Lobão escreveu: Deus existe e tudo aponta isso. A Fé é só parte da coisa toda.
Aliás, é preciso MUITA fé para ser Ateu. Sinceramente, eu não tenho tanta fé assim pra ser Ateu, prefiro acreditar em UM milagre do que em milhões de milagres. Sempre o ateísmo um pouco cômico inclusive, vão saber porque abaixo.
Eu vejo vários ateus falando em fé, e tentando fazer parecer que se valem da "Razão" e o resto de "Fé". Mas, se a gente for parar pra pensar....
Crentes são pessoas que acreditam que Deus criou o universo.
Ateus são pessoas que acreditam que não existia nada e nada aconteceu ao nada e então nada magicamente explodiu por razão nenhuma criando tudo e então um punhado de nada se rearranjou por si só sem absolutamente qualquer razão em partes auto-replicantes as quais se tornaram Dinossauros.
Faz todo sentido.
Tudo aponta para isso? Como assim? Quais são as evidências da existência de uma divindade? Se você diz que TUDO aponta para isso, evidências não devem faltar.
É preciso ter fé para ser ateu? Não necessariamente. Certamente existem pessoas que não acreditam em Deus e defendem a existência de milagres e do sobrenatural. Os budistas são um exemplo de religiosos ateístas. No fim das contas, acho que é impossível sermos 100% racionais, não tem como fugir disso.
Mas continuando, ter fé para ser ateu, já que eles acreditam em nada vindo nada, explosões mágicas e por aí vai. Não sei se foi de propósito, mas você fez um espantalho argumentativo, já que nenhum cientista de respeito diria uma asneira tão grande, sendo ateu ou não. E outra, você generaliza MUITO e acaba desconsiderando os ateus que nem se importam com as descobertas científicas. O ateísmo é apenas não crer em divindades, só isso. Um ateu pode acreditar em alquimia, horóscopo e feitiços, não importa, ele continua sendo ateu, assim como existem religiosos ateus também.
Voltando ao espantalho, não sabemos a origem do universo, mas sabemos como ele se desenvolveu. É fato que o universo está se expandindo e esfriando. Além disso, não sei se você sabe, mas para uma hipótese ser aceita como teoria na comunidade científica, é necessário tentar comprovar que ela está errada várias vezes e de todas as maneiras possíveis (o termo correto para o processo é falseabilidade, se não estou enganado). Até agora, nenhum estudioso do assunto conseguiu quebrar a teoria, que apenas diz que houve uma explosão e o universo está se expandindo. A teoria não tem nada a ver com divindades e religiões, tanto que existem até cristãos que a aceitam.
Sobre a evolução, isso aí que você disse não tem nenhuma relação com ela, pode ter certeza. No fim das contas, me parece que você quis simplificar ao extremo algo que você não conhece ou não quer conhecer. Eu poderia explicar genética e seleção natural aqui, mas seria um desvio muito grande do assunto do tópico. Ainda assim, posso dizer que, genéticamente, todos os seres vivos possuem um grau de parentesco. Além disso, sabemos que as mutações alteram o codigo genético, e nesse caso estou tratando apenas das hereditárias. Portanto, sem citar Darwin ou qualquer um de seus pontos (na época dele ninguém sabia o que se sabe hoje sobre genética) eu consegui expor que os organismos vivos estão em constante mudança e alguma dessas mudanças podem ser herdadas. Se quiser exemplos, lembre-se do antibiótico que com certeza você já deve ter tomado (aqui já estou incluindo a seleção natural). Se administrado de forma errada, o medicamento acaba selecionando as bactérias que, por um azar das outras, eram mais resistentes e tinham alguns poucos genes diferentes. Após um determinado tempo, elas ficam cada vez mais resistentes e o remédio acaba sendo inútil. Agora, imagine esse processo acontecendo por bilhões de anos e em lugares diferentes. Sei que é complicado visualizar isso, já que estamos limitados a enxergar as coisas à curto prazo, mas ok.
Enfim, não é preciso aceitar o conhecimento ou saber das descobertas científicas para ser ateu, basta não acreditar em Deus. Como surgiu o universo? Ninguém sabe. O universo teria surgido da intervenção de uma força maior? Não sei, mas não vejo motivos para acreditar nisso. No fim das contas, ainda não sabemos muita coisa, mas isso não significa que essas lacunas devam ser preenchidas por seres sobrenaturais.