Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

+22
Aburame Hidan
Kyuko
Ben Ikneg
Shamanking
Nero Sparda
Gabriel Arcanjo
Hitsudeg
Uman
Rafiukis
Garcia
Mustang
NikyNeko
Batman
Gaius
xxCOLDxx
02snake
Leon Lancaster
Eumenes
Apollo
Lipert
Wolfgang
Dante1
26 participantes

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Apollo escreveu:
@Eumenes Mostre a fonte desse consenso louco sobre vida aí, pois es meio acadêmico vida não existe nem "vida humana" e sim apenas "vida", e ela existe antes mesmo da formação do cérebro, quando sistemas de outras áreas do embrião já estão funcionamento.

Abrindo qualquer apostila de biologia básica de Ensino Médio ou Fundamental, você vai constatar esse "consenso louco".

Esse "consenso" é tão "louco" que praticamente todos os hospitais do mundo autorizam desligar aparelhos de um paciente em coma, caso constatem que não há mais vida cerebral. E maior parte dos países do mundo onde o aborto é proibido - inclusive aqui no Brasil, por decisão do STF - também aceita esse "consenso louco", de que a vida só existe após formação do cérebro, decidindo que aborto é só a partir do 3º mês.

E essa decisão do STF teve o aval de toda a comunidade científica do país, diga-se de passagem. Só uns conservas na internet ficam de manha.

E, sim. Há muita diferença entre vida humana e apenas vida. Espermatozoides são seres humanos, pra você?

descriptionQuando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo? - Página 2 EmptyRe: Quando o zigoto, embrião, feto ou seja lá o que for, já pode ser considerado um ser vivo?

more_horiz
Eumenes escreveu:
Apollo escreveu:
@Eumenes Mostre a fonte desse consenso louco sobre vida aí, pois es meio acadêmico vida não existe nem "vida humana" e sim apenas "vida", e ela existe antes mesmo da formação do cérebro, quando sistemas de outras áreas do embrião já estão funcionamento.

Abrindo qualquer apostila de biologia básica de Ensino Médio ou Fundamental, você vai constatar esse "consenso louco".

Esse "consenso" é tão "louco" que praticamente todos os hospitais do mundo autorizam desligar aparelhos de um paciente em coma, caso constatem que não há mais vida cerebral. E maior parte dos países do mundo onde o aborto é proibido - inclusive aqui no Brasil, por decisão do STF - também aceita esse "consenso louco", de que a vida só existe após formação do cérebro, decidindo que aborto é só a partir do 3º mês.

E essa decisão do STF teve o aval de toda a comunidade científica do país, diga-se de passagem.

E, sim. Há muita diferença entre vida humana e apenas vida. Espermatozoides são seres humanos, pra você?

Já falei sobre isso no meu primeiro post, a morte cerebral é determinada quando há um dano irreversível e iminente à morte, é um lado médico que serve apenas para documentos e autópsias para caso haja processo contra alguma negligência médica. Se você jogar "morte cerebral" no google, vai encontrar artigos e matérias explicando que nem uma morte real isso é, sendo que vários sistemais podem ainda estar em funcionamento(até do próprio cérebro).

Uns juízes safados podem até votar ilegitimamente contra a democracia, mas não decidem o que é verdade.

No meu livro do primeiro ano de ensino médio, ironicamente há consensos de biólogos sobre a origem da vida na terra(atmosfera primitiva) e vida humana, que se baseiam em organismos sem cérebro e totalmente limitados, mas não vi nada disso aí não.

more_horiz
Apollo escreveu:
A vida começa na concepção. A morte cerebral não tem nada a ver com esse conceito ou com essa concepção e sim com laudos para autópsias e uns bangs para documentos, tanto que a morte cerebral só pode ser determinada quando é irreversível, isso que mesmo quando não há atividades cerebrais alguns sistemas do corpo ainda funcionam.

Só agora fui ver esse seu post.

Cara, essa parte que grifei em seu post supera os limites do ridículo, falando sério.

Sim, é verdade. Há partes do corpo que podem continuar funcionando mesmo após o cessamento de atividade cerebral. Um coração, por exemplo, pode ser retirado e mantido em funcionamento entubado em laboratório, bombeando fluidos. O coração é uma "pessoa" por ser "vivo"?

Órgãos são tão animados quanto vegetais. Deixo só o link dum vídeo pra não chocar aos mais sensíveis: https://www.youtube.com/watch?v=p1xEvCzsvTM

Uns juízes safados podem até votar ilegitimamente contra a democracia, mas não decidem o que é verdade.

Juízes que votam ilegitimamente com apoio de toda a comunidade científica nacional?

"Ilegitimo" por que? Por que é contra a vontade do povo? Há tanta coisa que o povo quer que vai contra nosso próprio Estado de Direito...
Muitos são a favor de pena de morte. Outros são a favor de colocar bandidos vivos numa vala e jogar ácido por cima, pra não ocupar espaço.

