Foi-se o tempo em que a politica do fórum contra flood era mais criteriosa, saudades até; agora a tendência é essa do user entrar em tópicos jogar uma piada nível tio do pavê para garantir notoriedade, que lástima. Mas eu sei que nem todos que frequentam esse fórum são desonestos assim, por este motivo caso alguém esteja interessado em mudar - mesmo que parcialmente - sua visão negativa sobre 'SasuSaku', sugiro que leia minuciosamente cada palavra abaixo pois tenho propriedade sobre o assunto!
Antes de mais nada, é de suma importância reconhecer que o genêro do mangá 'Naruto' se trata de um shōnen e não um shōjo, deste modo fazendo com que a coerência da narrativa priorize discriminadamente momentos de ação aos invés do romance entre dois personagens. Ainda nesse sentido, como integrantes de uma mesma equipe, o desenvolvimento entre Sasuke e Sakura são íntimos da história do time sete, no qual envolve altos e baixos protagonizado pelos sentimentos de amigos que buscavam a redenção e reconhecimento de um amigo solitário que fazia da vingança sua existência.
De inicio, apesar de não haver nenhum grande motivo [ isso não é obrigação ] por trás do amor da Sakura, esse amor que a kunoichi tinha pela figura do Sasuke eram os seus mais genuínos e profundos sentimentos. E não uma ligação fútil como consequência da popularidade do Uchiha na academia - como muitas pessoas acreditam - evidenciado durante a inocente confissão da Haruno para suas colegas de classe, no qual foi surpreendida ao descobrir que outras garotas também compartilhavam da mesma opinião sobre o Sasuke. E essa estima da Sakura para o Sasuke foi amadurecendo conforme aproximação de ambos personagens; transitando o afinco de apenas conquistar romanticamente para o desejo de também querer o seu bem estar, por justamente compreender o cenário problemático que Sasuke se encontrava, onde era suscetível a marginalização: Massacre do seu clã e ambição do Orochimaru.
Durante a primeira apresentação do time sete, Sasuke expôs sua determinação em vingar seu clã, matando um determinado homem. Algo que foi encarado de forma positiva por Sakura que até o momento pouco conhecia do Sasuke. Porém, momentos mais tarde de uma forma intima à Sakura, Sasuke revelando detalhes sobre seu passado, por assim demonstra um lado vulnerável que até então ele não havia mostrado a mais ninguém.
No decorrer do ataque do Orochimaru ao time sete, tendo marcado Sasuke com o ten no juin, o Sannin afirma ser apenas uma questão de tempo até Sasuke o procurar em busca de poder. Tais palavras ouvidas por Sakura ecoaram por muito tempo em seu coração, mostrada por diversas vezes onde presenciamos tamanha sua preocupação com o futuro incerto de seu amigo.
Tendo dito isso, se nota a presença da Sakura nas duas fases obscuras da vida do Sasuke que por muito tempo moldaram suas ações. E essa história de ódio que levarão a compreensão de Sakura (e Naruto) por Sasuke ao ver ele como uma vítima do sistema shinobi. Durante a guerra, em dois momentos diferentes o Kakashi frisou que oque movia Sakura era a obrigação em que ela se via em salvar um amigo desse ciclo de ódio.
Agora desenvolverei esse comentário em sentido aos sentimentos que Sasuke tinha por Sakura. No primeiro encontro entre os personagens, para Sasuke, Sakura apenas significava mais uma menina que flertava insistidamente com ele. Mas conforme a formação das equipes, um vínculo entre eles foram crescendo gradualmente. Como mostrado durante o teste dos guizos em que após Sakura desmaiado, Sasuke se preocupou com ela o suficiente para se manter ao seu lado até a kunoichi acordar [ Lembrando que havia um tempo para conclusão do teste ] e não somente isso, Sasuke se abriu com Sakura sobre seu caminho como vingador — Algo que nitidamente era desconfortável para ele, em vista que durante a apresentação do time sete Sasuke recorreu a poucas palavras.
Compartilhando momentos juntos, esse sentimento floresceu a ponto do Sasuke ser alguém que se preocupa com a vida da sua companheira; com uma simples troca de olhar demonstra saber reconhecer cada nuance dos sentimentos de Sakura e a encoraja em momentos difíceis da vida. E isso tudo não é uma interpretação piegas sobre os sentimentos de Sasuke sobre Sakura, mas sim fatos que o mangá explicitamente deixou evidente em momentos em que Sasuke entra em aflição só de ouvir os gritos de socorro de Sakura; percepção sobre sua baixa autoestima, em razão do exame chūnin; e enaltecimento das habilidades da kunoichi.
