mas a falta de destaque fez ele perder espaço.
Como assim injusto citar o Lee? O que me refiro é a isso daqui:
A popularidade de Rock Lee e Hinata dispararam na mesma época, que foi a do exame chuunin. O motivo de muita gente gostar deles é justamente a partir daí. Kishimoto nunca esperou que Lee se tornasse tão popular, Lee acabou sendo completamente ofuscado e qualquer brilho que seu personagem pudesse vir a ter foi totalmente apagado para dar espaço ao Guy, que basicamente cumpre o mesmo propósito. Mas o fato da popularidade de Lee e Hinata subirem no mesmo período não é coincidência. Foi aí que eles passaram a ser personagens queridos.
Eu entendo muito de suas críticas e da sua visão, concordo em vários aspectos, mas também sei que se a Sakura tivesse uma personalidade igual, porém fosse apaixonada pelo Naruto e não pelo Sasuke desde cara, ela já seria muito mais aceita. E essa é a regalia que a Hinata tem, como você disse: "estender" a mão para o Naruto fisga, por tabela, a afeição do público.
Ou seja, você basicamente está dizendo que se a Sakura fosse uma personagem diferente do que ela foi ela poderia ser mais popular? Isso não é... óbvio? A principal característica da Sakura no clássico é ser apaixonada pelo Sasuke.
Seu conceito de regalia é meio deturpado. Se for assim a popularidade de Kakashi e Jiraiya é resultado de regalia também. E se for seguir sua lógica, então Konohamaru deveria ser super popular também, não? Afinal depois do Iruka ele foi o primeiro personagem a reconhecer o Naruto.
Isso de a Sakura ter sido "babaca", acho que vai muito de contexto (do contexto do anime exclusivamente), porque não vi ela sendo realmente babaca com o Naruto no mangá em nenhum momento do clássico mesmo quando não gostava nem um pouco dele.
O anime realmente exagera mais nisso, mas tem certeza que isso não ocorre em nenhum momento mesmo?
Parece bem babaca para mim... :
E sim, você vai dizer que essas são cenas do começo do mangá e eu vou dizer que sim, você está certíssimo. O problema em questão é que quando você introduz uma personagem e a apresenta inicialmente como antipática, você precisa ter o trabalho de desconstruir essa imagem para o leitor. Na caso da Sakura ela vai passando pouco a pouco a fazer isso, porém a maioria dessas cenas não tem impacto bastante para desbancar a imagem inicial e tem o agravante do fato de que a Sakura continua aparecendo muitas vezes apenas no papel de fangirl do Sasuke. O desfecho no país das ondas, o desfecho no exame chuunin e o início do arco do resgate do Sasuke são momentos que ainda passam a impressão para o leitor de que a Sakura se importa mais com o Sasuke do que com o Naruto(Algo que felizmente isso muda ao fim do clássico e início do Shippuuden), porém acaba sendo algo difícil de consertar o estrago que foi feito.
Isso de "a primeira impressão é que fica", no fundo, é só uma máxima que ilustra como muita gente tem um olhar raso para acompanhar narrativas, principalmente no que diz respeito às narrativas de personagens que têm personalidade que as incomoda.
Eu não tenho muito conhecimento em GoT, então não posso opinar muito, mas isso que você falou é verdade mas não vale só pra quem é hater. Isso de a primeira impressão vale para os personagens que gostamos também. Se eu te perguntar em qual momento você deixou de detestar a Sakura e passou a gostar dela, qual seria sua resposta? Eu certamente imagino que não é o seu caso e que você já gostava ou simpatizava com a personagem desde o começo. O que ilustra ainda mais isso é o fato de você ter deletado da mente os momentos que a Sakura foi babaca que eu listei anteriormente. Isso é um compartamente extremamente natural nas pessoas. Temos a tendência de relevar pontos negativos de pessoas que gostamos e ressaltar os das pessoas que desgostamos.
Outro ponto é que o problema em questão é a Sakura mesmo. Não apenas no sentido de ter uma personalidade que desagrada essa parte do público, mas sim que a princípio ela não tem nada de interessante a oferecer. Sua evolução vai acontecendo aos poucos e a essa altura essas pessoas já não tem mais interesse em acompanhar a Sakura, nem boa vontade para fazê-lo com escrutínio. O fato de que esse é um mangá de luta e a Sakura não ter lutas interessantes, habilidades especiais e ficar boa parte de escanteio ou servir para ser a donzela em perigo é algo que a prejudica muito.
No caso da Sakura, ainda parece que ela desperta uma dor terrível nos "nice guys": muitos homens projetam as rejeições vividas na vida real por meninas que eles gostavam e não corresponderam em cima dela. Todo mês no twitter surge um cara dizendo "Eu até gostaria da Sakura se ela não fosse uma vaca que rejeita um bom homem para se dedicar ao mais popular e bonito...", ou algo do tipo, rs.
Corretíssimo. Ao lermos ficção sempre procuramos mesmo que inconsciente personagens para nos identificarmos. Não apenas há a questão de identificação, mas também a projeção. Esse é o motivo pelo qual personagens "fodas" e "másculos" fazem sucesso com o público masculino.
Infelizmente essa questão de projeção pode acontecer com qualquer um personagem, um exemplo é esse tópico que estamos comentando onde é o Ellos projetando frustrações da vida pessoal para hatear a Hinata dizendo que ela é uma má esposa.
Por fim, é importante frisar que aparecer mais por si só não dá regalia à Sakura, o que daria regalias seria aparecer E ser aproveitada em ação. As lutas têm um fator importante em shonen, pois, além do boneco mostrar poderes legais - o que já chama a atenção do público -, muitas delas estão atreladas às motivações dos personagens, à história que está sendo contada sobre eles; em suma, é muito importante para o público dar valor aos personagens, e, nisso, a Sakura não teve o destaque de personagem principal.
