Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

A favor ou contra o Aborto

+15
Ash Ketchup
Barba Branca
Atlas Titan
Eumenes
YoKi
Gaius
Kurama
Ajiro Shinpei
Ellos
Morghul
Itax
Rin
Jony
Comando Omega
Gutozika Hyuga
19 participantes

descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyA favor ou contra o Aborto

more_horiz
Estão fazendo uma muvuca nas redes sociais sobre este tema, porque tem gente querendo aprovar uma PL no senado, que proíbe as mulheres gravidas de abortarem o feto caso este já tenha passado de 22 semanas, mesmo que tenham sido engravidadas contra a sua vontade (estupro), e pelo que vi, o projeto tem grandes chances de ser aprovado no congresso.

Qual a opinião de vocês sobre isso?

São a favor ou contra o Aborto?

Acham que um feto de algumas semanas pode ser considerado uma vida?

PL 1.904: viabilidade fetal como marco ao aborto legal decorrente de estupro

Na última quarta-feira (12/6), em apenas 23 segundos, foi aprovada pela Câmara dos Deputados a urgência na tramitação do Projeto de Lei n° 1.904/24, que equipara o aborto de feto quando houver viabilidade fetal — que será presumida em mais de 22 semanas de gestação, nada impedindo que ocorra antes – ao crime de homicídio simples.

Referido projeto legislativo foi apresentado em 17 de maio de 2024, e altera os artigos 124, 125, 126 e 128 do Código Penal, que se referem ao crime de aborto.

De acordo com a sistemática proposta, caso o aborto seja realizado após 22 semanas de gestação ou caso comprove-se a viabilidade fetal antes de tal marco, as penas aplicadas ao crime — que hoje são de 1 a 3 anos, quando realizado pela própria gestante, ou 1 a 10 anos se realizado por terceiro — passam a ser as mesmas do homicídio simples, de 6 a 20 anos — isso se não se entender pelo homicídio qualificado, ocasião em que haverá exasperação da pena.


A favor ou contra o Aborto Aborto-7-meses-960x540

descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
Contra

Aborto é danoso para todos os lados, pílula do dia seguinte é bem mais vantajoso

descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
Depende da classe social.

Abaixo da classe média eu sou a favor. De classe média pra cima sou contra, inclusive penso que deveria ter uma punição rigorosa.

descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
Já tive variadas opiniões acerca desse tema. Entretanto, olhando para minha própria argumentação, percebi que estava analisando o caso do aborto mais sob conformidade social do que sob uma lógica propriamente racional.

Antes, acreditava que a potencialidade conferia ao feto uma dignidade inerente à humanidade. Depois, entretanto, percebi que, segundo a mesma lógica, a pílula do dia seguinte também seria considerada criminosa.

Posteriormente, cheguei à conclusão que a vida — consoante a ciência — se introduz na fertilização, e isso garantia ao feto um direito à humanidade. Depois, passei a ver que essa argumentação se baseava no máximo em conceitos abstratos.

Analisando sob um prisma utilitário, o fato do feto estar vivo não necessariamente justifica seu direito à dignidade humana. Estar vivo e ter direitos são duas coisas completamente distintas. A bioética permite, por exemplo, executar eutanásia em uma pessoa em estado vegetativo permanente, ou alguém que esteja em um status de completa inépcia mental.

Me questionei: um aborto não seria algo ainda mais justificável do que isso? Afinal, o feto estaria ainda abaixo de uma pessoa com inabilidade mental na escala biológica. Isso ocorre pois a nossa humanidade provém do cérebro, mais especificamente da potencialidade do cérebro: a capacidade de conceber emoções e pensamentos. Ou seja, a dignidade humana é um produto da nossa exterioridade mental.

Assim, partindo do momento em que parei de ver o feto como uma existência moral e protegida pela ética, e passei a vê-lo como um invólucro biológico, passei a ver o aborto como um ato justificável (quando executado dentro de margens plausíveis, como a margem de 3 meses).

descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
Se eu engravidasse alguma pequena e não quisesse ser pai, penso que seria favoravel ao aborto, por outro lado, meu pai me teve novo e assumiu a bronca. Então não sei sobre isso, é uma pergunta dificil.

descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
Não estou por dentro. A vítima de estupro pode ser presa, é isso?Punir uma pessoa que foi estuprada e está gerando uma vida contra a vontade dela é bizarro.