O período do exame chūnin foi uma passagem que serviu para mostrar aos leitores o quão bem os sentimentos de Sasuke sobre Sakura funcionavam, e poderiam um dia corresponder a um sentimento romântico. Foi durante esses eventos em que tivemos um Sasuke possesso de ódio ao ver Sakura ferida e ainda nesse processo de ódio, foi Sakura a pessoa que com um abraço acompanhado de um apelo que conseguiu domar todo o ódio arraigado nos sentimentos do Uchiha. E não somente, como já mostrado no diálogo entre eles no teste dos guizos, Sasuke confiava em Sakura a ponto dela vim a ser sua maior confidente ali! "Eu não posso perdoar até mesmo você."
Sasuke foi uma pessoa que desde muito novo foi exposto a situações traumáticas que vieram a recluir o mesmo de qualquer vínculo com outras pessoas, mas o amor de seus amigos até certo ponto foram mais resistentes. Se não fosse a aparição de Itachi em konoha e todo o abuso em que ele submeteu Sasuke nesse dia, seria apenas uma questão de tempo até o Uchiha corresponder aos sentimentos de Sakura, tais sentimentos que uma vez foram comparados com os laços existentes com sua família.
Spoiler :
Naruto capítulo 133 Com esses incidentes uma grande dualidade passou a percorrer na cabeça de Sasuke que se vê obrigado escolher entre continuar em Konoha e cultivar seus laços formados ou desertar e assim cortar qualquer vínculo com seus amigos, que em determinado momento era encarado como sua fraqueza diante do ambicioso sonho em vingar o nome dos Uchihas. Por assim, antes de tomar a decisão e abandonar seus amigos, em sua despedida com Sakura, não podendo envolver a garota em seus problemas, Sasuke através de um 'obrigado' retribui em palavras todo o carinho que Sakura havia demostrado para sua pessoa nesse tempo estando juntos. Determinadas palavras que também nutriram o coração da kunoichi por todos esses anos, como mostrado na sua segunda confissão onde ela relembra tais mensagens.
Encerrada a parte I, antes de introduzir na discussão a segunda parte da obra, é importante voltar lá no arco do país das ondas, mais especificamente o momento em que Sasuke entra na frente do ataque do Haku para proteger Naruto. Para assim compreender a mensagem que Kishimoto procura passar com "pequenos" atos como esse: Em um ponto crítico da vida em que você se vê prestes a perder uma pessoa muito querida, naturalmente seu corpo passa a se movimentar involuntariamente como uma resposta desesperada para proteger esse alguém importante, um gesto empático!
De fato a segunda fase do mangá proporcionou poucos momentos 'SasuSaku', afinal houveram pouquíssimos encontros em que Sasuke e Sakura se apresentaram fora de uma perspectiva de ninja para ninja, em um contexto shōnen. E ainda intensificados pela individualidade do Sasuke que só agravou tudo. Todavia é um enorme engano dizer que toda consideração criada na fase I havia se perdido.
Quando perguntado dos pontos baixos da relação de Sasuke e Sakura, as pessoas são suscetíveis a resgatarem momentos em que Sasuke ataca Sakura, para assim desmerecerem os sentimentos dele por ela e questionarem a resistência desse amor. Mas em todos esses momentos o Uchiha apenas estava correspondendo aos ataques da própria Sakura [ aqui entra a oposição ninja ] e não transformando em uma relação pessoal de ódio para ela como muitos sugerem. Afinal a proposta do Kishimoto para Sasuke é construída encima da vingança, onde ele se fechou de tudo e todos, assim como Sakura; Naruto, Kakashi, Karin, Sai e Yamato também foram atacados por Sasuke em todos os momentos em que se opuseram ao Uchiha, e todos, sem exceção também o perdoaram.
Apesar desse bloqueamento emocional do Sasuke, ele nitidamente ainda demostrava estar em conflito com seus laços, oque indicava uma possibilidade de mudança. E isso foi evidenciado durante o confronto entre a equipe Taka e Killer Bee, onde Sasuke ao presenciar o acolhimento de Karin, Suigetsu e Jūgo, o Uchiha pela primeira vez vê seus companheiros como algo maior que simples ferramentas, uma sensação que o despertava memórias dos seus bons tempos com o time sete, lugar em que surgiram seus primeiros laços desde o massacre da sua família.
Durante a guerra ninja, com Sasuke e Sakura presentes no mesmo cenário, apesar das incertezas provocadas pela negação do Sasuke em reconhecer seus amigos, ainda assim tivemos boas cenas em que mostravam que o reconhecimento da importância de Sakura ainda existia nas memórias do Uchiha. Quando Sasuke foi introduzido no campo de batalha, a primeira pessoa que ele corresponde é Sakura! Em sequência, após Sakura ter demonstrado todo o crescimento de suas habilidades, em resposta Sasuke demonstra um sorriso em apreciação da evolução de sua antiga companheira.
