Realmente seria uma batalha espetacular. Não sei se conseguirei responder todos os tópicos (mesmo porque estou na correria hoje - com bastante trabalho). Vamos ver o que dá para argumentar.
Fica difícil responder o que o Uman colocou, porque ele disse muita coisa e o tópico ficaria por demais extenso. Vou tentar ser breve com base no que eu me recordo.
Bom, em primeiro lugar, você radicaliza minhas colocações como se fossem absolutas. Quando eu coloquei que o Orochimaru tinha uma grande inteligência estratégica, eu não chamei o Gaara de "mula". Cuidado para não extrair da citação mais do que ela diz. Da mesma forma, quando eu disse que o Gaara ela limitado em elementos, eu estava me referindo ao fato de só utilizar um elemento (embora o utilize muito bem).
Agora, você radicalizou, com todas as letras, um ponto. Você colocou o Raikage > Gaara. Não acha isso um exagero? Nós nem vimos o Gaara lutar ainda sem o Shukaku e já estamos superestimando ele demais. Tudo o que vimos foi a areia defendendo o Amaterasu. E o resto?
Orochimaru já está morto, isso é fato! Mas, o Gaara também estaria se não fosse o jutsu Dragon Ball da Chiyo Sama. E foi derrotado por quem: Deidara!!! É claro que não estou dizendo que o Deidara é superior. Isso só significa que, se estar morto é sinal de limites (como o Uman colocou), então Gaara também está na mesma condição. Também nunca vimos Gaara lutar contra um "grande" shinobi com exceção de Kimimaro. Tudo bem, ele borata pânico, mas lembrem-se, contra um shinobi forte, ele não fazia tanta diferença. É só lembrar que o Gai sensei praticamente "anulou" um caixão de areia com um golpe no exame chunnin.
Imaginemos o seguinte: Deidara só luta bem de longa distância, pois não é bom em taijutsu. Portanto, ele faria de tudo para manter o Orochimaru afastado. Porém, o Orochimaru é mais rápido que Deidara e conseguiria se esquivar das suas investidas. Orochimaru também é bom de esquiva, de Kawarimi, pode se regenerar e, tudo isso, faz dele um grande oponente contra aqueles que lutam de longa distância. Ele também possui ataques de médio alcance poderosos e que podem ser ampliados. Repito. Aquele ataque que atingiu a Kyuubi não foi pouca coisa. Ele conseguiu arrastá-la por vários metros e a pressionou. Vocês afirmam com muita segurança que a areia seguraria os ataques do Orochimaru, sendo que ela quase não segurou um ataque do Kimimaro!!! Nem segurou um Chidori!!! Tudo bem, seu jutsu evoluiu, mas os jutsus dos outros também acompanham tal evolução.
Ela parou um Amaterasu. Porém, esse jutsu, embora muito forte, não pressiona, pois não tem a finalidade de perfurar. Além disso, eu achei aquilo muito suspeito. Como a areia poderia parar um jutsu que cria uma combustão espontânea. Ele não é lançado como um outro jutsu. Portanto, Gaara deveria ter pegado fogo assim como o Hachibi pegou fogo. Paciência, fazer o quê? As vezes, Naruto erra na falta de lógica.
Quando eu citei os Kuchiyoses, estava me lembrando da capacidade de luta deles. Eles são rápidos e, provavelmente, não cairiam muito facilmente num caixão de areia ou em outro jutsu. Lembrando que, para prender um Kuchiyose do tamanho do Manda, por exemplo, Gaara teria que utilizar quase toda a sua areia disponível, sobretudo para pressioná-los, por causa da grande força física. Lembrem-se que, dependendo do ataque ou da defesa que for fazer, Gaara fica sem areia disponível para se defender e ele é muito vulnerável a ataques diretos (que podem atingí-lo além da armadura de areia). Orochimaru possui jutsus grandiosos com grande poder destrutivo, grandes Kuchiyoses etc. Gaara, para parar alguma coisa destas, precisaria de muita areia. Além disso, Orochimaru é mais rápido que o Gaara (segundo dados do Databook) e, dependendo da velocidade, a areia não poderia retornar a tempo.
Há, e só para comparar, o Gaara, com a exceção da Stamina, não possui nenhum nível superior ao Orochimaru. Ambos são fortes, mas o Orochimaru é um shinobi mais completo.
É isso o que posso colocar agora, pois estou ocupado. Prometo amanhã (ou hoje ainda se der), continuar.