FrutosDoMar escreveu: O fato dele não ter feito grande uso em batalha por falta de necessidade, não significa que ele não possua ou não possa usar.
Eu estou apontando a faca de dois gumes que usaram a favor do protegido aqui. O Toba pode se valer de não-mostrados, outros personagens não.
- Tobirama sentiu chackra do Madara, mesmo em meio ao chackra do Naruto.
Irrelevante para lutas e não era uma situação de combate. Isso só significa que ele reconheceu o chakra do Madara à distância.
- Soube exatamente o clã da Karin apenas pelo chackra.
Irrelevante para lutas e não era uma situação de combate. Isso só significa que ele conhece a assinatura de chakra dos Uzumaki. O Hiruzen faz igual com o Toomegane.
- Perseguiu Hashirama ocultando seu chackra.
Irrelevante para lutas e não era uma situação de combate. Prove que o Tobirama perseguiu o Hashirama dessa forma e prove que o Hashirama sequer estava usando sensor para ir até o Madara.
- Conseguia saber a exata posição do Naruto, mesmo com o chackra dele sendo consumido pelo Shinju.
Irrelevante para lutas e não era uma situação de combate. O Hiruzen fez igual e não é um grande sensor.
Não faz sentido nenhum afirmar que ele tem todas essas capacidades sensitivas, inclusive reforçadas pelo databook, mas não poderia usar em batalha sem explicar porque ele não poderia utiliza-las.
É evidente que Kishimoto reforçou muito as habilidades sensoriais do Tobirama como um ponto forte do Hokage, o próprio Minato com KM2 ativo não conseguia ter essa percepção continua.
Não tem nada de evidente. O Tobirama não tem nenhum feito relevante de sensoriamento em combate. Assim como tudo que vocês acreditam sobre ele, não passa de wishful thinking.
E ainda tem a questão da intuição certeira... Tobirama conseguiu perceber que Obito fazia uso de Onmyouton apenas observando aspectos do combate e deduzindo falas do Obito, qual seria a reação do Tobirama ao perceber que está enfrentando um Uchiha com MS e este esta concentrando chackra em um de seus olhos? Porque nesse momento ele se manteria frente a frente a Itachi com contato visual? O cara pode simplesmente desaparecer do foco de visão do Itachi sem nem precisar fazer selo.
O Tobirama não deduziu nada, o Obito disse com todas as palavras:
EU ESTOU USANDO O PODER DO ANCESTRAL DE TODOS OS SHINOBI.Mas o último que tentou "deduzir" os passos do Itachi errou feio.
Nagato: "Não era o Amaterasu!?"
Essa é a estratégia mais idiota que um personagem tão inteligente poderia usar: lutar por intuição e dedução. É quebrar totalmente o personagem do Tobirama para manter sua narrativa.
Parafraseando você: "É evidente que Kishimoto reforçou muito as habilidades contra-genjutsu do Orochimaru como um ponto forte do
Otokage colocando-o frente-a-frente com o Kakashi"... entretanto, foi feito de pato pelo Itachi.