Posteriormente com o ataque de Sakura ao Madara Rikudō, ao ser interceptada pelo limbo, antes mesmo do Naruto pensar em agir Sasuke já se encontrava em direção a Sakura, deste modo a protegendo do inimigo. E novamente somos levados aquela ideia já trabalhada no país das ondas sobre um corpo reagir inconscientemente quando vemos alguém precioso em uma situação de perigo. E esse conceito será presente em outro momento.
Com o tsukuyomi infinito, Sasuke através do susanoo evita que todo o time sete seja afetado pelo genjutsu. Com a transição do Madara para Ōtsutsuki Kaguya, temos todo o time sete e Obito sendo levados a uma queda livre em uma dimensão vulcânica, e mesmo com o passar de quase quatro anos desde a conclusão de 'Naruto', muitos leitores ainda confundem essa cena ao acreditar que Sasuke estava disposto a sacrificar Sakura e Kakashi para proteger Naruto, quando é justamente o contrário:
Não questiono a importância que Naruto represente ao Sasuke, mas o Uzumaki mesmo sendo peça chave para resolução do mundo, Sasuke ao ver Sakura e Kakashi em perigo, o Uchiha imediatamente teve a iniciativa de proteger os dois ao invés do Naruto que também se demonstrava suscetível a cair na lava. Somente após ter percebido que Kakashi havia controlado toda a situação, e consequentemente salvo Sakura que Sasuke redireciona sua atenção ao Naruto.
Algo lógico? Nenhum pouco. Mas essa é a graça da cena, evidenciar que os sentimento de Sasuke por seus amigos - em especial Sakura nesse momento - ainda existiam ali! Quando eu cito a cena do país das ondas eu não estou falando de forma aleatória, o mesmo capítulo em que Sasuke diz ser junto do Naruto a esperança do mundo é o mesmo capítulo que mostra dos sentimentos do Sasuke por Sakura e Kakashi sendo tão grandes quanto tudo isso.
Durante o resgate do Sasuke em que Sakura forneceu uma alta quantidade de chakra e como consequência entrou em exaustão, onde mal se aguentava em pé Sasuke surge por trás e a envolve em seus braços, assim dando apoio enquanto troca olhares com ela e a agradece. Caso o Uchiha fosse indiferente com ela, ele teria deixado Sakura cair no chão e tão pouco teria reconhecido seus esforços.
Com a resolução dos conflitos internos que Sasuke até a sua batalha final carregou, o Uchiha passa a compreender todos seus erros nos quais afetaram pessoas próximas a ele, como Sakura. Sasuke se desculpa por tudo e ela aceita. Uma vez retornado a Konoha, Sasuke fica entre a passagem do mandato de Tsunade para Kakashi preso e após absolvido de seus crimes temos uma despedida do personagem que então buscava por um caminho de redenção. Tal caminho que ele em momento algum procurou relacionar seus erros a Sakura, para se ter ideia do quão infundado é caracterizar a relação deles como abusiva.
Mas antes do personagem entrar em redenção, temos uma despedida em que mostra a evolução de seus sentimentos para Sakura, indicado através do 'poke' passado de Itachi para Sasuke, um gesto usado no passado para reafirmar a união entre os dois irmãos, e agora no presente simbolizando algo maior que um beijo. Afirmo sem dúvida alguma que SasuSaku embora não oficialmente, eles foram os primeiros personagens a terem seus sentimentos românticos correspondidos mutuamente! Através do poke a resposta do Sasuke foi dada, com essa 'próxima vez' Sasuke estaria assumindo abertamente os sentimentos de Sakura.
E acompanhamos parte da união dos dois no gaiden. Onde mostrou que embora a distância seus sentimentos estavam conectados, como dito por Sakura e correspondido por Sasuke ao ser questionado por Sarada. Ambos se referindo um ao outro como 'esposa' e 'marido'. Sasuke novamente reconhecendo a força de Sakura ao ter sido sequestrada por Shin, e ainda sobre esse último presenciamos Sasuke tratando das feridas de combate de sua esposa. Lembrança dos primeiros passos da Sarada em que Sasuke e Sakura estavam presentes e no fim reafirmação da sua união com sua filha.
Suposto abandono nunca existiu. A decisão dele em ir atrás dos vestígios da Kaguya foi algo consentido por Sakura, sua esposa e mãe de sua filha. Sasuke e Sakura não são uma família comum, mas sim shinobi, no qual suportar grandes fardos faz parte de suas vidas e Sakura compreende e apoia o trabalho do seu marido, como vimos na reunião com os kages em que ela estava presente na discussão que moldaria o destino de Sasuke.