Existe uma contradição óbvia envolvendo as técnicas regenerativas em Naruto.
Primeiro, como funciona a regeneração? Temos três frentes principais:
1) Chikatsu Saisei: essa técnica utiliza o DNA do paciente para replicar em novas células e tecidos na área a ser reparada. É exatamente como os tratamentos atuais usando células tronco. Usa-se uma quantia x de células "coringa" no sistema desejado. Essas células, pelo estímulo da matriz extracelular, vão literalmente se transformar nos seus pares vizinhos. Com sorte, a homeostase na região se estabelece, e qualquer ferida é curada.
2) Souzou Saisei: utilizando Chakra para estimular a replicação de células, o Souzou Saisei é a regeneração com a qual estamos mais habituados. Consiste em simplesmente inundar o corpo com Chakra para que, em caso de danos, as células façam mitose.
3) Curas básicas: isso é o que qualquer ninja médico zé ruela pode fazer, aquela luz verdinha que cura os cara. Na real, essas técnicas envolvem o simples uso do Chakra para estimular o metabolismo do paciente, fazendo-o replicar células, proteínas e os nutrientes necessários para uma recuperação natural.
Basicamente, todas fazem a mesma coisa: replicar células e regenerar a matriz extracelular.
E onde se encontra o problema? Vamos ao Keirakukei (Sistema circulatório de Chakra):
Em outras palavras, o Keirakukei em si é algo físico, são vasos que abastecem com Chakra cada célula/órgão/tecido do corpo de um ninja. Com isso em mente, temos que:
- Todo e qualquer ferimento no corpo também fere o Keirakukei;
- O Keirakukei, podendo ser ferido, também pode ser regenerado.
Tendo isso em vista, dá pra dizer, sem sombra de dúvidas, que as técnicas de cura, independentemente de quais frentes atuam, também regeneram o Keirakukei. Do contrário, os ferimentos, mesmo um corte no dedo, inutilizariam o uso de Chakra de todas aquelas células para sempre. Ou seja, a frase da Tsunade, de que o Rasenshuriken, ao desassociar o Keirakukei das células, inibe os efeitos de qualquer Ninjutsu médico, entra em contradição.
Exemplos práticos:
- Madara Jin foi partido ao meio duas vezes. Em ambas, obviamente, ele regenerou seus tecidos e, inclusive, seu Keirakukei, ou jamais poderia utilizar Chakra a partir das partes cortadas. Também perdeu um braço, que acabou substituindo pelo do Zetsu branco;
- Tsunade foi partida ao meio também. Seu Keirakukei foi rompido da metade do corpo pra baixo, porém bastou ser abastecida com Chakra que ela se curou sem problemas;
- Ad infinitvm para todo ferimento já ocorrido na série.
Concluindo, é notório que não adianta romper o Keirakukei para efeitos de anular cura/regeneração, e provavelmente isso sofreu retcon, já que o Rasenshuriken simplesmente perdeu esse efeito após o arco dos imortais. Com isso, o laser "anti-regeneração" da Delta não passa de delírio, ou é simplesmente um deus ex machina que inibe regeneração porque sim.