Bom, analizando melhor, creio que enganamo-nos:
acho, na minha humilde opinião, que minato não disse que foi derrotado pelo tobi, e sim que não conseguia lutar de forma eficaz contra ele, pois tobi ficava itangivel, dificultando e surpreendendo nosso heroi.
mais uma coisa é certa: Tobi foi botado pra correr pelo Minato, pois este desestabilizou totalmente as taticas do tobi, e ainda foi surpreendido pelo hiraishin.
como o amigo Kain disse, o plano do Tobi era apenas destruir a vila. Minato pos Tobi em cheque, quando tirou o controle dele sobre a kyuubi, com o selo de contrato...
portanto, na minha opinião², minato verdadeiramente Ownou o Tobi, mais não chegou perto de mata-lo. (mesmo porque, essa não era prioridade pro Minato, e sim salvar a vila. afinal de contas, ele não se preocupou tanto em matar tobi, porque tinha que salvar a vila, e porque ele poderia conciliar esta decisão com o "aumento" de poder pro seu filho, ja que com este poder, naruto conseguiria matar tobi, e estabelecer o equilibrio...)
Bom, creio que estas perguntas feitas por você amigo Daniel, sejam por ora, praticamente impossivel de serem respondidas...
portanto, creio que é melhor não procurar chifres em cabeça de cavalo... vamos esperar um pouco pra ver, e tirarmos melhores conclusões sobre elas...