Itax escreveu:A verdade é que o Tobirama é uma espécie de Leonardo Da Vinci, o cara arriscou em várias áreas do conhecimento e se saiu bem em muitas delas. Mas a pergunta é, a capacidade de inventar jutsus, é o requisito principal para ser considerado mais genial que o outro?
Ele não só se arriscou em várias áreas como triunfou em todas, ele é classificado como o personagem que mais se aperfeiçoou com trabalho duro na obra:
Além do mais ele além de esforçado possui uma genialidade que sempre foi reforçada quando o mesmo conseguia analisar completamente o campo de batalha mesmo após ter chegado recentemente, ajudando e dando suporte ao Naruto, Sasuke e Minato de forma onde os mesmos foram salvos inclusive graças as estratégias e ações rápidas do Tobirama, inclusive o próprio Databook reforça esse alto intelecto em batalha:
Além disso ele era conhecido por analisar seus adversários e atacar em pontos fracos ou até que o inimigo baixasse a guarda, temos como por exemplo Izuna que na época era o segundo uchiha mais poderoso e foi morto após inúmeras batalhas contra o Tobirama, Madara também só não foi morto porque conhecia e também já tinha visto as técnicas do Tobirama e também possuía atributos upados pelo modo sábio.
Sem contar que o Tobirama deixou um legado que se estende até hoje, não apenas sobre ter a vontade do fogo, ele revolucionou o mundo com suas criações, sendo algumas dessas utilizadas em todo o mundo, temos a Anbu, Academia Ninja, Força Militar de Konoha... Ele criou jutsus e habilidades que foram criadas do zero pelo mesmo por meio de pesquisas, com base nas criações dele ninjas atuais se tornaram os maiores do mundo devido a usos e melhoramento de técnicas criadas pelo Tobirama.
Foi também graças a ele que o os senjus sempre estiveram em alta enquanto ele se manteve vivo, ele foi a causa por trás de negociações políticas, braço direito do Hashirama e futuro kage que só melhoraria tudo:
Spoiler :
Concluindo eu acho que o Tobirama se enquadra sim como o personagem mais genial da obra, até porque o termo "genialidade" é dito como uma capacidade mental alta capaz de dominar várias áreas:
Eu concordo que o Itachi possui uma capacidade mental tão grande quanto, mas nesse quesito genial geral onde se precisa ser efetivo em diversas áreas de atuação eu vejo o Tobirama como superior, ele esteve presente e se faz presentes com suas ideologias, com suas políticas, com suas técnicas, com seu jeito ninja... Enquanto o Itachi deixou seu legado porém teve uma participação gigantesca e que sempre será lembrada, porém ao meu ver se enquadra mais em uma genialidade individual, já o Tobirama teve algo mais múltiplo, várias facetas criadas e originadas de esforço próprio.
Itachi tem suas grandezas inegáveis não tem como negar, porém até então ele possui técnicas e jutsus que o mesmo foi agraciado, como genjutsus do MS, Ninjutsu do MS, Doujutsu com porta para diversas possibilidades(para um gênio), espada totsuka e espelho yata que nem sabemos a origem e como ele os conquistou, mas eu não vejo o Tobirama sendo dependente do clã senju ou de habilidades próprias, assim como não vejo o Itachi chegando tão longe ou deixando uma marca tão grande na história da obra assim como o Tobirama deixou.
Se ele poderia fazer melhor sem seu doujutsu, triunfar em diversas áreas do mundo ninja(educação, criação, política, ideologia...) de uma forma melhor eu estou aberto a visualizar os seus pontos sobre.