Então Hashirama leva 1 segundo para controlar a Kyuubi, para não perder tempo de enfrentar UCHIHA MADARA.
Se se ele não superou a velocidade da Nibi, com ele a capturou? Se você for dizer que foi a habilidade especial dele, leve em conta que ele precisou de uma incrível velocidade e ataques "múltiplos" do Mokuton, para pegar o Bijuu mais rápido. A mesma coisa serva aos outros Bijuus.
Como ele pode tirar a Kyuubi da joganda, sendo que ela pode ser invocada novamente por Madara?
Nem vou falar nada de Hashirama x Sandaime, por que você provavelmente vai comparar com ele Tensei.
Mano essa discussão de COMO Hashirama controla Biju's é irrelevante, pq isso não vai levar a nada e tbm o Raikage não usa Biju's em seu estilo de luta.
E sobre seu exemplo da Nibi, se ele pode CONTROLAR Biju's como bem quer, obviamente ele pode "inutilizar" o Nibi igual fez com a Kyubi ( O que consequentemente faria o Nibi parar de se mover ), e mesmo que seja verdade isso que vc tá falando, vale ressaltar que o Nibi é o mais rápido ENTRE OS BIJU'S, pq no geral, há seres MUITO mais rápidos que o Nibi ( Ex: Raikages, Naruto, Minato...).
E claro que vc nem vai falar nada sobre Hashirama vs Raikage, pq com o mostrado tá claro que o Raikage seria o favorito, mas como eu não analizo só o mostrado na hora de dar meu veredito, eu aposto no Hashirama, porque só vimos ele em ação uma vez e foi como um bonequinho do Orochimaru, e de lá pra cá nunca mais vimos ele em luta, e só foi feito afirmações sobre ele, e nessas afirmações a única coisa que foi dita sobre suas habilidades foi quanto a essa técnica que o permite controlar Biju's ( Algo que não o ajudaria aqui ).