Acho que juízes não podem fazer a vontade de todos...

more_horiz
Dogão_22cm_moreno_sensual escreveu:
Já tem, Dante. Assim que os cromossomos dão um crossing over maroto já está diferenciando o genoma em algo único. 

Mas genética não define indivíduo. A verdade é que a vida é um processo contínuo, não tem como falar "ain aqui não é vida".

Sdds ensino médio

@Post

Caraio só tem redpill aqui kkkkkjjj

more_horiz
Dogão escreveu:
...Mas genética não define indivíduo. A verdade é que a vida é um processo contínuo, não tem como falar "ain aqui não é vida".

Na minha opinião, a melhor resposta até agora!

Vida gera vida. Vida VEM APENAS de vida!
:xablau:

A questão da "morte cerebral", como bem comentaram acima é outro ponto, é algo clínico/jurídico.

more_horiz
Na consepção antes disso não é exatamente uma vida

more_horiz
Fecundação.
Inclusive, acho que esse conceito de vida foi muito relativizado com os movimentos atuais.

Ah, e só pra constar: O Direito, tanto civil quanto penal resguarda direitos do nascituro:

CC: Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

CP: Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento

Art. 124 - Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque:

Pena - detenção, de um a três anos.

Ainda tem o aborto provocado por terceiros, etc.
Este tem todos os direitos resguardados pois tem alguma função ou valor, senão não haveriam dispositivos legais visando sua proteção.

Peguei aqui um artigo da revista científica 'Bioética', tratando sobre fecundação in vitro:
As considerações feitas valem para todas as diversas fases da procriação, porque o auxílio técnico pode intervir substituindo de várias maneiras as diversas fases da vida pré-natal: fase da relação sexual (como na fecundação in vivo), fase da fecundação (como na fecundação in vitro), fase da gravidez, ou uma combinação destas.

A concepção de vida é aceita normalmente com a fecundação, independentemente de existência inicial de atividade encefálica.

more_horiz
A resposta mais "precisa" ao meu ver, à pergunta: "quando começa a vida humana?" é este: Com a criação do primeiro homem, Adão!

Se a pergunta fosse: "quando começa, para fins jurídicos, um novo indivíduo humano?" Aí seria a do colega acima, de certa forma.

O que eu estou tentando dizer que a "VIDA" não acaba, ela apenas "passa" para frente. Não estou indo para o âmbito de alma, espírito, reencarnação ou algo do tipo, nada disto. Apenas sigo o princípio básico: Vida gera vida. Vida VEM de vida.

Na fecundação dá-se início a um novo indivíduo, que, por não ter "cérebro", ainda não pode dizer que tem uma consciência, que é uma pessoa TOTALMENTE FORMADA. Ok. Mas ali já existe uma vida, e antes, também.

Enfim...

more_horiz
A vida vem da vida, mas a vida nova só se inicia na concepção. Não há nenhum outro momento para dizer que outra vida humana se formou. É uma questão bem simples: Se você tiver uma grávida de 2 meses e tiver uma máquina que pode substituir o útero dela no desenvolvimento da criança, não seria anti-ético matar o feto (uma vida humana)? Se uma mulher quiser ficar grávida 12 vezes por ano e retirar o feto pra vender o corpo, não seria anti-ético? É óbvio que ambos seriam anti-éticos, pois seria o assassinato de uma vida humana (independentemente desta vida sentir dor ou não).

more_horiz
Lipert escreveu:
A vida vem da vida, mas a vida nova só se inicia na concepção. Não há nenhum outro momento para dizer que outra vida humana se formou. É uma questão bem simples: Se você tiver uma grávida de 2 meses e tiver uma máquina que pode substituir o útero dela no desenvolvimento da criança, não seria anti-ético matar o feto (uma vida humana)? Se uma mulher quiser ficar grávida 12 vezes por ano e retirar o feto pra vender o corpo, não seria anti-ético? É óbvio que ambos seriam anti-éticos, pois seria o assassinato de uma vida humana (independentemente desta vida sentir dor ou não).

Sim, exato. Era isso que eu queria dizer. Muito bem! :horak2:

more_horiz
A partir do momento em que ocorre a fecundação, para mim já existe um ser, embora creia que não seja a resposta científica adotada, vai um pouco além de apenas isso.

more_horiz
Eumenes escreveu:
Não existe "opinião" sobre isso. Há fatos.

Todas as ciências biológicas consentem que a vida humana = vida cerebral. Tanto pro início quanto pro fim.
A vida se inicia quando começa atividade cerebral, e termina quando cessa a atividade cerebral.

No embrião, a partir do 3º mês, quando o cérebro está formado. E pra pacientes em coma, declaram morte do paciente quanto há morte cerebral.
Um zigoto está pra um ser humano assim como um ovo está pra uma ave, ou uma semente pra uma árvore.

O que a ciência diz com certeza sobre o zigoto é que ele é o ponto-inicial, mínimo, daquilo que irá se tornar um humano.

