Joe Heartfilia escreveu:Eu concordo com você que é cabível de interpretação mesmo, e não haveria como não ser. O único jeito de não ser desse modo seria se a própria Tsunade falasse que a Sakura a superou em força, caso contrário, isso seria apenas a visão de um único personagem sobre as duas, e dificilmente um personagem pode realmente "medir" esse tipo de força que eles executam para garantir isso com exatidão. Acredito que seja um dos motivos do Kishimoto não colocar o Hashirama afirmando categoricamente que a Sakura superou a Tsunade em força, porque ele precisaria necessariamente medir a força que cada uma delas executa no seu máximo e distinguir que uma é mais forte que a outra. Não é uma coisa muito comum se de fazer. O autor precisaria criar uma situação em que alguém dissesse "Tsunade dá o soco mais forte que você é capaz; Sakura agora faz isso também", do contrário o que se tem (e é o que foi apresentado nesse momento) é mais uma generalização da força delas. Ainda assim, tem uma validação da Sakura e ela tem o maior feito de força de um soco acertado no chão, inclusive é uma força de magnitude muito superior aos que a Tsunade foi retratada fazendo.
Por fim, discordo totalmente que a Sakura respondeu a Shizune; para começar, a Shizune não falou nada, ela apareceu pensando somente. O interlocutor da Sakura, a pessoa que ela olha para trás (se distraindo do embate) para responder é o Hashirama. Ela escuta que sua força pode ser até maior que da sua mestra, vira em direção a quem disse isso e fala "E eu também sou superior nessa outra coisa aqui, okay?", é claramente uma validação. E daí você pode ponderar o quanto disso condiz com a realidade ou não. Eu estou convencido que, por causa dessa interação Hashirama-Sakura, e de seus feitos na guerra, a Sakura já havia superado sua mestra em força e estamina, o que, grosso modo, é suficiente para afirmar que ela havia superado a Tsunade.
Discordo totalmente da sua primeira frase, haveria sim como não ser cabível de interpretação se tivéssemos a afirmação de que Sakura superou Tsunade. Não é nada tão difícil do autor fazer, é só repetir a mesma coisa que foi com o Naruto de colocar um personagem dizendo isso. Poderia ter sido feito tranquilamente com a Shizune ali dizendo que a Sakura tinha de fato superado a Tsunade.
O fato da Sakura ter a maior demonstração de força não é relevante neste debate já é para isso que existe o powerscalling. Se ao presenciar o maior feito de força da Sakura até então, o Hashirama pontua que talvez seja mais forte que o da Tsunade, significa que o poder da Tsunade é tão forte quanto e que não dá para calcular de fato qual era mais poderoso.
Novamente, o que temos é que Sakura é comparável a Tsunade e está no mesmo patamar que sua mestra. Afinal, mesmo com o Byakugou ligado nenhum dos golpes da Tsunade foi desenhado causando o mesmo efeito. Isso significa que Sakura sem Byakugou é muito mais forte que Tsunade com Byakugou?
No fim das contas Naruto ainda é um Shounen e segue os mesmos aspectos de Shounens clássicos. Em Dragon Ball era bem comum um personagem fazer o ar tremer e modificar os arredores apenas com a liberação de seu poder, porém outros mais poderosos não tem esse mesmo efeito.
Sobre a Shizune, acredito que ambos estejamos usando a versão da Viz, então vou trazer ela aqui:
"I don't have to waste any to maintain a youthful appearance"
Qual o sentido que você vê para "any" nessa frase ser uma resposta ao Hashirama? Ele fala "Monster strength" a Shizune é quem fala sobre chakra.
Qual frase faz mais sentido: "I don't have to waste any monster strength to maintain a youthful appearance" ou "I don't have to waste any chakra to maintain a youthful appearance"?
Seu texto exemplifica justamente o problema com discussão baseada em interpretação, você basicamente foi construindo um cenário na sua mente que validasse a forma como você enxergou a cena.
Isso da Sakura "olhar para trás para responder o Hashirama" nem existe. Sakura naquele momento ali se voltou para Naruto e Sasuke que estavam atrás dela.
O Hashirama que menciona a força da Sakura nem era o mesmo Hashirama original que estava próximo deles, e sim um dos vários clones de madeira espalhados em algum canto do campo de batalha.
Eu não vejo muito sentido nessa história de que a Sakura ouviu um clone aleatório em algum lugar falando sobre ela e virou pra trás para responder, mas cada qual acredita no que lhe for mais lógico.
Para mim trata-se apenas do recurso narrativo do autor usando os personagens para passar informações. Se discorda desse ponto de vista e acredita que as falas sempre representam apenas a informação dos personagens, então concluimos que Hashirama nunca viu a Tsunade no auge e comparou o poder da Sakura com a Tsunade criança e não com a Godaime atual.
Bom, isso pode ser o suficiente para te convencer que a Sakura já havia superado a Tsunade na guerra, mas eu não encontro argumentos convincentes ainda.
Se o objetivo era dizer que a Sakura havia superado sua mestra, então qual o sentido dessa cena?