@Joe e
@Natsu vou provar meu ponto com o mangá, pra não dizerem que estou sendo tendencioso. Refutem se forem capazes:
01. Sakura no primeiro ato da série dizendo que seu objetivo de vida era o boy popular da classe, enquanto Naruto que também era imaturo e um garoto tinha um objetivo muito mais consciente e inspirador. Sasuke tinha um objetivo misterioso e interessante.
02. Sakura recebe um presente do Kakashi ao ser revelado que tinha talento e pra genjutsu. O que ela faz com essa informação? Nada. Poderia buscar treinamento com algum Jōnin nessa área, mas o máximo que ela fez foi se especializar em genjutsu kai. O que o Naruto fez após receber uma informação "similar":
03. Sakura passa boa parte do Clássico sendo uma personagem com baixa performance, algo que foi reconhecido pelos próprios personagens dentro da série:
04. A coisa mais marcante que a Sakura fez no Clássico foi forçar o Naruto a fazer uma promessa pra trazer o seu crush de volta.
05. No fim do Clássico, Sakura decide ficar mais forte para ajudar o Naruto a resgatar seu boy, não pra se proteger Konoha e nem mesmo o Naruto, como falaram. Todos os seus passos tinham Sasuke como prioridade.
Shippuden01. Parto da premissa onde ela diz que queria fazer mais pra ajudar o Naruto.
02. Mas ela passa literalmente 3 Arcos não só sendo irrelevante pra trama como também não fez nada nessa direção. Arco dos Imortais, Busca do Itachi e Arco Pain.
2.1. Não ajudou no treinamento do Rasenshuriken. O anime inclusive cria uma cena filler onde ela traz pílulas de soldado, algo que ela poderia ter feito no cânon pra que o seu amigo tivesse mais resistência.
2.2. Não ajudou no Arco Pain. Não adianta falar sobre a cena dela no Hospital, que é filler, e ter derrotado uma invocação Random. Nem mesmo na parte da decodificação ela foi útil, pois quando chegou Shikamaru e Cia já tinham decifrado e isso ajudou o Naruto na luta contra Pain.
Tudo oq a Sakura pôde fazer naquele Arco era se ajoelhar, lamentar, chorar e implorar para que o Naruto salvasse o dia.
E de quebra, Sakura estava recebendo informações sobre a luta e no momento em que seu amigo estava derrotado, prostrado e perdendo até mesmo no argumento pro líder da Akatsuki, não tentar protegê-lo como fez a Hinata é no mínimo estranho.
03. No País do Ferro foi àpice onde a Sakura mostrou imaturidade e descontrole emocional.
➝ Supervalirizou a opinião de um leigo na área dos sentimentos
➝ Mentiu para seu melhor amigo
➝ Foi uma das causas do Naruto ter uma crise de ansiedade e desmaiar
➝ Drogou Kiba, Sai e Lee, deixando-os como lixo num território inimigo, negando a ajuda e achando que poderia derrotar Sasuke sozinha
➝ Quis fazer o Naruto voltar nas suas palavras, mostrando que não conhecia tão bem assim aquele q estava sempre ao seu lado.
O pior: Se Naruto realmente a amasse? Se ele não tivesse superado o crush que ele tinha nela lá atrás? Ele de todas as pessoas era quem mais precisava e merecia ser amado, talvez tivesse sonhando em ouvir um "eu te amo" há muito tempo, pra receber isso na falsidade!
E se Naruto a ouvisse, oq aconteceria depois? Ela se sacrificaria ficando com o amigo? Naruto viveria uma vida mentirosa e infeliz, comu alguém que não o ama de verdade e estaria agindo como uma atriz? Ou ela de qualquer forma iria engana-lo e os da mais pra tentar matar o Sasuke sozinha?
Felizmente, o que o Naruto sentia por ela não era profundo e ela já havia superado naquele momento. Ele reitera nos capítulos que se movia pelo laço que tinha com Sasuke e não pela antiga promessa.
Não estou dizendo que oq ela fez tinha más intenções, não tinha. Seu desejo era acabar com o sofrimento do Naruto era legítimo, porém, além disso ter sido provocado por terceiros, ela foi egoísta e não considerou os sentimentos dele, q ele estava fazendo aquilo por que queria. Sakura tentou decidir pelo Naruto ao manipula-lo, não o respeitou como amigo e nem como homem. Os fins não justificam os meios.
Quarta Guerra:04. No momento em que está diante do Madara, um monólogo onde ela diz que sequer consegue respirar não é nada inspirador vindo da heróina principal. Na verdade, o que esperamos dela é coragem e bravura, ainda que tenha medo possa superá-lo.
05. O momento onde ela poderia virar o jogo pra Aliança Shinobi, hesitou meramente por imaturidade. Não destruir o Rinnegan naquela altura não tem nenhuma justificativa, se comportou como uma genin em meio a Guerra.
.
06. Aí ela está diante do Madara Jinchūriki da Jūbi e se joga em cima dele sem nenhuma estratégia, parecendo o Naruto nos primeiros dias de genin². Ela dizendo pros garotos segui-la como se fosse o centro de tudo, pra depois descobrirmos que na passava de uma tentativa de provar o Sasuke. Ela estava em dúvidas se o boy se importava.
07. Outro momento em que Sakura agiria de forma impulsiva. Fico pensando, precisava mesmo o Kakashi dizer o óbvio, pra fazer algo contra a Kaguya somente com um plano? Isso por que a Sakura é conhecida por ser superinteligente, só perde pro Shikamaru e blá blá blá. Quando digo que a Sakura não amadureceu ou demonstra lapsos da sua versão Clássica, vocês ainda têm a coragem de vir aqui dizer que estou errado!
08. Outra página evidenciando a instabilidade emocional da Sakura, no momento mais crucial da guerra, o mundo inteiro no Genjutsu, e ela mais preocupada com oq boy pensava sobre ela do que seus amigos tendo o chakra drenado e inocentes morrendo! Se não fosse o Naruto, ela passaria o resto da guerra deprimida?
09. Após ela mitar no selamento da Kaguya, sua primeira preocupação é se engraçar pro boy não se dando conta que ele era o único que tinha retornado, não dando falta do Naruto. Uma cena que não agrega em nada, nem pra ship. Basicamente, a Sakura ainda colocando o amor a frente do time.
Esse post foi pra expor os momentos de imaturidade e retrocesso de personagem da Sakura, obviamente ela fez coisas boas durante a série, só não inclui pro post não ficar mais enorme que já está. Meu ponto é a falta de consistência que o Kishimoto a retratou, dando muitas indas e vindas na lore da personagem e tornando irritante pra alguns, realista pra outros. Eu fico no primeiro grupo, pois gosto de chars que possuem uma evolução ascendente.