Essa é uma das lutas que eu mais queria ver na obra em um 1x1.
Sinceramente, pra mim a intensão narrativa de Kishimoto era mostrar o Itachi como superior ao Nagato nesse momento... onde Kishimoto só descartou Naruto KM e B, e deixou o Itachi como o grande salvador. Essa foi a leitura das cenas que vimos nos cap. 550 e 551 do mangá... mas na real em uma luta 1x1 seria bem diferente ao meu ver.
Acho que Nagato espamaria Invocações pra cima de Itachi, enquanto o mesmo usa sua velocidade para escapar delas... Seus jutsus tanto Amaterasu quanto Katons, Fuutons, Suitons, etc... seriam efetivos nas invocações, já que diferente dos 2, as invocações não são Edo. Itachi teria que acabar com elas para evitar o compattilhamento de visão que elas tem... já contra as invocações do Itachi, por serem varios corvos, não acredito que Nagato consiga elimina-las com tanta facilidade.
mas vamos para algumas afirmações do forum que eu não concordo então não vou considerar aqui:
01- Itachi tem Kotoamatsukami : Itachi não tem esse Jutsu, ele tem um olho do Shisui que foi pré programado para proteger Konoha. É um jutsu forticimo que burla o livre arbitrio, porem na obra não da a entender que o Itachi pode usa-lo com outro tipo de programação ou em batalha.
02- Itachi tem compartilhamento de visão: Eu nunca vi evidencias fortes disso, acredito sim que ele pode sincronizar seus Genjutsus com as suas invocações de Karazus, e vou usar isso nas minhas analises, mas não que tem compartilhamento de visão, se não ele usaria em batalhas, e seria algo ainda muito mais mortal do que o do Nagato já que ele pode usar dezenas se não centenas de corvos e tem velocidade bem acima do Uzumaki.
03- Sensor de emoções: Tambem não acredito que ele tenha algum tipo de sensor, acho sim que o Uchiha é um mestre em analisar emoções e com isso ele se torna um grande adversario conseguindo prever os movimentos do adversario em instantes... mas ele nunca mostrou sensoriamento em batalhas.
04- Nagato é imune a genjutsus : Errado, nem considero isso... ele caiu no genjutsu sonoro dos sapos anciãos, Fukusaku disse que se Naruto tivesse algum genjutsu poderiam usar no Nagato. Em nenhum lugar da a entender que o Rinnegan seria imune a genjutsus visuais. Sim, o Nagato colocou bloqueios de investigação nos seus suditos, mas isso não quer dizer muita coisa, nem que ele tenha feito nele, e nem que um mestre em Genjutsus como Itachi não poderia burlar facilmente esse bloqueio, já que Nagato não entende muito de Genjutsu pelo visto.
05- Totsuka selaria Chibakutensei : Mais uma vez, não acho que tenha sentido, já que o selemanto é feito em seres vivos... a minha compreensão é que ao acertar a totsuka em um alvo, tudo que foi tocado pela totsuka, seja roupas, jutsus, terrenos, são puxados para o corpo da pessoa e selado junto, essa foi a minha impressão, mas em nenhum momento deu a entender que a espada selava jutsus a esmo.
Então vamos seguir com a analise.
Acho que a pressão seria toda do Nagato... pra mim as fintas do Itachi não seriam tão eficaz por que o Uchiha já mostrou conseguir acompanha-lo (pelomenos em visão)
Mas ao mesmo tempo os caminhos Naraka, humano e Asura seriam ao meu ver inuteis, já que Nagato não conseguiria acerta-lo enquanto ele estivesse em movimento.
Sobre acompanhar a movimentação, pensando melhor, talvez o uso de Bushins possa sim ser um ponto de sair dessa visão de Nagato, e usar bambas de fumaça e karazus tambem.
Sobre finalização, eu realmente não sei o que Itachi poderia fazer contra um Chibakutensei, alem de se manter distante. Toda via, já sabendo desse trunfo de Nagato, Itachi poderia simplesmente baitar o uso do mesmo, para que ele pudesse se aproximar sem nenhum impecilio. Do mesmo lado, vejo que Nagato não teria resposta contra Totsuka... já que a velocidade dela foi o suficiente pra selar tanto Nagato quanto Orochimaru em instantes mesmo estando a distancia. No caso do Nagato, alguns podem justificar que havia uma fumaça e que Itachi usou essa distração da destruição do CB pra selar o Uzumaki... mas vamos ser sinceros aqui... Era um Jutsu a distancia, e explosão, destroços e fumaça estavam do lado do Itachi... se fosse um jutsu lento, Nagato como um grande Shinobi e de extremo poder que é, teria se esquivado. Outro ponto, é que Itachi como grande Shinobi que tambem é, e grande extrategista, poderia sim arranjar outra forma de distração.
No final acho sim que poderia dar qualquer um dos 2. Acho o Nagato mais poderoso (em poder bruto) e com tecnicas mais versateis. Porem tudo o que o Itachi faz é com uma maestria absurda e suas tecnicas de finalização são bem overpowers.
Eu votaria no Itachi pra levar essa vitoria, mas acho que qualquer um que levar, seria no detalhe.