Esse assunto todo é bizarro e essa PL na minha visão é um regresso. Tantos países permitem.

Me pergunto pra quê isso.

descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
Rin escreveu:
Já tive variadas opiniões acerca desse tema. Entretanto, olhando para minha própria argumentação, percebi que estava analisando o caso do aborto mais sob conformidade social do que sob uma lógica propriamente racional.

Antes, acreditava que a potencialidade conferia ao feto uma dignidade inerente à humanidade. Depois, entretanto, percebi que, segundo a mesma lógica, a pílula do dia seguinte também seria considerada criminosa.

Posteriormente, cheguei à conclusão que a vida — consoante a ciência — se introduz na fertilização, e isso garantia ao feto um direito à humanidade. Depois, passei a ver que essa argumentação se baseava no máximo em conceitos abstratos.

Analisando sob um prisma utilitário, o fato do feto estar vivo não necessariamente justifica seu direito à dignidade humana. Estar vivo e ter direitos são duas coisas completamente distintas. A bioética permite, por exemplo, executar eutanásia em uma pessoa em estado vegetativo permanente, ou alguém que esteja em um status de completa inépcia mental.

Me questionei: um aborto não seria algo ainda mais justificável do que isso? Afinal, o feto estaria ainda abaixo de uma pessoa com inabilidade mental na escala biológica. Isso ocorre pois a nossa humanidade provém do cérebro, mais especificamente da potencialidade do cérebro: a capacidade de conceber emoções e pensamentos. Ou seja, a dignidade humana é um produto da nossa exterioridade mental.

Assim, partindo do momento em que parei de ver o feto como uma existência moral e protegida pela ética, e passei a vê-lo como um invólucro biológico, passei a ver o aborto como um ato justificável (quando executado dentro de margens plausíveis, como a margem de 3 meses).



1-a concepção (união dos gametas) demora 3 dias para acontecer, tendo em vista isso, eu não considero pílula do dia seguinte um grande crime

2-Do ponto de vista utilitário, fetos são bem dispensáveis mesmo, mas diferente de alguém em estado vegetativo permanente, eles virão a se tornar cidadãos mentalmente capazes em questão de poucos anos(a maioria na teoria)

Olhando pelo lado eugenista, esse seu ponto pode escalar até ser usado para expurgar pessoas mentalmente divergentes

3-enfim, por mais tentador que seja ver o caos do aborto ser liberado até 8 meses e a seleção natural agir, eu me vejo obrigado a discordar do aborto.

descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
Comando Omega escreveu:
1-a concepção (união dos gametas) demora 3 dias para acontecer, tendo em vista isso, eu não considero pílula do dia seguinte um grande crime

Continua tendo potencialidade, entretanto. A potencialidade importa, ou não importa, não há como relativizar ela conforme o estágio biológico.
2-Do ponto de vista utilitário, fetos são bem dispensáveis mesmo, mas diferente de alguém em estado vegetativo permanente, eles virão a se tornar cidadãos mentalmente capazes em questão de poucos anos(a maioria na teoria)

O vir a ser importa mais do que o ser? É algo que consegue-se verificar logicamente? Não consigo, pra mim só consegue fazer sentido dentro de uma lógica sentimental e pessoal, aquele papo de "importa porque sim".

descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
Eu penso que o governo vê essa pl aí como uma ameaça. A taxa de natalidade está péssima, talvez pior que as estatísticas. Quantos amigos de vocês, entre 18 e 25 anos tem filhos? Quase nenhum. Se arredondar pra até 30, continuam sendo poucas.

Conheço poucas pessoas entre 18 e 29 anos que possuem filhos. 20 anos atrás, nessa idade, a maioria já tinha filhos.

E o número de abortos é enorme, salvo engano 1 milhão por ano.

Baixa natalidade não é bom para a sociedade. Tô palpitando mesmo foda-se.

descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
Jony escreveu:
Baixa natalidade não é bom para a sociedade. Tô palpitando mesmo foda-se.


A nossa natalidade tem caído, mas não creio que seja uma preocupação ainda.

