Na tradução oficial da Viz Media, a fala do Pain sobre o chakra concentrado nos pés é:
"O chakra que vocês estão emitindo pelos pés... Isso é para neutralizar meu jutsu? Então minha habilidade se tornou conhecida por vocês. No entanto, tudo é em vão diante de um poder esmagador, suas nações superiores provaram isso através dos anos".
Em nenhum momento o Tendo nega que o chakra nos pés seja eficaz contra o jutsu dele. Na verdade, ele percebe que é uma contra-medida ao seu jutsu. Ele emendar o discurso dizendo que tudo é em vão diante de um poder é esmagador é justamente porque ele está prestes a destruir toda Konoha. Repito: ele, em nenhum momento, nega a eficácia do chakra nos pés, e se realmente fosse algo inútil bastaria ele puxar um dos Anbus figurantes e desdenhar da tentativa pífia. A essência dessa fala do Pain é "Não importa o que vocês tentem, eu tenho o poder maior e quem tem o poder maior vence, é assim que o mundo ninja funciona". Por que raios ele não comentaria explicitamente que essa contra-medida é ineficaz se ela de fato não funcionasse?
Spoiler :
/CONTRIBUINDO.