Segundo alguns, Itachi sola deus e o mundo... Sendo assim, por quê o mesmo não destruiu a Akatsuki? Ele é pra alguns mais forte que Obito a ponto de ameaçá-lo com um Ultimato (que pra mim e pra 'efeito Panini' (vol. 43) soou mais um acordo e negociação), mais forte que Nagato (quando usam a justificativa Yata + Totsuka), mais forte que os Sannin (a ponto de pra eles, os três e nada pro Itachi significam o mesmo). Sendo assim, ele podia muito bem acabar com toda a organização facilmente
Uma negociação? Se era por que Obito deu a palavra dele, e ele é um homem de palavra, então por que ele invadiu Konoha depois da morte do Itachi?A palavra dele (Obito) era de que não enconstaria em Konoha, isso não deveria mudar mesmo depois da morte de Itachi. Sobre a Akatsuki eu já dei a minha opinião, a maioria aqui já sabe. Pra mim o Topo da Akatsuki é :
1° Pain (6 path), 2° Itachi (Doente), 3° Obito (MS). , Por mais que Itachi poderia acabar com boa parte da Akatsuki, ele teria que começar com o baixo escalão, seria demorado, arriscado, e desvirtuaria o seu plano principal, a encenação de que Itachi era o pior mal do mundo, para que ele morresse dessa forma para seu irmão, e então Sasuke se tornaria um Heroi. Destruir a Akatsuki nunca foi objetivo de Itachi, entregar informações a Konoha e proteger Konoha das sombras, era um bonus, seu objetivo principal já havia sido cumprido com a morte dos Uchihas, agora era cadenciar para que seu Irmão chegasse até ele e o matasse antes dele morrer para aquela doença misteriosa.
Agora Itachi conseguiria destruir a Akatsuki toda? Talvez.
Se fosse todos de uma vez, é obvio que não, ainda mais com suas condições fisicas.
Se fosse um por vez, talvez sim... mas os membros não iriam ficar apenas olhando Itachi passar o vapo em um por um, eles iriam agir.