Gaara NUNCA nessa vida e nem em qualquer outra ia conseguir segurar o Raikage, sendo que conseguiu porque teve ajuda do Naruto que acertou seu ponto fraco com o Rasengan, e ainda assim com a ajuda do Hachibi que o informou sobre aquilo.
Ai ai... Dá uma olhadinha aqui:
Viu? Se não deu pra entender eu explico.
Gaara ataca por baixo e consegue prender o pé do Raikage, Muu consegue se esquivar. Oonoki aproveita isso e usa um Jinton, mas o Muu defende com outro Jinton. Yondaime livra os Kages da areia.
Acho que deu pra entender, né. Se não houvesse Muu o Raikage teria virado pó ali mesmo. Se não houvesse Yondaime ainda daria tempo do Oonoki usar outro Jinton. Aqui não tem Yondaime e Muu pra salvarem o Raikage não. E a coisa ainda pode ficar pior pro lado dele caso a Mei use o Kirigakure, já que o Gaara é sensor isso não iria prejudicá-lo em nada.
Aqui os Kages estão em conjunto, se o Oonoki estiver ocupado com o Minato, tem a Mei com seu Youton.
E quanto ao Minato x defesa de areia: O Minato só tem essa velocidade toda com o Hiraishin mas, para conseguir tocar no Gaara, a kunai (ou o selo) tem de estar muito perto dele, do contrário não vai dar pro Hokage atingi-lo. E depois de um tempo de luta os Kages vão perceber o lance das Kunais e o Gaara pode dar um fim nelas com a areia...
E, como disseram, o Minato quase foi atingido pelo Kira A em um golpe de frente. Agora imagina Kira A com a velocidade upada pelo Oonoki + alguém distraindo o Minato...
Minato BRINCOU e se divertiu com o bee e o Kira A, foram tipo uma maneira de matar o tempo
Brincou tanto que ia morrer pro Bee caso o atacasse. E se não me engano você disse (ou se não disse, o mangá prova isso) que o estilo do Minato é acabar com a luta o mais rápido possível. Ou seja, ali ele estava com intenção de matar e mesmo assim quase foi atingido.