Ainda nascem cerca de 2,5 milhões de bebês por ano, é muita gente:

Informações

Países subdesenvolvidos como o nosso são os que mais fazem filhos. Esses jovens de 18 a 30 geralmente são bens instruídos, mas pessoas mais humildes com pouca informação continuam tendo filhos. Não uns 4,5 como antigamente, eu acho, mas estão tendo.

O que acontece por aqui é questão de conservadorismo e religião mesmo.

descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
Conheço aproximadamente 50 pessoas (a ponto de saber de tem filhos ou não) e não dá pra contar nos dedos de uma mão, quantas tem filhos. Apenas 3 tem.

Taxa de natalidade do meu ciclo social é menor que 0.10 filhos por mulher.

Fiz essa pergunta para alguns amigos e familiares próximos, pra aumentar a gama, mas a proporção é a mesma.

descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
Rin escreveu:
Comando Omega escreveu:
1-a concepção (união dos gametas) demora 3 dias para acontecer, tendo em vista isso, eu não considero pílula do dia seguinte um grande crime

Continua tendo potencialidade, entretanto. A potencialidade importa, ou não importa, não há como relativizar ela conforme o estágio biológico.
2-Do ponto de vista utilitário, fetos são bem dispensáveis mesmo, mas diferente de alguém em estado vegetativo permanente, eles virão a se tornar cidadãos mentalmente capazes em questão de poucos anos(a maioria na teoria)

O vir a ser importa mais do que o ser? É algo que consegue-se verificar logicamente? Não consigo, pra mim só consegue fazer sentido dentro de uma lógica sentimental e pessoal, aquele papo de "importa porque sim".


Nesse caso sim, até os humanos mais primitivos reconheciam que a melhor chance de prosperar era protegendo as crianças da tribo (as saudáveis pelo menos)


Morghul escreveu:
Jony escreveu:
Baixa natalidade não é bom para a sociedade. Tô palpitando mesmo foda-se.


A nossa natalidade tem caído, mas não creio que seja uma preocupação ainda.

Ainda nascem cerca de 2,5 milhões de bebês por ano, é muita gente:

Informações

Países subdesenvolvidos como o nosso são os que mais fazem filhos. Esses jovens de 18 a 30 geralmente são bens instruídos, mas pessoas mais humildes com pouca informação continuam tendo filhos. Não uns 4,5 como antigamente, eu acho, mas estão tendo.

O que acontece por aqui é questão de conservadorismo e religião mesmo.


É realmente uma preocupação, taxa de natalidade tá ~1,6 filhos por mulher (para manter a população estável tem que ter 2,1)

nascem cerca 2,5 milhões de bebes mas envelhecem todo o resto. cedo ou tarde a queda vai ficar mais notória.




descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
Eu sou contra aborto

Você vê pela net post de gente como o @Morghul @Rin @jony que bosta hein

Lei de aborto não é sobre uma mulher que foi estuprada, lei de aborto é sobre uma mulher de 20 anos que foi em uma festinha, baile, forro ficou com um cara e engravidou sendo que tem medo dos pais expulsar ela de casa, é sobre uma mulher de 25 anos na faculdade pensando na vida que quer ter e que engravidou mas quer ter uma carreira de sucesso, é sobre uma mulher de 30 anos casada que tem um amante, engravida do amante e nao quer que o marido saiba, é sobre uma mulher de 35 anos que já tem 4 filhos e não quer ter um 5° filho, lei sobre aborto é sobre mulheres que engravidam mas nao querem a responsabilidade de criar a criança e acham que se livrar da criança vai resolver o problema, só que abortar uma criança é facil, quero ver tentar abortar uma DST...

Não existe argumento valido que faça uma pessoa dizer que o aborto é mais valido que a adoção, mas, dar para adoção ainda assim não resolveria o problema da mulher que tem um amante e não quer que o marido saiba, dar para adoção nao resolveria o problema da universitaria focada em ter uma carreira de sucesso e etc...

Qualquer mulher que não tenha condições de criar um filho pode dar a criança para adoção, paises como os EUA existem grupos enormes só de pessoas que foram adotadas, seja porque a mãe morreu, nao podia criar ou outro motivo. Por pior que a vida de uma criança que nao foi criada pelo pai, pela mãe seja, ainda assim voce deixando ela para adoção, ela tem uma chance na vida.

