Não dá não, 'Nagato se torna completo' é um comparação direta com sua forma caquética.
???
Você acha que a formação pain perderia de maneira ridícula que Nagato foi derrotado, com um único hit? Claro que não, seria muito mais difícil desmantelar 6 caminhos ágeis do que um aleijado. Não que eu ache que Pain duraria muito contra aquele trio, mas certamente não seria tão café com leite.
Obviamente não. Mas o Kabuto deixou bem claro que o Nagato só foi derrotado daquela maneira por causa de suas pernas debilitadas. Nagato 100%, com pernas boas, como você sugeriu no tópico, não teria sido derrotado daquela maneira, isso fica evidente logo no início do capítulo 552.
O sétimo caminho é inútil em batalha, se Pain usa 6/7, Nagato usa 5/7.
Naraka pode reviver 5 corpos quantas vezes quiser, inclusive foi fundamental na vitória contra Jiraya, isso dá uma sobrevida absurda a formação, inclusive é a habilidade que mais intimida e confunde os adversários.
Entendo, por esse lado faz sentido.
Não é pra tanto? Itachi com meia dúzia de Shurikens deixou Nagato cego, mande ele tentar o mesmo com a formação completa.
O motivo da derrota do Nagato foi a falta de mobilidade, isso fica claro no Capítulo 552. Atribuir uma falha do Nagato debilitado ao Nagato 100% saudável é o mesmo que tentar comparar Itachi doente com Itachi saudável, Kimimaro doente com Kimimaro saudável, entre vários outros personagens, que de alguma maneira, foram nerfados em relação aos seus verdadeiros poderes.
Essa comparação considera um Nagato que nunca existiu para evitar mimimi, mas se estiver tentando me provar porque Nagato é superior a Pain, deve considerar o aleijado do mangá.
Essa versão do Nagato existiu sim, apenas não foi o foco do mangá. Ela pode ser vista nos flashbacks dos Órfãos da Chuva. Quando dizem que Nagato com pernas saudáveis teria um desempenho melhor do que Nagato com pernas debilitadas em certa situação, não é mera invenção. Se você quer considerá-la ou desconsiderá-la, seja lá por quais motivos, fique à vontade, mas não obrigue os demais a agirem da mesma forma que você.
6 caminhos são melhores em qualquer situação que você imaginar. Mais difíceis de morrer, mais difíceis de desvendar, muito melhores para confundir e coletar informações. E uma coisa não tem nada haver com a outra, óbvio que ele criou a formação devido as deficiências físicas que tinha, acabou criando um modelo que superou completamente o que tinha antes.
Os 6 Caminhos de Pain não são melhores em 100% das situações, nem você acredita nisso com todas as suas forças. Em ocultar as habilidades, por exemplo, eu já expliquei o motivo de Nagato ser bem mais complicado. Veja os 6 Caminhos de Pain enfrentando o pessoal de Konoha e coloque Nagato no lugar de cada um deles. Você realmente acha, por exemplo, que o Kakashi conseguiria descobrir as habilidades do Caminho Deva dentro do mesmo período do original caso enfrentasse o Nagato? Idem para Jiraiya, mas neste caso, para com o Caminho Animal e Preta?
O Nagato não está limitado a usar uma única habilidade. Ele simplesmente não precisaria usar apenas Kuchiyoses, apenas Shinra Tensei, apenas Fuujutsu Kyuuin. Descobrir as fraquezas de cada uma dessas habilidades seria muito mais difícil caso um ninja enfrentasse o Nagato. Confusão entra neste quesito também. Eles até se sobressaem em sobrevivência, mas uma vez que suas habilidades são descobertas, fica bem mais fácil acabar com eles, vide as suas próprias análises sobre o combate de Jiraiya x 6 Caminhos de Pain.
E sobre uma coisa não implicar na outra, de certo ponto de vista, até concordo com você, mas lembre-se que foi exatamente por causa das fraquezas da Formação Pain que o Obito preferiu não usá-la, embora também houvessem outros motivos. E, bom, olha que as habilidades de Obito com Rinnegan nem foram tão bem aproveitas, já que ficaria bastante repetitivo também.
Diga-me uma finalização óbvia do Nagato.
Eu não disse que o Nagato possuía uma finalização óbvia, nem que seria um combate necessariamente fácil, mas sim que os resultados dos combates eram óbvios. Na comparação que fizeram entre Pain e Tsunade, é bem óbvio que o vencedor era o Pain. Nesta, também é bem óbvio que é o Nagato. Claro, isso do meu ponto de vista. Eu entrei no tópico acreditando na vitória do Nagato, que, por Power Scalling, é superior, convenhamos, analisei o combate, e minha opinião continuou a mesma. O que acontece é que, pra qualquer fanbase, a derrota de seu personagem favorito nunca será óbvia, mas fazer o que? Jiraiya está ali, mais ou menos no nível do Naruto Modo Sennin, por menção (se você considera ou não, respeito, mas particularmente, eu considero, até certo ponto), Naruto Modo Kyuubi, em vários aspectos, não necessariamente todos, é superior a ambos, seja por menção ou mostrado, com ajuda do Killer B, a diferença aumenta mais, mesmo assim, Nagato, embora não completamente 100%, continuava superior a eles, sendo superado somente quando Itachi entrou em campo e com Kabuto deixando evidente que a derrota só se deu daquela maneira, pois as pernas de Nagato estavam debilitadas, o que atrasava, em muito os seus movimentos. Se você concorda ou não com essa lógica, até espero a segunda opção, Ok, tudo bem, mas já sabe que não vamos chegar muito longe com isso.
Pra mim, o Nagato sem as pernas debilitadas teria um desempenho bem melhor do que Nagato com pernas debilitadas, mas se você acha que o desempenho deles seria igualzinho, realmente não posso fazer nada à respeito.