É engraçado essa parte do teu texto reconhecendo a importância disso ao mesmo tempo que não atribui isso à popularidade da Hinata.
Para muitas pessoas Neji x Hinata e Rock Lee x Gaara são as melhores lutas da primeira parte do exame Chuunin. Em contrapartida, já vi muitas pessoas falando que Sakura x Ino era a luta que menos gostavam.
A princípio Kishimoto deu destaque a todos os Konoha 12 (digo Konoha 11) eventualmente. Acontece que o destaque que a Sakura recebeu não cativou tanto o público nesse momento. (Sejamos sinceros, sua participação na floresta da morte é muito mais memorável que nas eliminatórias). No caso da Hinata foi justamente esse momento que a tornou popular.
Ainda assim a Sakura teve bastante destaque no início do shippuuden(quando estava sendo bem desenvolvida) e ao final da obra (quando o Kishimoto resolveu fingir que estava desenvolvendo a Sakura esse tempo todo).
No fim das contas Sakura continua com regalia de ser a heroína e ter muito tempo de tela por ser uma integrante do Time 7. Será que ela seria tão popular assim se continuasse apaixonada pela Sasuke, mas fizesse parte de outro time? Se fosse a Ino e não a Sakura a integrante feminina do Time 7. Será que a Sakura continuaria sendo a personagem favorita da Danny Bond e Pablo Vitar? Está aí um ponto a se considerar.
Mas eu ratifico o que eu disse: a Hinata tem a regalia de ser aceita facilmente e sem precisar de nenhum esforço, enquanto a Sakura sofre rejeição em tudo, a ponto de certas pessoas aparecerem condenando até os socos de alívio cômico que ela dá no Naruto. Traçando um paralelo direto, a Rukia vive batendo no Ichigo, também humoristicamente, e nunca recebeu hate por isso.
Aí você percebe que não dá só pra simplificar personagens baseado em um coisa. Não é porque personagem x recebe hate por bater no protagonista que personagem y vai receber. Da mesma forma que não é porque personagem x que gosta do protagonista é popular que personagem y vai ser.
A Elizabeth de Nanatsu no Taizai, coitada, é peituda e gosta do protagonista e isso não a impede de sofrer hate.
Mas existem certas tendências mesmo. Esse tipo de personagem mais "violenta" acaba ficando mais propenso a sofrer hate.
Sakura x Hinata é a repetição do duelo OG Asuka x Rei.
Já que eu entrei no assunto Bleach, a personagem Hinamori, que é um personagem pequeno dentro de Bleach, sempre fica bem colocada nas enquetes de popularidade do Japão, inclusive fica na frente da Orihime, Sado, e de vários capitães do Gotei 13 (na última, ela ficou na frente do Byakuya, por exemplo) porque ela tem um vínculo forte com um personagem que é muito popular no fandom de Bleach do Japão: o Hitsugaya. E de certa forma algo similar ao que acontece com ela ocorre com a Hinata também.
Ou também pelo fato de que a Hinamori se enquadra nesse perfil de personagem simples e comum que é popular no japão, mas não aqui no ocidente.
Apenas pergunte-se em que posição a Rangiku, que também tem um vínculo com o Hitsugaya (com o bônus de possuir peitões duas vezes o tamanho da Hinata), se encontra.
Não tô dizendo que ela não tem suas qualidades, mas seu amor pelo Naruto, dentro do contexto criado, foi um motor muito forte que impacta sua popularidade até hoje, junto com outros fatores que eu citei (peitos) e um background bom.
Realmente, mas o que você está querendo dizer é que a popularidade dela se deve muito mais aos peitos e ao Naruto do que à personagem em si. É isso que você quer dizer quando diz
"Não sei qual é "a graça" de enaltecer a popularidade da Hinata, se metade da popularidade dela vem por ser apaixonada pelo Naruto e por ser peituda."Mas uma coisa que eu tenho que concordar com você é que eu não vejo graça em enaltecer popularidade de persogem. Eu tenho ciência porém, que em brigas de fanbase o que importa é mostrar que sua personagem é superior à outra usando todos os meios alcançáveis.
OBS: Não acho que o Sasuke decaiu em popularidade. A pesquisa de popularidade de Boruto feita pela Viz Media é uma votação popular on-line em que fandons podem votar várias vezes; divulgaram a pesquisa no twitter e o fandom da Hinata se dedicou; o Sasuke obviamente é mais popular que ela no geral.
Faz sentido então. Basicamente é uma votação BBB. Nesse caso só acho estranho porque os fãs da Sakura definitivamente se mobilizariam também.
O que eu fico feliz é que tem uma nova onda pessoas que nunca leram Naruto e que estão lendo agora e que, pelos feedbacks, não odeiam a Sakura. Vários colocam ela entre as kunoichis prediletas e aqueles que desgostam não possuem o hate que se vê com a personagem "dentro do nicho".
Acho que a idade é um fator fundamental também. Muita gente leu Naruto quando era mais nova, então está mais propensa a entrar naquele grupo de pegar antipatia exagerada por determinado personagem e naquele outro grupo de "hatear a Sakura se tornou cool". Hoje é mais comum ver alguém que se decepciona com a forma que o autor escreve a personagem do que com ela em si.
Mas lembrou-me de um caso engraçado em que o Sean(Um dos maiores YTbers mundialmente) fez um vídeo pedindo desculpa por uma opinião impopular que ele tinha tido sobre Naruto e no fim das contas ele só expressou sua opinião genuína sobre o que achava dos personagens até aquele momento.
O ataque massivo do enxame de fans da Sakura xingando e spoilando o resto do anime todo fez ele pensar que aquela era a maioria.