Percebo que ainda há mtos equívocos em alguns comentários, meus caros colegas... Tentarei mostrar fatos do mangá para defender meu ponto de vista:
1- KAGUYA NÃO VEIO DA LUA
Hora, sabemos pelo próprio mangá que foi o Rikudou Sennin quem criou a lua para aprisionar o Gedou Mazou nela... O Rikudou Sennin é filho de Kaguya, então a lua não existia antes do seu nascimento, o que significa que antes de sua mãe dar à luz a ele, NÃO HAVIA LUA... Logo ela definitivamente não veio da lua!
Fatos do mangá que apoiam isso:
Nagato, durante a invasão à Konoha, qndo utiliza o Chibaku Tensei, afirma que esse foi o Jutsu utilizado pelo Rikudou para criar a lua.
Obito, no ataque de Sasuke à conferência dos kages, apresenta o projeto "Tsuki no Me" contando sobre a história do Rikudou, falando que ele selou o corpo sem chakra do Juubi na lua.
Nos capítulos de flashbacks de qndo Madara, já ancião, salva e recruta o Jovem Obito, é confirmado que Madara despertou o Rinnengan já na velhice e, com ele, retirou o Gedou Mazou da lua.
A lua foi uma criação após a era Kaguya. Não há como ela ter vindo de lá!
2- BLOQUEAR A LUZ IMPEDE QUE SE CAIA NO MUGEN TSUKYOMI
Também, ao meu entender, não é assim que acontece... A luz do Mugen Tsukyomi pode iluminar td, ou seja, até as pessoas que estavam dormindo, de olhos fechados, foram pegas pelo genjutsu...
Os óculos do Bee ou o bloqueio da visão de Kabuto serão facilmente contornados por essa luz, então até eles provavelmente foram vítimas do Genjutsu supremo.
Sasuke bloqueou o Mugen Tsukyomi devido ao poder do Rikudou, manifestado no seu olho esquerdo... O doujutsu do seu olho esquerdo aparentemente é único, um Rinnengan em níveis superiores aos do Rinnengan do próprio Madara...
Um Susano'o Tengu normal aparentemente seria inútil para se proteger contra o Tsukyomi infinito...
No próprio capítulo 677, o Zetsu-Obito se pergunta, espantado:
"Aquele susano'o está bloqueando a luz? O rinnengan dele consegue repelir esse jutsu também?"
Ou seja, o Rinnengan de Sasuke é quem permite que seu Susano'o bloqueie o Mugen Tsukyomi
3- ESPERE PELA ÁRVORE
Nesse caso, acredito que não haja nada surpreendente aqui...
Lembrem-se que Sasuke leu o monumento de pedra dos Uchihas qndo os hokages foram revividos pelo edo-tensei (capítulo 618, página 09)...
Nesse momento ele já possuía o Fuumetsu Mangekyou Sharingan (Choku Tomoe)... Esse foi o mesmo olho que Madara usou para ler o monumento de pedra, antes de deixar a aldeia da folha, e criar o projeto Tsuki no Me...
Ou seja, Sasuke conhece tda a história do Rikudou, de Kaguya e o funcionamento do Mugen Tsukyomi...
Assim, o "espere a árvore" significa que ele está aguardando o momento em que a árvore divina surgirá novamente, depois de ter conectado tdas as pessoas às suas raízes... Nesse momento, provavelmente o Mugen Tsukyomi já estará concluído e a luz irá cessar, restando apenas os sobreviventes...
Como eu falei, no capítulo 618, página 09, dá pra perceber claramente que o Sasuke está agachado, lendo o monumento, enquanto Orochimaru se prepara para romper o Selo seifeiro...
No capítulo mais recente, 677, na página 04, o Susano'o do Sasuke está parado no ar, qndo ele se depara com a lua refletindo o terceiro olho de Madara. Nesse momento, Sasuke diz: "isso é... ruim!", então ele desce para proteger seus companheiros do time 7, como se ele já soubesse o que iria acontecer e como fazer para evitar que Naruto, Sakura e Kakashi caíssem no Tsukyomi infinito...
Bom, esses são meus pontos de vista... Como são apoiados em fatos do mangá, acredito que tenham chances mto boas de não estarem errados...
Espero ter ajudado!