bom, temos duas coisas que já são fatos;
* Hashirama NÃO se suicidou NAQUELE momento.
* e muito menos matou seu irmão, Tobirama.
creio eu que o desfecho dessa história vai seguir como já foi contado por terceiros. como vimos, Madara falou que nenhum Uchiha pensava em "retalhação", o que isso prova ? prova que a história que terceiros contaram não estava totalmente errada, porque é evidente que o clã Uchiha e principalmente o Senju estão cansados das lutas, então na minha opinião, Madara vai se ver obrigado pelos companheiros do clã a assinar a tão falada "trégua" com os Senjus, assim eles formarão Konoha, MAS, madara indignado por seu irmão ter morrido em "vão" irá adquirir mais mágoa e ódio dos Senjus e também do próprio clã. então como já dito na história, ele abandonará a vila em busca de PODER, assim conseguirá a Kyuubi, aperfeiçoara suas técnicas e então irá atacar Konoha, assim o desfecho vai ir pra tão esperada luta no VALE DO FIM.
estavam comentando sobre a morte do Hashirama, na minha humilde opinião, acho quase impossível um Shinobi de peso como Hashirama, com uma moral e fama tão grande, ter simplesmente se suicidado, isso vai contra os conceitos e o jeito de ser de Hashirama, creio eu na real possibilidade de seu incrível poder de cura ter encurtado drasticamente sua vida, ao ponto de não conseguir viver muito mais tempo que depois da luta com Madara no vale do fim, MAS, tenho certeza que ele não morreu lá. por enquanto isso é incoerente com a história, pelo fato dele se casar com Mito Uzumaki, ter filhos E ensinar a neta (Tsunade) até a fazer apostas.
creio que ele morreu por outros fins, talvez uma morte NATURAL, porém, PREMATURA por conta do uso excessivo do modo Sennin.