É o segundo tópico desses. O primeiro foi exagerado, chegou a 36 páginas. Bem, de lá para cá, minha opinião ainda não mudou. Eu copiei meu argumento do outro tópico e vou colá-lo aqui, claro, com algumas alterações:
Se fosse para argumentar seguindo o padrão da história do Mangá, Minato venceria com certeza. Por exemplo: se essa luta realmente acontecesse no Mangá, Minato solaria o Itachi. O que acontece, é que quando Kishimoto faz as lutas, ele não fica analisando as condições e o local da batalha, os efeitos dos Jutsus e tal, assim como fazemos aqui. Ele escolhe o resultado pensando sobre o que essa vitória afetaria na história, vendo qual dos personagens tem uma reputação melhor, coisas assim.
Sasuke é um belo exemplo e prova de que ele faz isso. Em "Sasuke X Deidara", não havia a menor chance dele escapar do C0, sem Chakra nenhum, não havia nada que ele pudesse fazer, mas se o Kishimoto fizesse o Sasuke morrer, a história do Mangá seria totalmente afetada e teria de ser mudada, por isso ele decidiu apelar para o famoso Kishimoto no Jutsu. Por causa desses fatos, muitos consideram o Deidara mais forte do que aquele Sasuke.
Mas aqui, nós não podemos apenas escolher o resultado e, como resposta, dizer: "Minato vence pois ele é mais respeitado pelos outros, tem uma reputação melhor e tal", nós temos que analisar todos os Jutsus dos personagens, o que um poderia fazer para burlar o outro e, finalmente, chegar a uma conclusão sobre o resultado. Se você analisar essa luta muito bem, com a mente muito aberta, você verá que Itachi tem chances sim de vencer Minato.
Muitos falam: "Tsukuyomi e outros Genjutsus não funcionam, já que Minato poderia lutar olhando e prevendo seus movimentos pelos pés", mas se fosse apenas isso, qualquer Genin poderia facilmente evitar de ser pego pelo Tsukuyomi ou por Genjutsus oculares. Para executar tal coisa, é preciso ter MUITA habilidade, treino, experiência e tal. Na minha opinião, os únicos que podem fazer isso com perfeição são: Gai, Hashirama e alguns outros Senjus, pelo fato de sempre lutarem contra Uchihas. Claro, isso sem contar o Naruto, Jiraya, Karin, Shee e outros Ninjas que possuem habilidades sensoriais.
Infelizmente para o Minato, sabendo ou não, ele seria obrigado a fazer isso. Prestem atenção, essa é uma de suas desvantagens. Minato, que não possui habilidade nenhuma em lutar adivinhando os movimentos do inimigo através de seus pés, não seria capaz de lutar por muito tempo contra o Itachi, já que ele não saberia qual seria o seu próximo movimento e poderia ficar também vulnerável a ataques vindos fora de seu campo de visão, que consiste em tudo que se localiza abaixo da cabeça de Itachi, em um ângulo de, aproximadamente, 180°.
Fora que o Itachi já se precaveu contra esse tipo de coisa. Assim como mostrado em sua luta contra o Sasuke, ele tem vários meios de colocar o inimigo em um Genjutsu. Ele poderia usar corvos, Kage Bunshins ou até mesmo Shurikens como distrações e, em uma única troca de olhares, instantaneamente ativar o Tsukuyomi e colocar seu inimigo em tal Genjutsu, assim como ele fez com o Sasuke. Além disso, ele ainda tem o Yubi no Genjutsu, Genjutsu que Minato desconhece e que seria muito problemático.
O Minato pode sim escapar do Amaterasu, mas claro, dependendo da situação da batalha. Aqui, Itachi sabe que Minato é um Shinobi MUITO poderoso, conhecido principalmente por ser MUITO rápido, então ele não sairia atacando Amaterasu que nem um doido retardado, assim como o Sasuke faz. Ele é tão inteligente quanto o Minato, ele poderia criar vários tipos de estratégias para acertar o Amaterasu no Minato. Aqui, tenho um tipo de estratégia que ele poderia utilizar contra o Minato para conseguir acertá-lo com o Amaterasu, vou descrevê-la:
- No Naruto Clássico, em sua luta contra o Kakashi, Itachi mostrou, além do Katon, capacidade para usar o Suiton. Usando ambos elementos, Itachi poderia executar vários tipos de combos. Agora, vocês sabem o que acontece quando se ferve a água usando fogo, não? A resposta é fácil: se cria o vapor. Itachi poderia criar uma pequena onda de Suiton e, após isso, lançar uma de suas bolas de fogo gigantes na água, criando assim, vapor. Com a maestria que possui em Ninjutsu, Itachi poderia criar uma quantidade suficiente de vapor para "cegar" temporariamente o Minato, que já estaria com a visão limitada. Com o Minato "cego", Itachi poderia acertar o Minato com um Amaterasu sem problemas nenhum, já que o mesmo não poderia reagir ao que não consegue ver. Resumindo bem, o Itachi criaria uma espécie de Ninpou - Kirigakure no Jutsu pirata, mas claro, ele não teria a mesma intensidade do original, mas vale o esforço.
No começo do Shippuden, Sasori enfrentou Sakura e Chiyo. Uma coisa lá me chamou atenção: após ter a marionete do Sandaime Kazekage destruída, Sasori começou a usar o poder dos seus pergaminhos. Um daqueles pergaminhos concedia para ele a habilidade de atirar jatos de fogo pelas mãos. Quando Sasori usou tal técnica, Sakura contra-atacou atirando uma Kunai, que foi facilmente derretida pelo jato de fogo do Sasori antesmesmo de chegar em seu alvo. Lembrando disso, me veio uma ideia na cabeça: e se o Itachi, quando surgir uma oportunidade, soltar um de seus Katons nas Kunais do Minato, as derretendo e, consequentemente, derretendo o Selo de Teletransportação que nela se encontrava, diminuindo assim, o local de teletransportação do Minato.
Itachi vence, 5.75/10.0.