A enciclopédia não é incontestável porque já vi algumas informações bem duvidosas ali. Vou citar as que eu lembro de cabeça:
Spoiler :
1) É dito que os golpes de Isaak eram tão poderosos quanto o Zero Absoluto, o que é completamente desmentido em sua luta contra Hyoga. Isaak não consegue arranhar a armadura de Cisne reluzida em ouro e seu golpe mais forte é obliterado pela Execução Aurora;
2) Ainda em relação aos marinas, é dito que Bian é um dos mais fortes da classe dos generais e seu potencial é de um cavaleiro de ouro, mas Seiya diz que ele não chega nem aos pés dos dourados e que seus golpes sequer atingem a velocidade da luz (de acordo com o mangá espanhol). Em contrapartida, existem indícios mínimos de que pelo menos Kanon, Sorento e Krishna estão no patamar dos cavaleiros de ouro, logo Bian no máximo estaria em uma colocação intermediária dentre os generais marinas;
3) Aiacos é mencionado como o mais veloz de todos os espectros, o que incluiria Radamanthys, Minos e Myu de Papillon. Acontece que esses três alcançam o Sétimo Sentido e consequentemente a velocidade da luz. Seria Aiacos mais rápido que a velocidade da luz? Se sim, como Ikki superou sua velocidade com tanta facilidade e ainda o fez como se não fosse nada de mais?
4) A Taizen destaca Algheti como o cavaleiro com maior força física do exército de Atena, mas Mu diz que Aldebaran é incomparável nesse quesito (no mangá espanhol).
De todo modo, considerando ou não a enciclopédia, Shaka diz no mangá que se enfrentasse Aiolia ambos iriam se destruir (e Aiolia termina dizendo que também poderiam entrar numa guerra de mil dias). Estas falas podem indicar que
tanto um quanto o outro consideravam que seus poderes
eram equivalentes:
É claro que quase a totalidade dos fãs não acredita que Shaka e Aiolia têm a mesma força, principalmente devido ao fato de que o virginiano estava de olhos fechados quando empatou com o cavaleiro de Leão, sendo que Shaka expande o seu cosmo ao abrir os olhos.
Agora, vale uma importante observação. Disseram aí no tópico que Shaka usou uma Rendição Divina fraca contra o cavaleiro de Leão. Errado, pois antes de disparar a Rendição Divina contra Aiolia, Shaka amplifica o seu cosmo com sua técnica Ohm:
Tenho minhas dúvidas se essa técnica de ampliação cósmica não seja um
método alternativo de Shaka utilizar o cosmo acumulado com a privação da visão, mas enfim, fica aqui minha contribuição no tópico sobre essa questão.
Ah, e não me recordo de no mangá clássico ter alguma afirmação genérica de que todo combate entre cavaleiros de ouro resultará numa batalha de mil dias. E se teve, Kurumada posteriormente mudou de ideia em Next Dimension quando Suikyo explica a Shion que a guerra de mil dias somente ocorre quando os poderes dos dourados forem rigorosamente iguais.
Outra observação que gostaria de acrescentar é sobre a afirmação de Radamanthys de que o cosmo de Kanon é superior ao de Dohko. Esta fala, salvo engano, existe somente na tradução da JBC. Na tradução espanhola (que ao meu ver é a mais confiável possível) essa comparação não existe:
Li também neste tópico que Dohko é o mais inexperiente dos cavaleiros de ouro do século XX e o argumento utilizado não procede.
É verdade que metade dos dourados atuais se tornaram cavaleiros de ouro com sete anos (talvez até antes disso) e que nos eventos da fase clássica tinham vinte anos (com exceção de Saga, Shura, Afrodite e Máscara da Morte, que eram mais velhos). Entretanto, nesse período de treze anos eles não participaram de nenhuma guerra ou de algum combate, no máximo temos os eventos do Episódio Zero envolvendo alguns dourados.
Ou seja, a experiência dos cavaleiros de ouro do século XX antes da saga das 12 casas é praticamente zero. Se for contar esse período de ócio como experiência, então tem que contabilizar os mais de dois séculos de Dohko sentado nos Cinco Picos de Rozan também.
Tinha mais coisa pra falar, mas a postagem já está comprida.