[quote="@Eumenes"]

Bem, eu realmente não quero questionar e nem duvido do que diz. Mas, com todo respeito, eu não entendi, por quê? Por que a vida é definida por eles desse jeito? Saberia me dizer? Eu realmente quero entender. Árvores, por exemplo, não tem atividade cerebral, logo elas também não são seres vivos? Não faz sentido nenhum, pelo menos pra mim.

02snake escreveu:
A resposta mais "precisa" ao meu ver, à pergunta: "quando começa a vida humana?" é este: Com a criação do primeiro homem, Adão!

Se a pergunta fosse: "quando começa, para fins jurídicos, um novo indivíduo humano?" Aí seria a do colega acima, de certa forma.

O que eu estou tentando dizer que a "VIDA" não acaba, ela apenas "passa" para frente. Não estou indo para o âmbito de alma, espírito, reencarnação ou algo do tipo, nada disto. Apenas sigo o princípio básico: Vida gera vida. Vida VEM de vida.

Na fecundação dá-se início a um novo indivíduo, que, por não ter "cérebro", ainda não pode dizer que tem uma consciência, que é uma pessoa TOTALMENTE FORMADA. Ok. Mas ali já existe uma vida, e antes, também.

Enfim...

[Quote-@02Snake]

A minha pergunta ficou um pouco vaga mesmo. Peço desculpas pela falta de clareza. E também agradeço pela sua resposta, e pela de todos também. A verdade é que eu não entendo nada desse assunto, principalmente por isso criei esse tópico.

Bom dia/boa tarde.

more_horiz
Repito: começa na fecundação.
A justificativa de não ter um cérebro formado não conta. Outros seres vivos não o tem e mesmo assim tem vida.

"Ah, mas é vida humana". Sim, temos pessoas com atividades cerebrais extremamente comprometidas, e muitas que morrem antes mesmo de nascer (note-se que pra morrer tem de ter tido vida), mas ainda assim é dado como uma pessoa que teve vida, mesmo que natimorta.

more_horiz
Não sei, mas pode terminar a qualquer momento.

more_horiz
Dizer que um zigoto está para humano como semente está para árvore é ridículo. Árvore é um estágio na vida de uma planta tal, é como dizer que um bebê é um adulto. Uma semente não deixa de ser um vegetal, assim como um zigoto não deixa de ser um animal.

- O genoma já está diferenciado
- Atividade metabólica já está iniciada

Tem gente que fala como se zigoto fosse dar num crocodilo ou num cachorro. Zigoto é um ser vivo? Sim. Zigoto é potencialmente uma pessoa? Sim. Zigoto humano é um humano? Sim.

Esse negócio de "todas as ciências biológicas definem tal" não existe.

more_horiz
A vida existe a partir do momento em que existe um Zigoto, mano, não tem discussão. É só você analisar as características dos seres vivos:

1 – Organização celular
Basicamente, tudo que tem célula, inclusive organismos unicelulares, como o Zigoto.

2 – Composição química
Todos os organismos vivos apresentam determinados tipos de elementos químicos. São eles: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Além desses elementos, também encontramos fósforo e enxofre, mas em menor quantidade. O Zigoto tem? Óbvio. Ele é um ovo, tipo o da galinha. Vai lá conferir a composição química dele.

3 – Material genético
Sem comentários.

4 – Metabolismo
Depois que o espermatozoide penetra no ovócito, observa-se a formação de uma espécie de barreira que deixa a membrana do ovócito impermeável a outros espermatozoides. Além disso, o ovócito termina a divisão meiótica e ocorre a ativação METABÓLICA do óvulo. Ao final do processo, temos o Zigoto.

5 – Nutrição
O Zigoto é um ovo, ou seja, ele guarda dentro de si todas as vitaminas necessárias para NUTRIR a forma de vida que ele guarda. Se ele não precisasse de nutrição, não teriam essas vitaminas.

6 – Evolução
Todos os seres vivos estão sujeitos aos processos evolutivos, ou seja, sofrem modificações ao longo do tempo. Um dos fatores que causam a evolução é o surgimento de mutações, modificações que ocorrem na molécula de DNA e levam ao surgimento de novas características em um organismo. Essas modificações podem ser transmitidas aos descendentes. Preciso dizer mais? Se não evoluísse seria Zigoto pra sempre, né?

7 – Reprodução
"AHAHAHAHA, TE PEGUEI! ZIGOTO NÃO SE REPRODUZ!", e aí eu te pergunto, então até a menina menstruar ela não é um ser vivo? :kakau: Ele pode se reproduzir. Quando ele acabar de se desenvolver, coisa que acontece muito depois da ativação cerebral.

Ou seja, é um ser vivo. Se tem todas as fucking características de ser vivo então é um ser vivo.

more_horiz
De acordo com estudos de fósseis, há uns 400 mil anos surgiram os neandertais mais avançados.

Espero ter ajudado.

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos