Primeiro de tudo, o que faz uma merda de um Genjutsu?
De forma bem resumidinha, o Ninja controla o Chackra que flui no sistema nervoso do alvo, criando uma conexão entre os dois, fazendo o alvo ver ilusões, ter alucinações e etc;
O Gen da escuridão é como os Gens que tem uma caracterisitica única e apelona ( Ex: Gamarinshon, Tsukuyomi, Koto amatsukami...) e que 'abatem' o alvo sem dar tempo de reação após ser pego?
Não, o único diferencial do Gen da escuridão, é que ele é um Genjusu de área, que pega vários alvos simultaneamente e que só é desfeito se o usuário for abatido ( Esse segundo ítem não teria relevância nessa situação ), no entanto, o conceito de como ele é aplicado e como ele age na pessoa, é o mesmo de que qualquer outro Gen normal.
O sentido que esse Gen ataca, é a visão, fazendo o alvo ver uma completa escuridão ( Não é cortar a visão do alvo, como estavam falando aí ), no entanto, isso não inibi as funções do Sharingan, pelo simples fato de que isso é um GENJUTSU feito pelo Hashirama, que controla o Chackra que flui no sistema nervoso do Ninja, criando uma "conexão" entre ele e o alvo, e isso inevitavelmente seria visto pelo Sharingan e suas caracteristicas, fazendo com que Kakashi veja ATRAVÉS da ilusão e não apenas RECONHEÇA o Genjutsu.
Já foi mostrado como o Sharingan vê através de ilusões, o Sasuke na luta com Itachi viu através de uma de uma das ilusões do seu irmão, o mesmo Sasuke com o Sharingan, descobriu que aquilo que os Ninjas de Ame estava usando contra eles, era um Genjutsu, o Itachi viu através de um Gen da Kurenai com o Sharingan antes de revertê-lo contra ela...
Quanto ao Kirigakure no Jutsu + SILENT KILLING, eu nem preciso falar as diferenças disso para o GENJUTSU, porque essa questão é até meio óbvia.
Qualquer um idiota que saiba somar 1 + 1, liga os fatos nesse caso e tem a resposta.
Agora, se puderem me mostrar com argumentos decentes e coerentes, do porque do Sharingan não funcionar, eu ficaria agradecido, porque nem deveria ser discutido que Gens sem algo mais, são inuteis perante o Sharingan.