cesarhvaty escreveu: Entendam uma coisa, isso de o Naruto ser descendente direto do Rikkudou, não existe isso, só se o Naruto fosse filho dele para ser descendente direto, se fosse Neto, os DNAs já misturariam e não tem nada ver. Todos os Ninjas são descendentes do Rikkudou, afinal ele difundiu o mundo ninja. Assim como os Uchihas tem o Sharingan, outros clans podem ter habilidades do Rikkudou também.
Então, na real eu acho que ele não é o antepassado de todos os ninjas. Sim o primeiro ninja, que saiu pregando o Ninjutsu pelo mundo. Com isso as pessoas aptas, passaram a conhecer e usar o chakra. Se for assim, vários ninjas são descendentes mas a maioria não.
E voltando num assunto mais antigo do tópico, sei que na luta do Hiruzen contra Hashirama e Tobirama, o Hashirama não pareceu tão forte quanto falam dele no mangá atual. Mas além de estar sendo controlado, o que pode ter restringido, mal teve tempo de mostrar toda a força. E também é muito antigo, as ideias do Kishimoto devem ter amadurecido muito desde lá. Mas também não dá pra desconsiderar que o Sarutobi usou uma técnica muito apelona, técnicas suicidas acabam nivelando lutas naturalmente desniveladas. Um Kage que soubesse essa técnica, provavelmente levaria Madara junto.