Eu queria entender uma coisa sobre os ateus. Eles não tem religião mas acreditam em algum deus? Pois para mim isso é possível, a religião e muito modificada por nos mesmo e acaba se perdendo, no final das contas vale e a fé.
Para mim o difícil para um ateu que não crê em algo maior é quando tudo parece perdido, quando em sua vida ate a esperança e questionada, em que eles vão se formar, em eles próprios, usando, ao invés de pedir, o agir?
Pode ser o certo, mas não ter uma base para pedir, questionar ou até temer deve ser complicado.
Claro que não acreditam em nenhum Deus, eles simplesmente não tem religião, ou seja, não creem em nada sobrenatural, ou coisas do gênero, tanto que consideram a Bíblia, como algo fantasioso.
Ah, e se falar de paganismo, é oooutra coisa, é um tipo de crença, mas é diferente.
E todo mundo fala isso que você citou, que na hora que um avião esteja caindo, por exemplo, o ateu vai falar: "meu Deus", eu vi uma tirinha sobre isso, mas não lembro, vou trazer aqui UIASHDIUASHDUIASDHADAS
Enfim, pode ser que sim, ou pode ser que não, como já dizia nosso saudoso Itachi: "só descobrimos nossa natureza na hora da nossa morte", generalizar é um exagero.
Um resumo:
EDIT:
Sobre a outra pergunta aqui, a resposta é sim, para o ateísmo, depois que morre, acaba.
Lembrando de novo que eu não sou ateu.