Mas é claro que Obito sempre foi uma ferramenta do Madara.
Madara só quer ver o mundo pegar fogo, ó a cara de satisfação quando ele diz que foi uma falha "MAS", o cara parece nem se importar, Minato apenas cortou a ligação do Madara com ele naquele momento, a transformação continuou e, claro, tiraram proveito disso, já que era essa a intenção, porém, continua sendo peão do Madara que quer um tsuki no me pra ser o rei daquele mundo, qualquer coisa que Obito faça conta a aliança, é uma mão na roda pro Madara.
Sobre o mangá, achei um capítulo muito bom, Kishimoto sabe bem quando colocar flashback e surpreender! Gostei da relação do Obito com Minato e como ele o reconhece da noite em que morreu, aliás, maldito Sasuke que interrompeu o Minato.
Adoro o cinismo do Madara e o modo como ele tira diversão de qualquer coisa que aconteça, mal posso esperar pra ver ele lutar de verdade. E a cada capítulo eu tenho mais dó de quem Obito era e o que ele se tornou, ilusão é uma droga mesmo.
Nota: Obito não morreu com o ataque porque boa parte de seu corpo já foi tomado pelo "zetsu".