Eu acho meio sem nexo as pessoas ignorarem que sim, o Tobirama foi responsável pelo que aconteceu com os Uchiha, o mangá literalmente afirma isso através de Orochimaru e reforça com Hashirama sendo incrédulo que seu irmão realmente fez isso, e Tobirama? Ele basicamente só responde: "Não é que eu não goste de Uchiha, eu tenho até um amigo Uchiha, mas eles eram uma ameaça para a paz da Vila, aqueles malucos", o mangá em si nunca negou a culpa do Tobirama, ele não nega, ele podia ter respondido "eu nunca afastei os Uchiha do poder, eles escolheram se afastar", por que vocês acham que Kishimoto escreveu Tobirama racionalizando sua decisão de afastar os Uchiha ao invés de negá-la?
Sim, Tobirama é o culpado pelo que aconteceu com os Uchiha. Madara se rebelou porque Hashirama traiu a confiança dele por amor ao irmão, que conspirava contra os Uchiha apesar das palavras de Hashirama, isso é afirmado pelo mangá, quando abandona a vila Madara não diz: "Eu não confio em você, Hashirama", "Eu não confio na Vila da Folha", ele diz "Eu não posso confiar no seu irmão, Hashirama" e Madara sabia que Hashirama não abandonaria o próprio irmão apesar das ideias preconceituosas de Tobirama.
Os Uchiha foram afastados do poder da vila por causa de Tobirama e seu ideal preconceituoso de que eles eram muito emocionais e pouco racionais, não sei se propositalmente, mas esse era o mesmo ideal racista usado no período colonialista, em dada época foi usado até para menosprezar todo um hemisfério, dizendo que os países do sul da linha do Equador eram subdesenvolvidos porque o calor nos tornava passionais e pouco racionais, é bizarro que Tobirama usa até o argumento do racismo cientifico de que o cérebro de certas raças (inclusive nós brasileiros) levava elas a serem menos racionais e muito emocionais. Eu não sei se Kishimoto fez isso de propósito ou se ele nem sequer percebeu, já que isso não deve ser um conhecimento tão difundido em uma país tão homogêneo como o Japão.
O que importa é que os dois fatos que levaram a queda dos Uchiha foram de responsabilidade do Tobirama. Obito provou o ataque da Kurama insuflado por Madara que se voltou contra a vila por se sentir traído quando Tobirama disse que os Uchiha eram uma ameaça. O alto escalão não confiava nos Uchiha porque eles foram afastados do poder pelo Tobirama que acreditava que os Uchiha eram muito passionais para governar a vila. Por último, a motivação principal dos Uchiha era eles estarem afastados do poder apesar de todo seu mérito, o que torna as coisas piores é que no final os Uchiha estavam certos, eles não estavam paranoicos, eles realmente foram segregados pelo Segundo Hokage.
O máximo que dá para concordar é que realmente os Uchiha sempre seriam uma possível ameaça para a aldeia, mas no final esse não foi um problema que Tobirama previu e evitou, foi um problema que ele causou e nenhum dos seus sucessores resolveu.
FrutosDoMar escreveu: Ninguém expulsou os Uchihas para a periferia, essa é a questão.
Orochimaru estava delirando.
Até onde eu saiba não existe nenhum tratamento especial para clãs na vila
Não é o que diz o Tobirama.