O que esse PL esta fazendo é dar um recado ao STF que estava legislando sobre o tema. STF não faz leis, quer dizer, nao devia fazer.


Agora fora da questao legal, fora dos parametros das leis

Voce matar um bebe apenas porque nao convem cuidar de uma criança é errado como disse qualquer mulher pode dar a criança para adoção


Quanto a um homem que esta em um relacionamento com uma mulher, seja semanas, meses, anos e essa mulher engravida dele, e, ela decide abortar, eu apenas digo, se afaste dessa mulher, um filho nada mais é que uma copia genetica sua, se ela tem coragem de matar uma copia genetica sua que é menor do que voce, entao, ela só não te mata porque não consegue, uma mulher que é capaz de transformar o proprio utero em um tumulo é uma pessoa perversa


Qualquer pessoa que é capaz de triturar um bebe merece a morte


Na historia da humanidade já foi permitido por lei uma pessoa ter outra pessoa como escrava, sim, escravidão era legalizada, por outro lado voce esconder um Judel dos Nazistas era um crime, algo ser legal ou ilegal não torna aquilo correto, as leis são feitas por homens e homens tem seus interesses, interesses esses que podem mudar com o tempo, mas, o certo é o certo, independente da epoca.

Voce matar um bebe pode ser legalizado mas nao vai tornar isso certo


Eu quero viver em uma sociedade onde qualquer mulher tenha a possibilidade de por um filho na porta de uma igreja, hospital e essa criança crescer, ter educaçao, saude e se tornar uma pessoa produtiva

Quem defende aborto esta querendo viver em uma sociedade onde qualquer mulher tenha a possibilidade de se tornar uma assassina e viver como se nada tivesse acontecido, seja a de 20 com medo de ser expulsa, a de 25 subindo em cima do tumulo do filho para ter uma carreira, a de 30 com amante ou a de 35 que não quer ter uma ninhada, todas elas para mim são assassinas.


Esses 4 casos que citei são o que a Lei de Aborto afeta, nao tem nada haver com estupro





descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
Ellos escreveu:
lei de aborto é sobre uma mulher de 20 anos que foi em uma festinha, baile, forro ficou com um cara e engravidou sendo que tem medo dos pais expulsar ela de casa, é sobre uma mulher de 25 anos na faculdade pensando na vida que quer ter e que engravidou mas quer ter uma carreira de sucesso, é sobre uma mulher de 30 anos casada que tem um amante, engravida do amante e nao quer que o marido saiba, é sobre uma mulher de 35 anos que já tem 4 filhos e não quer ter um 5° filho, lei sobre aborto é sobre mulheres que engravidam mas nao querem a responsabilidade de criar a criança e acham que se livrar da criança vai resolver o problema, só que abortar uma criança é facil, quero ver tentar abortar uma DST...

Eu não dou a mínima para essas mulheres ou tenho qualquer empatia por elas, mas também não tenho por um invólucro celular.

E nem todas as gravidezes indesejadas são abomináveis assim, o que mais tem é adolescente imatura. 99% são piranhas retardadas, mas de vez enquanto uma garota gente boa também faz merda.

Última edição por Rin em Ter 18 Jun - 6:34, editado 1 vez(es)

descriptionA favor ou contra o Aborto EmptyRe: A favor ou contra o Aborto

more_horiz
De onde tiraram essa de taxa mental biológica ? Universidades de biologia e áreas afim estão desatualizadas ? Somos todos gênios generalistas.




Para o caso de abuso, temos uma pauta. Agora, por essa ideia de classes, chega até a ser engraçado. A maioria que utiliza o smartphone para entretenimento, é a mesma que não deseja tanto o conhecimento. Isso isso culpa exclusivamente do até então "inanimado" feto ? Não possuem conhecimento, de fato. Contudo, onde está o tão aclamado Estado ? Simplesmente ignoram "meio mundo" de fatores e afirmam com certa veemência o que é certo. Risível.

Já se perguntaram como é tratado o mesmo assunto no meio veterinário ? 


Somos todos plantas... Não, unicelulares.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos